A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução ao desenvolvimento de normas globais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução ao desenvolvimento de normas globais"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao desenvolvimento de normas globais
Série de módulo de aprendizagem Introdução ao desenvolvimento de normas globais Bem-vindo à ASTM International. Este módulo de aprendizagem tem como objetivo fornecer uma visão geral do sistema atual de normas globais. Como as normas exercem uma função cada vez mais importante em nosso quotidiano, você aprenderá como os setores público e privado promovem seu desenvolvimento e quais organizações estão envolvidas no processo de desenvolvimento. Não importa se você é novo na área ou se já trabalhou com normas, esta apresentação servirá como uma visão geral informativa sobre o mundo dinâmico da normalização.

2 O que é uma norma? Muito mais do que documentos técnicos ... as normas têm importantes implicações para a rentabilidade das empresas As normas impulsionam o comércio global, promovem a saúde e bem-estar geral e avançam a inovação Amplos e importantes usos As normas podem vir de muitas maneiras: Especificações de produtos Métodos de ensaio Práticas de manufatura Diretrizes operacionais e para aquisições Classificações Terminologia normalizada E mais... Começaremos com uma breve explicação das normas. Em um passado razoavelmente recente, as normas eram documentos estritamente técnicos. Hoje, elas ainda são referências importantes, mas também têm implicações para a rentabilidade das empresas. Elas são a linguagem comum que promove o fluxo de mercadorias entre o comprador e o vendedor e que protege o bem-estar geral. As normas impulsionam o comércio global em mercados internacionais, criam um mundo mais saudável e seguro para pessoas de todos os locais e direcionam a inovação em produtos e serviços. Elas são usadas por indivíduos, empresas e órgãos governamentais em todo o mundo. Compradores e vendedores as incorporam em contratos. Cientistas e engenheiros as utilizam em seus laboratórios e escritórios. Arquitetos e projetistas as utilizam em seus projetos. Órgãos governamentais as mencionam em códigos, contratos, regulamentos e leis, e muitos outros as consultam para orientação. As normas podem vir de várias formas, incluindo especificações de produtos, métodos de ensaio, práticas de manufatura, guias de operação e aquisição, classificações e terminologia padronizada.

3 As normas e o nosso mundo
Papel fundamental em nossa vida diária Fornecem apoio em ensaios de qualidade da água Garantem viagens mais seguras, de carro ou avião Ajudam no aquecimento e isolamento térmico de nossas casas Tornam mais seguras atividades como jogar futebol, esquiar, andar de bicicleta e outras Protegem a nossa saúde e bem-estar Avançam a aplicação comercial de novas tecnologias Muitos outros usos valiosos Para entender melhor a importância das normas, analisaremos rapidamente o papel que as normas exercem em nosso quotidiano. As normas afetam o nosso mundo e o nosso quotidiano, muito mais do que você pode imaginar. Você sabia que as normas desempenham um papel essencial na determinação da qualidade da água do lençol freático que bebemos ou da água de superfície usada para atividades recreativas? Ao contribuir para a produção de motores e de combustível para aquecimento doméstico, as normas tornam as viagens de carro mais seguras e mantêm residências aquecidas e com bom isolamento térmico. Fãs de esportes podem desfrutar de suas atividades favoritas com muito mais segurança, graças às normas que ajudam a melhorar a qualidade de capacetes, bicicletas e outros equipamentos. As crianças também estão mais seguras com normas que contribuem para produtos de maior qualidade, tais como mobiliário e utensílios domésticos, e que protegem os pequenos enquanto estão na piscina ou brincando no parque de diversões. Além disso, à medida que novas tecnologias emergem, as atividades ligadas à normalização frequentemente estão em primeiro plano, ajudando a promover a aplicação prática de inúmeras inovações, da nanotecnologia à exploração submarina, entre outras.

4 Por que participar do desenvolvimento de normas?
Incentivos econômicos Aumentar a qualidade de produtos, reduzir custos, levar produtos econômicos para o mercado Servir ao interesse público Cumprir com a responsabilidade perante os consumidores Incentivos profissionais compartilhados Resolver problemas comuns através da cooperação e do consenso Crescimento profissional Os participantes aprimoram suas carreiras e contribuem com o sucesso da empresa As partes interessadas envolvem-se com o processo de normalização por várias razões. Produtores e consumidores têm incentivos econômicos para participar do desenvolvimento de normas, tais como a capacidade para fabricar e comprar produtos de alta qualidade e com maior economia. Com uma obrigação inerente de agirem em nome do interesse público, praticamente todos os órgãos governamentais também se mostram ativos no processo de normalização. Na elaboração de normas, representantes do governo muitas vezes servem como porta-vozes ou como o poder de voto do consumidor. Além disso, existe um incentivo profissional compartilhado no desenvolvimento de normas. Motivados pela necessidade de resolver problemas comuns, os participantes se reúnem e contribuem com seu conhecimento coletivo para a criação de soluções que atendam aos interesses de muitos. Especialistas técnicos e outros líderes empresariais participam de atividades de desenvolvimento de normas para conquistar oportunidades de crescimento profissional, como tornar-se proficientes em suas áreas, obter maior reconhecimento entre os colegas e ajudar suas próprias empresas a terem maior sucesso ao competirem no mercado.

5 Sistema de normas dos Estados Unidos
Partes interessadas dos setores público e privado Indústria Laboratórios Consumidores Órgãos governamentais Associações comerciais e sociedades profissionais Universidades e Consórcios Elaboram normas obrigatórias e voluntárias Observaremos agora como as normas são elaboradas ao redor do mundo, concentrando nossa primeira discussão no sistema de normalização dos Estados Unidos. Os Estados Unidos diferem muito de outros países, onde geralmente uma organização serve como a principal entidade no desenvolvimento de normas e essa organização está estreitamente vinculada ao governo. Nos EUA, existem muitos grupos de partes interessadas. organizações tanto governamentais quanto não governamentais, que orientam e participam do desenvolvimento de normas. Esses incluem empresas e profissionais de diversos setores, consumidores, órgãos governamentais e reguladores, associações comerciais, universidades e muitos outros. As partes interessadas desenvolvem diferentes tipos de normas que se dividem em duas grandes categorias: obrigatórias e voluntárias.

6 Sistema de normas dos Estados Unidos
Normas obrigatórias Definidas ou citadas por órgãos governamentais Normas para aquisições e regulamentares Você sabia? A U.S. Consumer Product Safety Commission (Comissão de Segurança para Produtos de Consumo dos Estados Unidos) foi estabelecida como agência federal reguladora independente, cuja função é proteger o público de riscos excessivos de lesão em produtos de consumo. A comissão trabalha em conjunto com a ASTM Internacional em inúmeras normas de segurança pertinentes, como as relacionadas a equipamentos de parques de diversões públicos. Normas obrigatórias são definidas pelo governo e podem ser tanto para aquisições quanto regulamentares. Uma norma para aquisições estabelece os requisitos será serem atendidos pelos fornecedores do governo. Normas regulamentares podem definir critérios ligados à saúde, segurança, meio-ambiente ou outros. Por exemplo, a U.S. Consumer Product Safety Commission foi estabelecida como agência federal reguladora independente, cuja função é proteger o público contra riscos excessivos de lesão em produtos de consumo. A comissão trabalha em conjunto com a ASTM Internacional em inúmeras normas de segurança pertinentes, como as relacionados a equipamentos de parques de diversões públicos.

7 Sistema de normas dos Estados Unidos
Normas voluntárias Inserir imagem de brinquedo A participação e utilização é voluntária Desenvolvidas por um painel de partes interessadas de diferentes setores Desenvolvedores de normas governamentais geralmente consultam normas do setor privado Nos Estados Unidos, o sistema de desenvolvimento voluntário de normas é chamado de "voluntário" por duas razões. Em primeiro lugar, a participação no sistema é voluntária. Em segundo lugar, as normas produzidas normalmente destinam-se ao uso voluntário. Normas voluntárias por consenso são desenvolvidas através da participação de todas as partes interessadas, incluindo produtores, usuários, consumidores e representantes do governo e de universidades. Nos Estados Unidos, a distinção entre normas voluntárias e obrigatórias não é bem clara. Com frequência, os órgãos governamentais, como a Food and Drug Administration, Agência de Proteção Ambiental, Departamento de Segurança Interna, entre outros, mencionam normas voluntárias do setor privado em seus regulamentos, dando às normas a força de lei federal, estadual ou local. Um exemplo recente ocorreu em fevereiro de 2009, quando a Lei de Melhora da Segurança de Produtos de Consumo de 2008 exigiu o uso da norma voluntária por consenso da ASTM relacionada ao projeto e desempenho de brinquedos. ASTM F963 incorpora medidas de segurança relevantes já exigidas nos termos da lei federal e inclui orientações adicionais e métodos de ensaio para prevenir acidentes por asfixia, com arestas cortantes e outros perigos potenciais. Você sabia? Sob a nova lei federal que entrou em vigor em 10 de fevereiro de 2009, todos os brinquedos vendidos nos Estados Unidos devem atender aos requisitos de segurança da ASTM F963, Especificação de Segurança de Consumidores para Segurança de Brinquedos.

8 Lei Nacional de Transferência e Avanço da Tecnologia
Aprovada em 1996 Exige que or órgãos governamentais utilizem as normas do setor privado, sempre que possível Economiza o dinheiro dos contribuintes, elimina a duplicação de esforços e facilita a adoção de normas do setor privado O incentivo para isso vem da Lei Nacional de Transferência e Avanço da Tecnologia – Lei Pública Essa lei de 1996 exige que or órgãos governamentais utilizem normas desenvolvidas pelo setor privado sempre que absolutamente possível. Essa prática ajuda a garantir o uso de normas de alta qualidade e relevantes ao mercado, ao mesmo tempo economizando milhões de dólares dos contribuintes em esforços de desenvolvimento de normas anteriormente duplicados, e facilitando o desenvolvimento de normas do setor privado.

9 Tipos de normas Normas corporativas Normas para consórcios
Normas da indústria Normas do Governo Normas voluntárias por consenso Observaremos agora os diferentes tipos de normas, voluntárias e obrigatórias, atualmente em uso. Existem pelo menos cinco tipos diferentes de normas, com base no grau de consenso necessário para o seu desenvolvimento e utilização: Eles são: Normas corporativas - desenvolvidas ou adotadas pelos funcionários para uso em determinada empresa; Normas para consórcios - desenvolvidas entre um pequeno grupo de organizações, geralmente empresas semelhantes em vários aspectos; Normas do setor - desenvolvidas entre as muitas empresas dentro de uma sociedade ou associação profissional; Normas do governo – redigidas por indivíduos nos órgãos governamentais ou desenvolvidas pelo setor privado e então adotadas por referência como normas obrigatórias; e Normas voluntárias por consenso – desenvolvidas por representantes de diversos setores, tanto público quanto privado, com interesse nas normas. Veremos cada uma delas com maior atenção e discutiremos alguns exemplos.

10 Normas corporativas Desenvolvidas por funcionários da empresa
Apoiam a práticas comerciais, de manufatura e de serviço Propriedade Intelectual Exemplo: Boeing Normas corporativas ajudam a definir a forma como uma organização conduz seus negócios, seja como um produto é fabricado ou testado, como um serviço é prestado ou como uma aquisição ou compra é efetuada. Essas normas são tipicamente propriedade intelectual exclusiva de uma organização e raramente são compartilhadas com terceiros. Por exemplo, a Boeing tem milhares de normas proprietárias que ajudam a projetar e fabricar aeronave seguras e confiáveis das quais dependemos em nossas viagens aéreas. A Boeing também é usuária ativa de diversas normas de consenso do setor aeroespacial desenvolvidas na ASTM International, como um método de teste recém-lançado para determinados materiais de liga metálica de titânio. Você sabia? A Boeing Company possui milhares de normas proprietárias que ajudam no projeto e fabricação de aeronaves seguras e confiáveis das quais dependemos em nossas viagens aéreas. A Boeing é também usuária ativa de diversas normas de consenso do setor aeroespacial desenvolvidas na ASTM International, como um método de teste recém-lançado para determinados materiais de liga metálica de titânio.

11 Normas para consórcios
Empresas semelhantes se unem em consórcios Tratam de questões comuns para o progresso coletivo Muitas vezes, empresas do mesmo setor ou complementares unem-se para desenvolver normas dentro de um consórcio. Essas organizações compartilham objetivos comuns e seus esforços são direcionados para atividades de normalização que estão além dos recursos de qualquer membro individual. Por exemplo, o Conselho de Pesquisas Automotivas dos Estados Unidos, organização que reúne a DaimlerChrysler, a Ford e a General Motors, possui um conselho de normalização estratégica que reflete o compromisso da organização em gerir questões relacionadas com normas de competitividade na indústria automobilística global. Você sabia? O Conselho de Pesquisas Automotivas dos Estados Unidos, organização que reúne a DaimlerChrysler, a Ford e a General Motors, possui um conselho de normalização estratégica que reflete o compromisso da organização em gerir questões relacionadas com normas de competitividade na indústria automobilística global.

12 Normas do setor Desenvolvidas por associações ou sociedades profissionais específicas ao setor União para o desenvolvimento de normas de consenso Você sabia? A Associação Nacional de Fabricantes Elétricos (Estados Unidos) publica mais de 500 normas, guias de aplicação e documentos técnicos que desempenham um papel essencial no projeto, produção e distribuição de produtos destinados ao comércio nacional e internacional As normas do setor são criadas quando as empresas dentro de uma sociedade ou associação profissional do setor se unem em um consenso sobre as atividades de normalização. Você sabia que a Associação Nacional de Fabricantes Elétricos (Estados Unidos) publica mais de 500 normas, guias de aplicação e documentos técnicos que desempenham um papel essencial no projeto, produção e distribuição de produtos destinados ao comércio nacional e internacional? (foto cortesia de divisão de sistemas de iluminação).

13 Normas do governo Desenvolvidas por órgãos governamentais
Normas do setor privado adotadas como regulamentos Você sabia? A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) faz referência a diversas normas da ASTM International em áreas importantes, como monitoramento de lençóis freáticos, avaliação do ambiente local e muitos outros tópicos. Como já mencionamos, embora algumas normas do governo sejam redigidas por indivíduos em órgãos governamentais, muitas agora são desenvolvidas pelo setor privado e, em seguida, adotadas por referência como normas obrigatórias. Isso pode ser observado nas normas sob a jurisdição de órgãos como a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Por exemplo, a EPA tem como referência diversas normas ASTM em áreas importantes, como o monitoramento das águas subterrâneas, avaliação do ambiente local e muitos outros tópicos.

14 Normas voluntárias por consenso
Forte qualidade técnica e relevância para o mercado Desenvolvidas por uma ampla gama de especialistas técnicos Exemplos de Organizações de Desenvolvimento de Normas: ASTM International e Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos Normas voluntárias por consenso, com sua ampla contribuição por partes interessadas, são consideradas por muitos como os documentos mais tecnicamente coesos e mais dignos de crédito. Como já discutimos, elas frequentemente são usadas como base para a regulamentação comercial. Comitês de redação de normas geralmente são formados por grupos de especialistas técnicos e profissionais que oferecem seu tempo e conhecimento. O processo exato de desenvolvimento e aprovação varia entre as organizações de desenvolvimento de normas. Exemplos de organizações de desenvolvimento de normas (ODNs) incluem a ASTM International, a Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME) e a Associação Nacional de Proteção contra Incêndios dos Estados Unidos (NFPA). Para entendermos melhor o processo de normas por consenso, observaremos em mais detalhes o sistema da ASTM.

15 ASTM International Fundada em 1898 – uma das mais antigas organizações de desenvolvimento de normas voluntárias por consenso Ampla afiliação global – mais de 135 países Mais de 140 comitês de redação de normas, que cobrem centenas de domínios; mais de normas Processo aberto, equilibrado e transparente Fundada em 1898, a ASTM International oferece um fórum para o desenvolvimento e publicação de normas voluntárias por consenso para materiais, produtos, sistemas e serviços. Os membros da ASTM representam produtores, usuários, consumidores, governos e universidades de todo o mundo, de mais de 135 países, desenvolvem mais de normas que servem de base para a fabricação, gestão, aquisição, formulação de códigos e regulamentos em todo o mundo. Desde a sua criação como uma das primeiras organizações internacionais de normalização do mundo, a ASTM International adotou um conjunto de princípios orientadores que levam à aceitação e utilização de suas normas em todo o mundo. O processo da ASTM para o desenvolvimento de normas por consenso é construído, em primeiro lugar, sobre o conceito de abertura. A adesão e a participação em comitês técnicos da ASTM são abertas a qualquer indivíduo ou organização globalmente, com interesse em determinada atividade. O processo da ASTM também é transparente, o que significa que todas as informações essenciais relacionadas com o desenvolvimento de normas estão fácil e igualmente disponíveis a qualquer indivíduo ou organização em tempo real, quebrando as barreiras de tempo e lugar. Juntamente com esse sistema cooperativo de desenvolvimento de normas está a garantia de igualdade, através de um equilíbrio necessário de interesses entre produtores, usuários e membros de interesse geral e de um processo de votação que garante o processamento adequado A tecnologia é um recurso essencial para o processo de desenvolvimento de normas da ASTM International. Por exemplo, com o uso do sistema de Registro de Itens de Trabalho da ASTM, qualquer pessoa interessada, de qualquer local do mundo, que deseje saber se a ASTM International está desenvolvendo ou analisando uma norma em determinada área, pode ter acesso às informações com essa ferramenta poderosa. Você sabia? Com o uso do sistema de Registro de Itens de Trabalho da ASTM, qualquer pessoa interessada, de qualquer local do mundo, que deseje saber se a ASTM International está desenvolvendo ou analisando uma norma em determinada área, pode ter acesso às informações no site da ASTM.

16 Normas internacionais
Aceitas em mais de um país Desenvolvidas com participação internacional Apoiam a conformidade com regulamentos Facilitam o comércio e o acesso a mercados globais Você sabia? De acordo com o Departamento de Comércio dos EUA, mais de 80% do comércio global de commodities é afetado por normas. Vejamos, agora, as normas internacionais. As normas internacionais são aquelas aceitas em mais de um país e normalmente utilizadas para cumprir com os regulamentos técnicos ou definir os termos de contratos. Como um número sempre crescente de empresas em todos os locais depende cada vez mais da negociação em vários mercados, as normas são um componente fundamental de uma estratégia de mercado global bem sucedida. Você sabia que, de acordo com o Departamento de Comércio dos EUA, mais de 80% do comércio global de commodities sofre o impacto das normas?

17 Normas e comércio internacional
Organização Mundial do Comércio Barreiras Técnicas aos Acordos de Comércio Incentiva o uso de normas para apoiar práticas de comércio justo Define os princípios de normas internacionais: Abertura, transparência, imparcialidade e consenso, relevância e coerência A Organização Mundial do Comércio também reconheceu o importante papel das normas no comércio. O Acordo da OMC sobre as Barreiras Técnicas ao Comércio incentiva o uso de normas internacionais em regulamentos técnicos. Nesse acordo, as normas internacionais são vistas como impedimento para o uso indevido do comércio. O acordo define também os princípios básicos para o desenvolvimento de normas internacionais. Por exemplo, o processo de desenvolvimento de normas internacionais deve ser aberto e transparente, e deve ser conduzido com imparcialidade,consenso, relevância e coerência - o que significa que os especialistas técnicos devem estar atentos às normas existentes.

18 Normas internacionais: Processo de desenvolvimento
Modelo de um voto por país Organização Internacional de Normalização (ISO), Representação de participantes globais; processo de consenso aberto Hoje, existem formas básicas de desenvolvimento de uma norma internacional. No modelo seguido pela Organização Internacional de Normalização, ou ISO, as normas internacionais são desenvolvidas em comitês técnicos por delegações oficiais, e cada país tem direito a um voto. O outro processo, adotado pela ASTM International, utiliza especialistas técnicos individuais que representam interesses individuais de todo o mundo. Trabalhando em um processo de consenso isento de barreiras geográficas e políticas, os membros da ASTM oferecem normas que realmente conectam o mercado global e resolvem problemas globais.

19 A ASTM International e a normalização global
Construindo pontes internacionais Compromisso com a cooperação global Apoio às necessidades das nações no mundo inteiro Eliminação das barreiras ao uso das normas ASTM Compartilhamento de conhecimentos através da formação e educação A função da ASTM como parceira mundial no desenvolvimento de normas internacionais é evidenciada pelo seu compromisso contínuo com a cooperação global. A ASTM realiza amplos esforços de alcance global para facilitar acordos de intercâmbio de informações, negócios e parcerias com as nações de todo o mundo. Esses programas são concebidos para eliminar os entraves ao uso das normas ASTM em todos os lugares onde são necessárias e para fornecer treinamento e educação sobre o papel crítico das normas para a indústria, o governo e os consumidores. É por isso que mais de normas ASTM já foram citadas como adotadas como base para normas nacionais ou são mencionadas em regulamentos em países que não sejam os Estados Unidos. Você sabia? Mais de normas da ASTM International são mencionadas como adotadas como base para normas nacionais ou são mencionadas em regulamentos de países que não sejam os Estados Unidos.

20 Série do Módulo de Aprendizagem da ASTM International
Obrigado Série do Módulo de Aprendizagem da ASTM International Esperamos que este módulo tenha lhe proporcionado uma visão rica sobre o mundo dinâmico do desenvolvimento de normas globais. Para saber mais sobre o campo da normalização e sobre a ASTM International, consulte nossos outros módulos de aprendizagem ou visite o site da ASTM em


Carregar ppt "Introdução ao desenvolvimento de normas globais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google