A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HIGIENE E SAÚDE OCUPACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HIGIENE E SAÚDE OCUPACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 HIGIENE E SAÚDE OCUPACIONAL
Enfª do Trabalho Jamilie Sena

2

3 Breve histórico da Higiene Ocupacional
Ao longo dos anos houve sempre quem se preocupasse com a saúde dos trabalhadores, mas sem o rigor técnico científico necessário. Na época da Revolução Industrial, na Inglaterra, não se utilizava medidas de controle, o regime de trabalho, às vezes chegava a doze ou até dezesseis horas diárias. Algumas iniciativas de prevenção das doenças do trabalho foram tomadas, como mostra a seguir.

4 Breve histórico da Higiene Ocupacional
Hipócrates(460 a 375 aC) Famoso mestre de medicina no livro “Ares, Águas e Lugares” descreve o quadro clínico da intoxicação saturnina (chumbo) em um mineiro. Apesar de descrever o quadro, omite totalmente o ambiente de trabalho e a ocupação.

5 Breve histórico da Higiene Ocupacional
Lucrécio(100 aC) (A natureza das coisas) Perguntava sobre os carvoeiros de minas: “Não viste ou ouviste como morrem em tão pouco tempo, quando ainda tinham tanta vida pela frente?”

6 O QUE TIRAMOS DESTA INDAGAÇÃO?
• A morte prematura como a dramática marca do trabalho sobre a vida dos trabalhadores. • O fundamento de uma técnica epidemiológica recentemente desenvolvida e que tem se mostrado útil para medir a importância relativa a um problema de saúde pública: Estimar os anos potenciais de vida perdidos.

7 Breve histórico da Higiene Ocupacional
Ovídio Poeta romano 23aC a 17 dC) “...cansados de tantos funerais/vendo inúteis os esforços e as artes dos médicos/os habitantes imploram a ajuda celeste”

8 Breve histórico da Higiene Ocupacional
Plínio, o velho (23 a 79 dC) Descreve o aspecto dos trabalhadores expostos ao chumbo, ao mercúrio e à poeira. Menciona a tentativa dos escravos em usar panos ou membranas (bexiga de carneiro) para atenuar a exposição às poeiras.

9 Breve histórico da Higiene Ocupacional
Georg Bauer(Georgius Agrícola) ( ) Livro: De Re Metallica No último capítulo descreve sobre acidentes de trabalho e doenças mais comuns entre os mineiros, onde dá destaque à Asma dos Mineiros. A descrição da doença sugere que se tratava da Silicose. “As mulheres chegavam a casar sete vezes, roubadas que eram de seus maridos, pela morte prematura encontrada na ocupação que exerciam”

10 Breve histórico da Higiene Ocupacional
Bernardino Ramazzini ( ) “Pai da Medicina do Trabalho” As Doenças dos Trabalhadores. Descreve doenças que ocorrem em mais de 50 profissões.

11 Breve histórico da Higiene Ocupacional
• Séc XVIII: George Baker – “Cólica de Devonshire” utilização de chumbo na indústria de vinho de maçã. Percival Pot – câncer escrotal nos limpadores de chaminé da Inglaterra. •Séc XIX: Charles Trackrah e Percival Pot escreveram um tratado com 200 páginas sobre medicina ocupacional.

12 Breve história Período de 1760 a 1830 – Revolução industrial, movimentos sociais. 1802 – parlamento britânico aprova “Lei de Saúde e Moral dos Aprendizes. Lei das Fábricas: • Idade mínima 13 anos • Proibição trabalho noturno18 anos • Jornada de trabalho 12 horas diárias e 69 semanais • Contratação de médicos para o controle da saúde dos Trabalhadores.

13 Breve história ocorre a realização do I Congresso Internacional de Doenças do Trabalho, que foi realizado em memória dos 10 mil trabalhadores mortos na construção do Túnel de São Gotardo. tem-se a criação da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Proibição do trabalho noturno para mulheres e uso do fósforo branco. 1925 – a OIT elabora sua primeira lista constando apenas 3 doenças: saturnismo (chumbo), hidragismo (mercúrio) e carbúnculo (antraz). 1934 lista ampliada para 10 doenças profissionais e em 1964 para 29.

14 História da Segurança do Trabalho
Video

15 Cenário brasileiro

16 Cenário brasileiro Apesar de a 1ª Lei de Acidentes do Trabalho datar de 1919, no Brasil os primeiros passos dados efetivamente no campo da Saúde Ocupacional datam da década de trinta. - É criado o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e bem definida a sua ação no campo da higiene e segurança no trabalho. - Começam os estudos sobre as doenças ocupacionais, entre elas, a Silicose e Asbestose.

17 Cenário brasileiro 1943 – CLT (Lei de 01/05/1943) com um capítulo para a higiene ocupacional. 1966 – criação do FUNDACENTRO (Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho. Normas Regulamentadoras (NRs) , aprovadas pela Portaria nº Anos 80 – CESTEH Osvaldo Cruz, INST da CUT 1990 – Leis 8.080/90 e 8.142/90

18

19 Tem como principais objetivos:
Proporcionar ambientes de trabalho salubres;   Proteger e promover a saúde dos trabalhadores;   Proteger o meio ambiente;   Contribuir para um desenvolvimento socioeconômico e sustentável.

20 HIGIENE x MEDICINA DO TRABALHO
A higiene avalia e corrige as condições ambientais; E a medicina do trabalho exerce o controle e vigilância direta sobre o estado de saúde do trabalhador.

21 A segurança do trabalho lida com a prevenção e controlo dos riscos de operação a higiene do trabalho lida com os riscos de ambiente (que podem originar doenças profissionais).

22 RAMOS DA HIGIENE OCUPACIONAL
Higiene Teórica Dedicada ao estudo dos contaminantes, através dos estudos e experimentos com o objetivo de analisar a relação “Dose-Resposta” e estabelecer limites de tolerância.

23 Higiene de Campo É encarregada de realizar os estudos da situação higiênica do ambiente de trabalho, através de análise do posto de trabalho, reconhecimento de contaminantes, tempo de exposição, amostras dos contaminantes e limites de tolerância. º Estudo da situação da higiene no local de trabalho º Análise do local de trabalho º Detecção de contaminantes º Necessidade de reconhecer os perigos e conhecer metodologias de medição do risco

24 Higiene Analítica Realiza a investigação e determinação qualitativa e quantitativa dos contaminantes em estreita colaboração com a higiene teórica. Podem ser de vários tipos (químicos, biológicos e físicos); Necessidade de implementação de métodos padronizados ; Os métodos devem dar resultados que reflitam a exposição do trabalhador

25 Higiene Operativa Compreende a utilização, a recomendação e a padronização de métodos para reduzir os níveis de concentração até valores não prejudiciais a saúde. º Substituição de matérias primas e processos º Isolamento do risco químico, biológico e físico º Captação do contaminante (aspiração) º Ventilação geral º Confinamento do contaminante (ou do trabalhador) º Diminuição dos tempos de exposição º Proteção individual

26 O q está errado?

27 O q está errado?

28

29 O q está errado?

30 O q está errado?

31 ATUAÇÃO DO TECNICO DE SEGURANÇA NA HIGIENE DO TRABALHO
Determinar e combater no ambiente de trabalho fatores físicos, químicos, biológicos e ergonômicos de reconhecida nocividade. Conseguir que o esforço físico e mental de cada trabalhador, no exercício da profissão, esteja adaptado as suas atitudes, limitações fisiológicas e psicológicas. Adotar medidas eficazes de proteção para reduzir a vulnerabilidade e aumentar a resistência dos trabalhadores. Descobrir situações que possam deteriorar a saúde dos trabalhadores. Educar diretores, chefes e trabalhadores no cumprimento de suas obrigações. Aplicar programas educacionais que abranjam toda a comunidade e os aspectos de saúde.

32 RISCOS OCUPACIONAIS Químicos - NR 09, NR 15 e NR 32
Poeiras / fumos / neblinas / aerossóis / gases / vapores Físicos - NR 09 e NR 15 Ruído /vibrações / ambiente térmico / radiações / pressão Biológicos – NR 09 Vírus / bactérias / fungos / alimentos /contatos com fluidos corporais

33 Ergonómicos - NR 17 Relacionados com fatores fisiológicos e psicológicos Envolve a interação homem / trabalho, incluindo no design, controlo, luz, plano do local, ferramentas e organização; Adaptar o trabalho à pessoa Riscos de Acidentes – NR 09 Condições com potencial de causar danos aos trabalhadores nas mais diversas formas, levando-se em consideração o não cumprimento das normas técnicas previstas.

34 O objetivo final da Higiene do Trabalho é a eliminação, nos locais de trabalho, de todos os fatores de risco ambientais

35 Ter saúde é ter equilíbrio e bem estar físico, mental e social.
Eliminar tudo o que pode afetar a saúde Ter saúde é ter equilíbrio e bem estar físico, mental e social. Saúde física Funcionamento adequado das diferentes partes do corpo. Š„ Saúde mental Equilíbrio intelectual e emocional. Saúde social Bem estar na relação com os outros.

36 Riscos profissionais (patologia do trabalho)
Acidentes de trabalho Doenças profissionais Fadiga Desgaste e envelhecimento precoce Insatisfação

37 Antecipar, identificar e avaliar
1.Desenvolver metodologias para: Antecipar e prever riscos a partir da experiência, dados históricos e outras fontes; Identificar e reconhecer riscos nos sistemas existentes e/ou futuros, equipamento, produtos, software, instalações, processos, operações … Avaliar e determinar a probabilidade e severidade dos acidentes e incidentes resultantes dos riscos existentes ou futuros.

38

39 Antecipar, identificar e avaliar
2. Aplicar os métodos, analisar e interpretar os resultados Š 3. Rever sistemas, processos e operações (análise causa-efeito) º Falhas dos sistemas ou componentes; º Erro humano; º Falhas de decisão, de análise ou de gestão; º Fragilidades das medidas propostas, diretivas e prática corrente;

40 4.Rever, compilar, analisar os dados de acidentes º Identificar causas, tendências e relações; º Assegurar uma informação completa, rigorosa e válida º Avaliar a eficácia dos métodos de recolha de dados º Investigar as causas dos acidentes Š 5.Aconselhar o cumprimento de normas, legislação, procedimentos e outros sobre segurança; 6.Conduzir estudos sobre riscos potenciais; 7.Determinar consulta de especialistas (sem necessário); (médico do trabalho e/ou enfermeira do trabalho) 8.Verificar se as capacidades humanas não estão a ser excedidas;

41

42 Até a próxima!!!


Carregar ppt "HIGIENE E SAÚDE OCUPACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google