A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novas Tecnologias Bancárias afetando diversas categorias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novas Tecnologias Bancárias afetando diversas categorias"— Transcrição da apresentação:

1 Novas Tecnologias Bancárias afetando diversas categorias
16ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS BANCÁRIOS PARANAENSES Novas Tecnologias Bancárias afetando diversas categorias Correspondentes e Mobile Payment

2 CORRESPONDENTES BANCÁRIOS
“visando ao fortalecimento dos canais de acesso, desde 2011, foram realizados aprimoramentos normativos consolidando o modelo de correspondentes no país, que, com sua vasta rede de pontos, reforçam o atendimento prestado pelas dependências próprias de bancos, levando acesso a serviços financeiros a localidades antes desassistidas e tornando o acesso mais conveniente em grandes centros” (Tombini) Conveniente para quem?

3 Crescimento dos Correspondentes Bancários (2003/2013)
Agências 2003 36.474 16.829 2004 46.035 17.260 2005 69.546 17.627 2006 73.031 18.087 2007 95.849 18.516 2008 19.013 2009 20.084 2010 19.488 2011 21.278 2012 22.219 2013 22.740 Variação no período 1011% 35% Fonte: Banco Central

4 % de correspondentes por região do país
Acesso à Comunidades Desassistidas pelos bancos? Fonte: Banco Central

5 O modelo afetou o trabalho bancário e o comerciário

6 Mobile Payment

7 Justificativas para o Modelo Brasileiro
“O Crescimento acelerado do setor de telecomunicações” 273 milhões de celulares no país - 78% são modelos pré-pagos; 5.564 municípios com cobertura de telefonia móvel, 3.598 com cobertura de banda larga 3G (91% da população), Terminais 4G já somam 1,8 milhão; Experiências de sucesso na África, Ásia, Europa e EUA (No final de 2013, haviam 219 serviços de mobile em 84 países e mais de 61 milhões de contas ativas de mobile money). Fonte: Anatel, mar.2014. O Mobile Payment tem grande potencial para diminuir o uso de papel-moeda em circulação

8 Proposta para o Modelo Brasileiro
Extraído de: IV Fórum de Inclusão Financeira

9 Extraído de: IV Fórum de Inclusão Financeira

10 Gastos Acelerados em Tecnologia
Fonte: Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2013

11 Tecnologias em Uso: SMS/USSD
- O usuário cria uma conta vinculada a linha telefônica; - Para realizar algum pagamento, envia um SMS, informando o número da conta e o valor a ser creditado; - Pelo USSD, o usuário digita uma combinação de símbolos, números ou letras e confirma a transação por meio de um telefonema. Mensagens criptografadas/informações não ficam no celular

12 “CONTA ZUUM” Mastercard e Telefônica/Vivo
Lançada em maio de 2013, pela Mobile Financial Service (MFS) é uma joint-venture criada pela Mastercard e a Telefônica/Vivo Envio e recebimento de dinheiro; Depósitos e recarga de créditos para qualquer celular Vivo; Consulta de saldos e pagamento de contas. Direto pelo celular (qualquer tipo de aparelho), Sem qualquer aplicativo e sem precisar de conta em banco Compras em estabelecimentos que trabalham com a bandeira Mastercard Saques em qualquer caixa eletrônico da Rede Cirrus. - Para compras, há a opção de usar versão física de cartão tradicional.

13 O Modelo já está crescendo pelo país
A empresa visa atingir todo o Território Nacional até o final de 2014. Extraído da Apresentação da Eduardo Abreu - Diretor de Marketing da MFS

14 “Oi Carteira” BB e OI/Cielo (“Paggo Soluções”)
- Compras em todos os estabelecimentos credenciados à Rede Cielo; - Saques em qualquer caixa eletrônico do BB ou nos correspondentes; - Envio e recebimento de dinheiro entre portadores do Oi Carteira; (Lançado em maio de 2013, nos mesmos moldes da Conta Zuum)

15 Carteiras Virtuais - Usuário precisa ter conta bancário ou cartão de crédito; - Pagamentos podem feitos para terceiros que usem o serviço no celular ou computador; (não há troca de dados bancários ou do cartão)

16 “Meu Dinheiro Claro” Banco Bradesco e Operadora Claro
- Transações de pagamentos sem necessidade de intermediação financeira.  Conta de pagamento pré-paga, com abrangência nacional. O usuário coloca uma quantia nesse cadastro e utiliza o dinheiro para realizar saques, transferências entre clientes e recargas, pelo celular. Não é necessário documentação e nem conta corrente.

17 Tarifas dos serviços já existentes
Extraído de:

18 Smartphone como “maquininha” de cartão
Fornecedor instala o aplicativo do serviço no celular; - Na hora da venda, digita o valor e os dados do cartão do cliente; O dinheiro entra na conta definida do vendedor.

19 “Conta Conecta” - Santander
- Clientes contratam, junto com a conta corrente, a solução de pagamentos via celular da empresa iZettle que transforma smartphones e tablets em leitores de cartões. Voltado especialmente para profissionais liberais, autônomos, pequenos e médios empreendedores – PF ou PJ. - Amplia o potencial de negócios para quem ainda não trabalha com cartões, com benefícios como parcelamento de vendas, cinco a dez dias por mês de uso do cheque especial com isenção de juros e descontos vinculados à utilização dos serviços do banco.

20 TIM, CAIXA E MASTERCARD PRESTES A LANÇAR O “TIM MONEY”

21 NFC – Pagamento por Aproximação
Usuário cadastra cartões de débito e crédito num aplicativo de carteira virtual; - Na hora do pagamento, escolhe um deles, aproxima o celular de um terminal de pagamento e o valor é debitado.

22 “TIM MOBILE PAYMENT” Sendo desenvolvido em parceria com Banco Itaú, a Martercard, a Rede (antiga Redecard), a Gemalto, o Banco Bradesco, a Visa, a Motorola e a LG; A Gemalto entra com a solução TSM, permitindo a instalação remota e segura dos recursos baseados em NFC; Esse modelo se restringe ao pagamento por bens e serviços em estabelecimentos comerciais. Na hora de efetuá-lo, o comerciante insere o valor na máquina habilitada e o usuário apenas aproxima o celular dela. O valor é cobrado da conta do cliente em um dos bancos parceiros — Itaú e Bradesco.

23 BRADESCO E BANCO DO BRASIL LANÇAM “CARTEIRA DIGITAL STELO”
Lançada em maio de 2014, a carteira digital administrada pela Stelo irá armazenar, com segurança, os dados dos cartões de crédito dos compradores clientes da Stelo e processar transações de pagtos. no comércio eletrônico. Na fase de testes, contará com cerca de 200 mil usuários potenciais. No segundo semestre de 2014, os produtos administrados pela Stelo estarão disponíveis comercialmente para todos os estabelecimentos e consumidores e o sistema aceitará diversos meios de pagamentos, incluindo cartões de crédito, débito e pré-pagos emitidos no Brasil. Para usá-la, basta que o consumidor se cadastre junto a Stelo para que os dados de seus cartões e os endereços de cobrança e de entrega fiquem disponíveis para utilização futura, de forma que nas operações posteriores o consumidor informar seu login e senha da carteira digital.

24 Leitura Óptica Usuário aproxima o smartphone ou tablet do código de barras bidimensional do produto (QR CODE); - O valor é debitado da conta cadastrada no aplicativo do aparelho.

25 Transações via Mobile Banking
Fonte: CIAB FEBRABAN

26 Perfil cada vez mais “virtual” dos Usuários
Fonte: CIAB FEBRABAN

27 Marco Regulatório para Arranjos e Instituições de Pagamento
Regras e Questionamentos Lei /2013

28 Lei , de 09 de outubro de 2013 “A Lei proporciona condições para regulação e fiscalização do Bacen sobre os meios de pagamentos do país; (...) Estimula o Mobile Payment e a Inclusão Financeira, (...) cria condições básicas para os investimentos” (Marcelo Araújo Noronha, BCB) Regulação CMN – BACEN: - Resoluções: e 4.283 Circulares: 3.680, 3.681, e 3.683 3.704 e (ajustes)

29

30 Arranjos de Pagamento Extraído das Apresentações do V Fórum de Inclusão Financeira do BCB

31 Arranjos de Pagamento (papel do Banco Central)
Extraído de: Aldo Mendes (Seminário Novas Regras para Pagamentos Eletrônicos)

32 Instituições de Pagamento
Extraído das Apresentações das normas do BCB Estima-se que 60 empresas estão em fase de pedir autorização

33 Contas de Pagamento Extraído de: Aldo Mendes (Seminário Novas Regras para Pagamentos Eletrônicos)

34 Gerenciamento de Risco
Extraído das Apresentações do V Fórum de Inclusão Financeira do BCB

35 Gerenciamento de Risco
Extraído das Apresentações do V Fórum de Inclusão Financeira do BCB

36 Notícias do último CIAB:
ATM’s recicladores de notas “capaz de reconhecer cédulas e identificar notas verdadeiras e falsas, permitem que o dinheiro de depósitos seja reaproveitado para saques, reduzindo o custo dos bancos com o transporte de valores entre 40% e 50%, segundo os fabricantes”. “Para os clientes, eles permitem que o depósito em dinheiro seja creditado de imediato na conta (Banrisul e Banpará em parceria com a Saque e Pague já estão investindo no sistema – 1,5 milhão de transações efetuadas até maio de estima-se que representarão 10% dos caixas eletrônico até o final de 2016.)

37 Notícias do último CIAB:
 O “Caixa do Futuro” sistema que tem a estrutura de um caixa eletrônico acoplado a uma interface de teleconferência para interação com um funcionário do banco, por meio de vídeo, em alta definição, em tempo real; Visando diminuir as filas no atendimento, torna possível gerenciar os atendimentos de modo que as transações sejam realizadas com o apoio de especialistas em determinados serviços;  WiFi Mobile Advisor, solução de consultoria por vídeo em dispositivos móveis; personalização de produtos e serviços a partir da identificação do cliente na agência, por meio de redes sem fio.

38 Notícias do último CIAB:
Itaú amplia uso de SMS para atendimento a correntista O banco disponibilizou para clientes novas funções de SMS bidirecional, possibilitando que donos de celulares mais simples possam receber informações de conta corrente e cartão de crédito; Ex.: o cliente envia uma mensagem com as palavras "saldo conta" para o número 4828 e recebe uma resposta com o saldo da conta corrente. Também podem ser acessadas informações com extratos da conta e lançamentos no cartão de crédito, sem precisar de conexão com internet. 

39 Marco Regulatório para Arranjos e Instituições de Pagamento
Problemas a serem resolvidos e questões a serem respondidas

40 Empresas mais reclamadas no Procon-SP - 2013
operadora Banco operadora Banco operadora operadora Banco Banco Banco Desde 2011, o setor financeiro superou o setor de telecomunicações no ranking do Sindec (sistema que integra os Procons de 300 cidades). Fonte: Procon-SP

41 Reclamações Crescentes nos canais do Banco Central
Extraído da Apresentação de Fernando Dutra – Atendimento Institucional - BCB

42 Riscos Significativos
Extraído da Apresentação de Antonio Fonseca – Subprocurador-Geral da União

43 - Quem representará os trabalhadores das novas IP’s
- Quem representará os trabalhadores das novas IP’s? “Os Correios atuarão como IF a partir de 2015 e com os pagamentos móveis, em seguida. Estimam contratar 20 mil trabalhadores”

44 A qual categoria pertencerão os Trabalhadores das novas I.P.’s?

45 O que será do mundo do trabalho diante desta nova reestruturação?

46 Muito Obrigada! Vivian Machado vivian@dieese.org.br
Cornélio Procópio, 13 de junho de 2014


Carregar ppt "Novas Tecnologias Bancárias afetando diversas categorias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google