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Bom dia, meu nome… representando a empresa Lumnis… produto Maestro…

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Apresentação em tema: "Bom dia, meu nome… representando a empresa Lumnis… produto Maestro…"— Transcrição da apresentação:

1 Bom dia, meu nome… representando a empresa Lumnis… produto Maestro…

2 roteiro Usuários e Público-Alvo
Cenário atual, Escopo, Cenário com o Maestro Gerenciamento Andamento Planejamento Elaboração Primeira iteração Arquitetura Desenvolvimento Dificuldades encontradas Plano para a próxima iteração Primeiramente vamos apresentar nossos usuários e público-alvo, o cenário e o escopo. Explicar a arquitetura. Falar algumas informações relevantes sobre o gerenciamento, incluindo a tabela de horários. O andamento das fases concluídas até hoje. Dificuldades encontradas e o plano para a 2ª iteração.

3 Usuários Devakhan Primeiramente, o usuário. Nós entramos em contato com...

4 Usuários

5 Usuários

6 Usuários Dois a dois

7 Público-Alvo Conhecimento médio de Teoria musical Conhecimento teórico
Percebemos que essas pessoas têm algumas dificuldades em comum para a composição, e decidimos extrair delas o nosso público-alvo.

8 Público-Alvo Conhecimento médio de Teoria musical
Faixa etária: 16 a 30 anos

9 Público-Alvo Conhecimento médio de Teoria musical
Faixa etária: 16 a 30 anos Compõem em conjunto

10 Público-Alvo Conhecimento médio de Teoria musical
Faixa etária: 16 a 30 anos Compõem em conjunto Têm acesso à internet (em casa, lan house ou na faculdade)

11 Público-Alvo Conhecimento médio de Teoria musical
Faixa etária: 16 a 30 anos Compõem em conjunto Têm acesso à internet (em casa, lan house ou na faculdade) Já usam softwares sem colaboração web

12 Cenário Atual Uma banda de Heavy metal Integrantes Roberto(baixo)
Luís(guitarra) Leandro(bateria) Elcimar(vocal) Arthur(guitarra) Bem, tendo esse tipo de usuário em mente, vamos agora mostrar um cenário atual de composição musical em grupo. <clique> Temos então a mesma banda de heavy metal que apresentamos na apresentação passada. Formada por 5 integrantes.

13 Cenário ATUAL - Guitar pro
Desktop Armazena informações em um Arquivo .gp Edição avançada de partituras e tablaturas Suporte a vários canais por música Execução da música em MIDI Essa banda usa o programa GuitarPro para compor suas músicas, que é esse programa aí. Relembrando um pouco sobre o GuitarPro, ele é: Desktop, ou seja, para usá-lo você precisa baixar o programa no computador. Ele armazena as informações da música em arquivos “.gp” Permite edição avançada de partituras e tablaturas Tem suporte a vários canais por música, ou seja, em um mesmo arquivo “.gp” podemos ter as partituras/tablaturas referentes a cada instrumento, um por canal. E permite a execução da música, ou parte dela, em MIDI, podendo tocar todos os instrumentos juntos ou apenas os selecionados pelo usuário.

14 Cenário Atual Guitar Pro => “song.gp” Compartilhamento: por e-mail
Focaremos nas dificuldades desse tipo de colaboração Então eles guardam as suas músicas em arquivos “.gp”. Na nossa última apresentação foi pedido que mostrássemos melhor as dificuldades que uma banda tem ao compor em conjunto com o tipo de colaboração fornecido pelos programas atuais. Portanto esse será o enfoque do nosso cenário hoje, mostraremos o processo de composição da nossa banda de heavy metal de forma mais detalhada. Novamente, eles compartilham os arquivos de música deles através de . “Song.gp”

15 Cenário Atual ? !!!! ! Luís Roberto Arthur Elcimar Leandro
Luís tem aquela idéia massa para a guitarra base dele, ele cria um arquivo “.gp” na máquina dele, inicial uma thread de e manda para todos. Roberto, lê o que Luís mandou e, de cara, já começa a fazer a parte dele, o baixo. Elcimar não tem internet. Ele costuma acessar de uma lanhouse perto de casa. Ele também lê o de Luís e guarda o arquivo em seu pen-drive. Mas ele não pode usar o GuitarPro na lanhouse, pois não é permitido instalar programas lá. Sabendo disso, os integrantes da banda sempre enviam pra ele um “.midi” junto com o “.gp” para que ele possa ao menos escutar a música. Ouvindo a música ele tem uma idéia massa para a bateria, mas não pode implementar sem o GuitarPro. Arthur lê o , mas não gosta muito da guitarra de Luís. Então ele entra no msn para falar com ele, que está on-line. Arthur dá uma sugestão de melhora para Luís pelo chat. Mas Luís não entende. Arthur tenta explicar mais algumas vezes o que quer, mas sem sucesso. Então, Arthur cria um arquivo no seu computador com as modificações e manda para Luís, que modifica o arquivo recebido e reenvia. E assim, segue muita discussão e trocas de arquivo, até que os dois finalmente concordem em uma versão final. Enquanto eles discutiam, Roberto terminou o baixo e passa o resultado para todos. Leandro, pega a versão mais nova da música por e faz a bateria baseada nela. Luís e Arthur, ao perceberem a besteira que aconteceu, mandam a versão verdadeira da guitarra pra todos. O trabalho de Roberto e Leandro é desperdiçado, eles têm que fazer novamente. Isso acontece sucessivas vezes. Arthur faz a guitarra dele e Roberto faz o baixo. Os dois mandam para todos. Então percebem que a guitarra de Arthur e o baixo não estão soando bem juntas. Então começa outra confusão para juntar os arquivos. Eles tentam resolver por msn. Troca de arquivo para um lado, para o outro. Enquanto isso Leandro pega a versão da guitarra de Arthur e refaz a bateria baseada nela, que pode mudar completamente durante a discussão com Roberto. Confusão, brigas. Leandro faz a bateria para a música toda Arthur faz a segunda guitarra para a música toda Roberto finaliza o baixo novamente. Acabou a música... Quando Elcimar consegue ir pra casa de algum amigo que tem GuitarPro e fazer a bateria, vê que Leandro já tinha feito a bateria, e como a música já demorou demais pra ser feita, sua idéia é descartada. Elcimar Leandro

16 Muito TEMPO DEPOIS ... E MUUUUITO tempo depois...

17 Cenário Atual Luís Roberto Arthur Elcimar Leandro
A música está pronta. Cada integrante, menos Elcimar, já tem a versão final em sua casa. É aí que Elcimar finalmente consegue ir para a casa de algum amigo que tem GuitarPro instalado. Ele implementa a sua idéia e vai, empolgado, mandar o para os demais. Mas, quando abre a caixa de entrada... Os outros certamente não vão querer saber de mudar a música depois de tanto tempo e confusão. Elcimar Leandro

18 Nossa Solução:

19 Escopo Composição musical Como vamos resolver isso?
O escopo do nosso projeto envolve, certamente composição musical. Mas com o diferencial de que será...

20 Escopo Composição musical Na Web Na web.
Dessa forma o programa será acessível em qualquer computador com Internet, sem a necessidade de instalação para usar suas funcionalidades. Além disso...

21 Escopo Composição musical Na Web Colaborativa
A composição será colaborativa. Ou seja, diferentes músicos poderão compor a mesma música, criando diversas versões da mesma. No entanto, em composição musical a preocupação não é apenas de atualização de versões. Por exemplo, quando dois instrumentos são compostos para uma única música eles têm que soar bem JUNTOS, o que requer uma integração maior entre os músicos que irão compor eles. Eles não podem simplesmente compor separadamente cada instrumento e juntar depois, como fazemos em computação com blocos de um código, pois um é muito dependente do outro. Por isso tudo, o Maestro não só suportará colaboração, mas composição colaborativa ...

22 Escopo Composição musical Na Web Colaborativa Em tempo real
Dessa forma, à medida em que um integrante estiver fazendo alterações na música, os outros estarão cientes disso, podendo ajudá-lo, dando sugestões ou até compondo com ele. Poderão compor instrumentos e ouvir como eles estão soando juntos à medida em que compõem.

23 Escopo Composição musical Na Web Colaborativa Em tempo real
Documento de Requisitos em: O nosso escopo está explicado de forma mais detalhada no documento de requisitos, que pode ser acessado por esse link.

24 Cenário COM O MAESTRO Luís Roberto Arthur Elcimar Leandro
Vamos ao cenário dessa banda, mas agora com o Maestro. Luís entra no Maestro. Ele cria uma música no Maestro e faz a guitarra base. Ele avisa aos outros integrantes do grupo sobre a música (por , telefone ou pelo próprio Maestro) Roberto e Arthur entram no Maestro. Roberto avisa, pelo chat do maestro, que vai começar a fazer o baixo. Arthur diz a ele para esperar, que a base não está boa. Elcimar Leandro

25 Cenário COM O MAESTRO Luís Ah... Vê assim agora! Verdade!
Melhor assim, olha! Arthur No Maestro os dois podem ver a música ao mesmo tempo. Então, quando Arthur não gosta muito da guitarra base de Luís, vai falar com ele pelo Maestro. Quando Arthur for sugerir a sua mudança, ele fala no chat e modifica diretamente o que quer na partitura para mostrar a Luís. Luís vê em tempo real a mudança feita por Arthur e percebe que ele está certo. Luís e Arthur continuam modificando a música juntos até que concordem que ela está boa. Luís Arthur

26 Cenário COM O MAESTRO Luís Música pronta rapidamente!
E contando com a participação de todos. Roberto Arthur Luís e Arthur terminam a guitarra. Arthur avisa a Roberto que este pode voltar a compor a parte do baixo Roberto faz o baixo no maestro e sai do sistema. Elcimar entra no Maestro pela lanhouse perto de sua casa, tem uma idéia massa para parte da bateria e registra ela no Maestro. Mais tarde, quando Leandro entra no sistema, vê a idéia de Elcimar para a bateria e finaliza a bateria baseando-se nela. Arthur faz a guitarra recebendo sugestões de Roberto. A música está pronta e todos ajudaram na composição. Lanhouse Elcimar Leandro

27 Gerenciamento Horários no CIn por semana

28 Avaliação 360º Gerenciamento Horários no CIn por semana Avaliação 360º
Determinação Trabalhar Em Equipe Entusiasmo Disponibilidade / Disposição Proatividade Avaliação 360º

29 Andamento Prospecção Planejamento Elaboração 1ª Iteração

30 Andamento - Planejamento
Prospecção Planejamento Elaboração 1ª Iteração

31 Andamento - Planejamento
9 de março a 15 de março Tarefa Prazo inicial Novo prazo Semáforo Responsável Escopo 15 de março - Design int. usuário Cronograma Gerente Riscos Arquiteto Plano de Equipe Plano de Projeto

32 Andamento - Elaboração
Prospecção Planejamento Elaboração 1ª Iteração

33 Andamento - Elaboração
Motivo: Arquiteto não teve tempo de sozinho entender o projeto como um todo para projetar a arquitetura. Plano de Mitigação: o gerente, o designer e um desenvolvedor foram alocados para ajudá-lo. Andamento - Elaboração Motivo: Dificuldade em escolher a melhor tecnologia gráfica para a representação de partituras, requisito crítico do projeto. Plano de Mitigação: todo o grupo foi alocado emergencialmente para testar Applets, Ajax, Flash/Flex e JavaFX 17 de março a 22 de março Tarefa Prazo inicial Novo prazo Semáforo Responsável Definir requisitos 19 de março 20 de março Design int. usuário Definir arquitetura 22 de março 29 de março Arquiteto Definir tecnologia 27 de março Gerente e arquiteto Treinamento da equipe - Arquiteto e Designer

34 Andamento – 1ª iteração Prospecção Planejamento Elaboração 1ª Iteração

35 Andamento – 1ª iteração 23 de março a 5 de abril
Problema da interface Applets : Simplório Ajax : Complicado JavaFX : Suporte fraco Flash/Flex 23 de março a 5 de abril Tarefas remanescentes da elaboração Tarefa Prazo inicial Novo prazo Semáforo Responsável Definir arquitetura 29 de março - Arquiteto Definir tecnologia 27 de março Gerente e arquiteto

36 Andamento – 1ª iteração Tecnologias Adotadas Interface Gráfica: Flex
Representação Musical: MusicXML Representa partituras Conversível para MIDI Banco de dados: MySQL com JDBC Gratuito, conhecido pela equipe Servidor: Java e Servlets Compatível com Flex 23 de março a 5 de abril Tarefas remanescentes da elaboração Tarefa Prazo inicial Novo prazo Semáforo Responsável Definir arquitetura 29 de março - Arquiteto Definir tecnologia 27 de março Gerente e arquiteto

37 Andamento – 1ª iteração 23 de março a 5 de abril
Motivo: Fizemos um prótotipo visual, mas tivemos uma idéia para deixar a interface mais limpa com menos botões e ainda não fizemos o protótipo novo. Plano de Mitigação: explicamos a nova idéia em reunião Andamento – 1ª iteração Andamento: 28 % Motivo: Dificuldades na comunicação do cliente Flex com o servidor Servlet. Vários requisitos estão só dependendo disso. Plano de Mitigação: três desenvolvedores que finalizaram seus módulos serão realocados 23 de março a 5 de abril Tarefa Prazo inicial Novo prazo Semáforo Responsável Planejar a iteração 23 de março - Gerente Elaborar protótipo 25 de março 7 de abril Designer e Designer Int. Us. Redefinir arquitetura 29 de março Arquiteto Desenvol-vimento 5 de abril Próxima iteração Desenvolvedores Testes Avaliar iteração

38 Visão de Implementação
arquitetura Visão (Philippe Kruchten) Visão Lógica Visão de Implementação Visão de Casos de Uso Visão de Implantação Visão de Processos

39 ARQUITETURA – VISÃO LÓGICA

40 Visão de Implementação
arquitetura Visão (Philippe Kruchten) Visão Lógica Visão de Implementação Visão de Casos de Uso Visão de Implantação Visão de Processos

41 ARQUITETURA – VISÃO DE IMPLEMENTAÇÃO
Padrão Arquitetural Layers GUI Serviços Classes Utilitárias Persistência

42 ARQUITETURA – VISÃO DE IMPLEMENTAÇÃO
Padrões de Projeto utilizados: MVC – Camada de apresentação Singleton – Camada de serviços Command – Camada de classes utilitárias

43 ARQUITETURA - visão de implementação
MVC

44 Visão de Implementação
arquitetura Visão (Philippe Kruchten) Visão Lógica Visão de Implementação Visão de Casos de Uso Visão de Implantação Visão de Processos

45 ARQUITETURA – VISÃO DE IMPLaNTAÇÃO

46 Visão de Implementação
arquitetura Visão (Philippe Kruchten) Visão Lógica Visão de Implementação Visão de Casos de Uso Visão de Implantação Visão de Processos

47 ARQUITETURA – VISÃO DE processos
Diagrama de Atividades

48 Desenvolvimento (requisitos)
Criar/Abrir/Editar partitura na web Funciona parcialmente no cliente, sem persistência Estruturado no servidor, falta a comunicação Partitura Execução em MIDI BD => MusicXML => MIDI concluído O cliente consegue MIDI gerando MusicXML, mas Flex não toca BD e representação de dados BD armazena dados compatíveis com MIDI

49 Dificuldades encontradas
Teoria musical envolvida Os integrantes tiveram que aprender rápido Manipulação de MusicXML Aprendizado de nova tecnologia Flex Configuração do ambiente IDEs, variáveis, SDKs

50 Dificuldades encontradas
Devemos continuar com JDBC no banco de dados? Hibernate seria mais fácil? Alguma outra tecnologia daria maior suporte à colaboração e a edições concorrentes? Compatibilidade de dados Cliente x Servidor Flex e Servidor Java Comunicação MIDI

51 Plano para a próxima iteração
6 de abril a 14 de abril Tarefa Início Prazo Responsável Planejar a iteração 4 de abril 5 de abril Gerente Elaborar protótipo 6 de abril 7 de abril Designer e Designer Int. Us. Redefinir arquitetura 8 de abril Arquiteto Desenvolvimento 14 de abril Desenvolvedores Testes 11 de abril Avaliar iteração

52 Desenvolvimento (requisitos)
Requisitos não implementados da Iteração 1 Múltiplos Canais Partitura: Armadura, alteração de fórmulas, pausas Copiar/recortar/colar compassos (desejável) Representar os dados do BD graficamente Precisa da conexão cliente - servidor. Suporte à colaboração Edição concorrente

53 Dúvidas?

54 Obrigado!


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