A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração da Qualidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Administração da Qualidade
NBR ISO Aula 22 NBR ISSO 22000

2 Por que Cadeia de Suprimentos?
Administração da Qualidade NBR ISO Aula 22 O que é NBR ISO 22000? Estabelece requisitos para um sistema de gestão de segurança na cadeia de suprimento de alimentos - Sistemas de gestão da segurança de alimentos (SGSA). Por que Cadeia de Suprimentos? A introdução de perigos pode ocorrer em qualquer estágio da cadeia de produção de alimentos. Dessa forma torna-se essencial esforços combinados entre todas as empresas que compõe a cadeia produtiva.

3 Existe alguma série ou guia para alimentos?
Administração da Qualidade NBR ISO Aula 22 Existe alguma série ou guia para alimentos? A NBR ISO 22000:2005 substitui a norma – Sistema de gestão da análise de perigos e pontos críticos de controle – Segurança de alimentos, publicada em 2002.

4 O que impulsionou a atualização da norma?
Administração da Qualidade NBR ISO Aula 22 O que impulsionou a atualização da norma? A necessidade de reação a drástica estatísticas que registra por ano, no mundo, 1,5 bilhões de casos de toxi-infecções alimentares. Problemas recentes conhecidos: vaca-louca; o caso do caldo de cana contaminado pelo protozoário Trypanosoma cruzi e o caso do salmão contaminado por um parasita.

5 Qual a amplitude da NBR ISSO 22000?
Administração da Qualidade NBR ISO Aula 22 Qual a amplitude da NBR ISSO 22000? Abrange desde os fabricantes de alimentos para animais até processadores de alimentos para consumo humano. Como também os operadores de transporte e estocagem, distribuidores varejistas e serviços de alimentação, fabricantes de equipamentos, materiais de embalagem, produtos de limpeza, aditivos e ingredientes.

6 Administração da Qualidade
NBR ISO Aula 22 Qual o Objetivo da ISSO 22000? Busca-se que todos os prováveis perigos, considerando a cadeia produtiva, sejam identificados e avaliados, incluindo os que podem estar associados ao tipo de processo e instalações utilizadas. O foco da norma são “os meios”. A norma visa garantir que o alimento está seguro no momento do consumo de acordo com seu uso pretendido.

7 Pontos importantes: A NBR ISO 22000 é independente de outras normas.
Administração da Qualidade NBR ISO Aula 22 Pontos importantes: A NBR ISO é independente de outras normas. A norma é auditável, entretanto, as organizações são livres para escolher os métodos e abordagens necessários ao atendimento dos requisitos. Os requisitos da Norma são genéricos e aplicáveis a todas a organizações na cadeia produtiva, independentemente de tamanho e complexidade. Isto inclui as que estão direta ou indiretamente envolvidas.

8 Administração da Qualidade
NBR ISO Aula 22 Requisitos: Demonstrar conformidade com os requisitos estatutários e regulamentares de segurança de alimentos; Avaliar e julgar os requisitos do cliente a fim de aumentar a satisfação; Comunicar eficazmente assuntos de segurança de alimentos aos seus fornecedores, clientes e partes interessadas; Fazer auto-avaliação da conformidade com a Norma.

9 Administração da Qualidade
NBR ISO Aula 22 Exercício: O Selo Tesco Nature´s Choice (TNC) compreende conceitos de quais normas/série? A aplicação dos princípios de gestão da segurança do alimento não somente provê benefícios diretos para a organização. Comente com base no artigo. Na percepção do grupo, a norma ISO compete com outras certificações adotadas pelos países individualmente? Qual a característica “chave” das certificações solicitadas dos fabricantes de alimentos?


Carregar ppt "Administração da Qualidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google