A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ATAQUE JAPONÊS A PEARL HARBOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ATAQUE JAPONÊS A PEARL HARBOR"— Transcrição da apresentação:

1 O ATAQUE JAPONÊS A PEARL HARBOR
Pearl Harbor é uma base naval dos Estados Unidos e o quartel-general da frota norte-americana do Pacífico, na ilha de O'ahu, Havaí, perto de Honolulu. Em livros mais antigos em português, usa-se por vezes a designação Porto das Pérolas.

2 INTRUDUÇÃO Pretendo com este trabalho mostrar-vos o ataque a pearl harbor.

3 RIVALIDADE COM O JAPÃO De todas as regiões do extremo oriente de então, o arquipélago Japonês era o único que era totalmente independente do colonialismo euro- americano. Ao ocorrer disso E.U.A em conjunto com mais algumas potencias tentaram contrabalançar o crescente vigor do japão. Com o aparecimento da guerra sino-japonesa os E.U.A passaram a adotar uma política de suspensão contra o japão. Desta forma, o quadro para a guerra futura estava formado. Ambos disputavam a hegemonia futura sobre o continente asiático.

4 Ataque de 1941 O ataque a Pearl Harbor por parte do Japão em 7 de dezembro de 1941 provocou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Os primeiros tiros disparados e as primeiras mortes em Pearl Harbor ocorreram quando o USS Ward atacou e afundou um mini-submarino japonês às 6h37min (hora local).

5 CONTINUAÇÃO Enquanto decorriam os sangrentos combates na URSS,O Japão preparava a conquista do seu espaço vital. A ocupação de alguns territórios na China e na Indochina, em 1941, foi o sinal das suas intenções ofensivas. Mas os EUA, que tinham grande influencia e poder no extremo Oriente, tenteram, pelos embargos comerciais, dificultar-lhe o rearmamento.

6 CONCLUSÃO A 7 de Dezembro de 1941 o japão atacou, de surpresa, a base naval americana de Pearl Harbor, no Hawai. Metade da frota americana do pacífico foi destruída. Este que levou os Estados Unidos, então presididos por Roosevelt, a entrarem na guerra. Era a mundialização do conflito.

7 SITUAÇÃO ATUAL Atualmente grande parte da base naval é considerada como um ponto de interesse histórico, sendo que foi instalado um memorial sobre os destroços remanescentes do navio USS Arizona. Nesse memorial, há uma passarela com chão transparente que permite aos visitantes a visualização de diversos pontos da embarcação. Também é possível notar que mesmo sete décadas após o ataque, o óleo armazenado nos tanques do navio continua fluindo até a superfície, deixando uma leve mancha sobre a água 4 .

8 Arizona Memorial

9 CONCLUSÃO Ao realizar este trabalho concluímos que esta batalha foi um ato muito difícil para os Estados Unidos, visto que perderam muitas vidas no ataque, mas que também o Japão teve as suas razões ao atacar a base Norte-Americana, que agora é um grande símbolo histórico e um centro turístico

10 Perguntas O que é Pearl Harbor? Onde é o Arizona Memorial?

11 Bibliografia harbor.html arbor.html lho-de-escola-resumo-sobre-o-ataque-a-pearl- harbor pearl-harb


Carregar ppt "O ATAQUE JAPONÊS A PEARL HARBOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google