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Estratégias ao Atendimento Farmacêutico e Fluxo de Informações

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Apresentação em tema: "Estratégias ao Atendimento Farmacêutico e Fluxo de Informações"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias ao Atendimento Farmacêutico e Fluxo de Informações
Módulo 5: Estratégias ao Atendimento Farmacêutico e Fluxo de Informações

2 Desenvolvimento de atividades de monitoração na farmácia
1) Qual a relação entre você e o dono da farmácia ? 2) Qual a relação entre você e o gerente da farmácia ? 3) Qual a relação entre você e o balconista da farmácia ? 4) Quais os fatores que podem dificultar este processo ? 5) Quais os fatores que podem facilitar este processo ? 6) Que ações devem ser feitas por você para iniciar este processo ?

3 Atendimento Farmacêutico
Escuta ativa Identificação das necessidades Análise da situação Tomada de decisões Definição de condutas Documentação e avaliação

4 Dispensação Aconselhamento farmacêutico baseado na prescrição médica
Detecções de situações de risco

5 Aconselhamento farmacêutico baseado no produto
Orientação Farmacêutica Aconselhamento farmacêutico baseado no produto Prevenção do risco

6 INTERFACE ENTRE ATENÇÃO FARMACÊUTICA E FARMACOVIGILÂNCIA
NOTIFICAÇÃO APLICAÇÃO DA CAUSALIDADE “CASO-A-CASO” ANÁLISE DE SINAIS E PROCESSAMENTO DA GESTÃO DO RISCO REGULAÇÃO DO MERCADO FARMACÊUTICO E DISSEMINAÇÃO DE NOVA INFORMAÇÃO EDUCAÇÃO ORIENTAÇÃO DISPENSAÇÃO ATENDIMENTO SEGUIMENTO INTERVENÇÃO RETRO-ALIMENTAÇÃO PARA A PRÁTICA FARMACÊUTICA IDENTIFICAÇÃO DE PRM NÍVEL SAÚDE PÚBLICA NÍVEL INDIVIDUAL COMUNICAÇÃO

7 Quando promover Busca Ativa em nível local ?
Publicação de alertas pela GFARM/ANVISA Solicitação de informações restritas para fortalecimento de sinal Publicação de artigos científicos que relatam casos específicos de RAM Informação indireta do usuário que lhe cause uma suspeita

8 Quando promover Busca Ativa em nível local ?
Substituições de medicamentos prescritos anteriormente Não adesão ao tratamento, percebido no atendimento Falta ao trabalho ou escola Uso de medicamentos paliativos em conjunto com outros medicamentos (anti-histamínicos, antiácidos, analgésicos etc.)

9 Fluxo de Informações – Reação Adversa como queixa do paciente
2 Visita à Farmácia Aquisição do medicamento 1 3 4 Prescrição médica Atendimento médico Suspeita de RAM pelo paciente 9 VISA 5 7 8 6 Recebimento, processamento e transmissão da notificação da RAM Atendimento farmacêutico – Triagem

10 Fluxo de Informações : Reação Adversa como suspeita pelo Farmacêutico
3 Visita à Farmácia 1 4 Automedicação (Paciente já em uso de outros medicamentos) Suspeita de RAM pelo farmacêutico 2 7 VISA Atendimento farmacêutico – Triagem 5 6 Recebimento, processamento e transmissão da notificação de RAM

11 Fluxo de Informações – Desvio da qualidade de medicamentos como queixa do paciente
3 Visita à Farmácia com o medicamento 1 Suspeita de Desvio da qualidade pelo paciente 2 Atendimento farmacêutico – Triagem 5 4 VISA Recebimento, processamento e transmissão da notificação do DQ

12 Fluxo de Informações – D: Desvio da qualidade de medicamentos percebida pelo farmacêutico
2 1 Suspeita de Desvio da qualidade – Avaliação Técnica Recebimento de mercadoria 4 3 VISA Recebimento, processamento e transmissão da notificação de DQ

13 Fluxo de Informações – E: Outros problemas relacionados com medicamentos detectado pelo farmacêutico
Erro de prescrição 1 Interação clinicamente significante Uso incorreto Abuso/dependência 3 Visita à Farmácia Atendimento farmacêutico – Triagem (Detecção de padrão de repetição) 2 5 4 VISA Recebimento, processamento e transmissão do relato dos casos por tipo de PRM

14 VISA Fluxo de Informações: Alertas e Informes oficiais 1
Divulgação de Alertas, Informes Técnicos e Medidas Sanitárias 2 Farmácias Notificadoras (recebimento e avaliação da nova informação) 3 VISA Atendimento farmacêutico (Incorporação da nova informação na prática profissional)

15 Exercício Considerando os fluxos apresentados, responda às seguintes perguntas: 1- O que faria o farmacêutico suspeitar que um paciente está apresentando RAM? 2- Como deveria ser feita a abordagem ao paciente? 3- Quais informações devem ser levantadas durante o atendimento farmacêutico devido à suspeita de RAM? 4- De que forma o farmacêutico pode ser proativo no monitoramento de RAM nos pacientes que chegam à sua farmácia?


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