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Instituto Federal de Santa Catarina

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Apresentação em tema: "Instituto Federal de Santa Catarina"— Transcrição da apresentação:

1 Instituto Federal de Santa Catarina
Curso Técnico em Informática para Internet Aula 3 – TIPOS DE DADOS, CONSTANTES E VARIÁVEIS E OPERADORES Instituto Federal de Santa Catarina 1

2 Introdução: 2 O computador realiza a sua tarefa
trabalhando as informações contidas em sua memória. Tais informações podem ser classificadas conforme dois tipos básicos: as instruções e os dados. Entende-se por instruções os comandos de funcionamento da máquina que determinam o modo como devem ser tratados os dados, e os dados correspondem as informações a serem processadas pelas instruções. Informação = Instrução + Dados 2 2

3 Tipos de Dados As informações utilizadas em um algoritmo podem ser classificadas como: Dados Constantes – não sofrem alterações durante a execução do programa. Ex: velocidade da luz= Km/s, moeda US = dólar. Dados Variáveis – eles podem sofrer alterações durante a execução do programa,. Ex: temperatura, velocidade do vento. As variáveis e as constantes podem ser basicamente de quatro tipos: Numéricas, caracteres, alfanuméricas ou lógic 3 3

4 Tipos Primitivos de Dados
Existem tais como: • Inteiro: informação pertencente ao conjunto dos números inteiros relativos (positiva ou negativa). Ex.: Ele tem 13 irmãos • Real: informação pertencente ao conjunto dos números reais. Ex.: O meu saldo bancário é de R$ 128,50. • Caractere: informação alfanumérica (caracteres alfabéticos, numéricos e especiais).Ex: Constava no edital: “Use somente caneta!”. • Lógico: informação que admitem dois estados, biestável (admite apenas 2 valores). Ex.: A janela pode estar aberta ou fechada. 4 4

5 Exemplos AGORA, QUE VOCÊ JÁ CONHECE OS TIPOS PRIMITIVOS, IDENTIFIQUE QUAL É O TIPO DE DADO CONTIDO EM CADA UMA DAS SENTENÇAS ABAIXO? a) A placa “Pare!” tinha 2 furos de bala ABAIXO b) Josefina subiu 5 degraus para pegar uma maçã boa. c) Alberta levou 3,5 horas para chegar ao hospital. d) Astrogilda pintou em sua camisa: “Preserve o meio ambiente”, e ficou devendo $100,59 ao vendedor de tintas. 5 5

6 Dica Uso Em programas de computador é necessário armazenar dados para posterior utilização. Estes dados são armazenados nas variáveis e constantes. Os dados de entrada e de saída e os resultados de quaisquer processamentos intermediários devem ser armazenados em variáveis, casos contrários serão perdidos e não poderão ser utilizados. 6 6

7 Dica Regras Os identificadores de variáveis e constantes devem obedecer a certas regras, em geral: O primeiro caractere deve ser uma letra e nunca um algarismo Não devem ser utilizados espaços em branco ou caracteres acentuados Cada linguagem de programação tem suas regras próprias para identificadores, consulte as que devem ser aplicadas em cada caso. 7 7 7

8 O que são constantes? Em informática, a constante é um espaço físico na memória, ela é identificada por um nome, também chamado de identificador, e pode conter dados de algum determinado tipo primitivo. O conteúdo armazenado não pode variar durante a execução do programa à qual ele pertença, e isto a distingue das variáveis. 8 8

9 O que são constantes? Constante é um determinado valor fixo que não se modifica ao longo do tempo, durante a execução de um programa. Conforme o seu tipo, a constante é classificada como sendo numérica, lógica e literal As constantes também são chamadas de “variáveis constantes”, apesar de este nome ser um aparente paradoxo. As constantes suportam os mesmos tipos de dados que as variáveis Exemplo de constantes: • O valor do número PI (π) • A velocidade da luz • 5 • “Não fume” 9 9 9

10 O que são Variáveis? 10 A variável é um espaço na memória
que pode conter dados de algum determinado tipo primitivo. Os dados armazenados em uma variável são os seus conteúdos, e estes podem variar durante a execução do programa à qual eles pertençam. Ex. Variável: saldo bancário 10 10 10

11 O que são Variáveis? ATENÇÂO!! Embora uma variável possa assumir diferentes valores, ela só pode armazenar um valor a cada instante. Exemplos de variáveis: 11 11

12 O que são Variáveis? Para você compreender melhor, vamos fazer uma analogia com uma vaga de estacionamento de um Shopping Center. A vaga é um espaço físico, cujo identificador é um código que nos permite voltar à mesma vaga após as compras. Existem vagas para veículos de diferentes tipos como veículos de passeio, motos e caminhões. O conteúdo da vaga é o veículo ali estacionado ou “nada”, quando ela está vazia. Esse “conteúdo” não é o mesmo no decorrer do dia. A variável também é conhecida como identificador, 12 12

13 O que são Operadores? Os operadores são os mecanismos de relacionamento de valores ( em um programa de computador) com a função de executar as seguintes tarefas: comparação, incremento, decremento e verificação. Existem três tipos de operadores: Operadores Aritméticos Operadores Relacionais Operadores Lógicos

14 Operadores Aritméticos
Os operadores aritméticos têm a função de realizar operações matemáticas entre dois valores numéricos resultando assim na obtenção de um valor numérico final.

15 Operadores Aritméticos
Além das quatro operações padrões( adição, subtração, multiplicação e divisão) pode-se também utilizar o operador para exponenciação. 15 15

16 Operadores Aritméticos
A tabela ao lado mostra as operações matemáticas e os seus respectivos símbolos gráficos: 16

17 Prioridade de execução das Operações Aritméticas
1 º) ( ) Parênteses 2 º) Exponenciação 3 º) Multiplicação, divisão (o que vier primeiro) 4 º) + ou – (o que vier primeiro) Ex: TOTAL = PREÇO * QUANTIDADE 1 + 7 * 2 ** 2 –1 = 28 3 * (1 – 2) + 4 * 2 = 5 17

18 Operadores Relacionais
Os operadores relacionais têm a sua utilização na operação de comparação entre String (seqüência) de caracteres e números. Os valores a serem comparados podem ser constantes ou variáveis. 18

19 Operadores Relacionais
Estes tipos de operadores sempre retornam os valores lógicos: verdadeiro ou falso/ True ou False (veja tabela 4). Na necessidade de estabelecer prioridades nas operações a ser executada, basta utilizar o sinal de parênteses para demarcar as operações a serem executadas primeiro. A tabela 3 mostra os operadores relacionais: 19 19

20 Operadores Relacionais
A tabela ao lado mostra os operadores relacionais Exemplo: Tendo-se duas variáveis A = 5 e B = 3, as possibilidades de resultados das combinações das expressões é que segue na tabela ao lado 20 20

21 Símbolo de Decisão O símbolo utilizado para comparação
(também chamado de tomada de decisão) de uma determinada condição estabelecida 21

22 Operadores Lógicos Os operadores lógicos ao lado
são utilizados para combinar resultados de expressões, retornando o resultado final como verdadeiro ou falso. 22

23 Operadores Lógicos AND/E: Uma expressão AND é verdadeira se, e somente se, todas as condições forem verdadeiras OR/OU: Uma expressão OR é verdadeira se pelo menos uma condição for verdadeira NOT/NÃO: Uma expressão NOT, também conhecida como negação, inverte o valor da expressão ou condição apresentada, se ela for verdadeira inverte para falsa e vice-versa. Os operadores lógicos e sua ordem de precedência 23 23

24 Operadores Lógicos A tabela abaixo mostra todos os valores possíveis gerados pelos operadores lógicos: OR, AND e NOT. 24

25 Exemplos Suponha ter as seguintes variáveis e atribuídos os seus respectivos valores: A = 5, B = 8 e C =1. Os resultados das expressões está sendo mostrado na tabela 8: 25 25

26 Operações Lógicas As Operações Lógicas são utilizadas quando se é necessário tomar decisões dentro do diagrama de bloco. Assim, em um diagrama de bloco, toda decisão tomada terá sempre como resposta um dos dois resultados: Verdadeiro ou Falso. A seguir será apresentado o exemplo do algoritmo “CHUPAR UMA BALA”. Lembre da possibilidade de se ter pessoas que não gostam de um determinado sabor de bala (por exemplo, o sabor de morango) o algoritmo terá um ponto de tomada de decisão. Na seqüência segue a resolução deste problema: 26 26

27 Algoritmo: “Chupar uma Bala”
1) Pegar a bala 2) A bala é de morango? 3) Se Verdade, não chupe a bala 4) Se Falso, continue com o algoritmo 5) Retirar o papel 6) Chupar a bala 7) Jogar o papel no lixo 27

28 Síntese Constante é um determinado valor fixo que não se modifica ao longo do tempo, durante a execução de um programa. Conforme o seu tipo, a constante é classificada como sendo numérica, lógica e literal. A variável é um espaço na memória que pode conter dados de algum determinado tipo primitivo. Os operadores são os mecanismos de relacionamento de valores ( em um programa de computador) com a função de executar as seguintes tarefas: comparação, incremento, decremento e verificação. Existem três tipos de operadores: Aritméticos, Relacionais e Lógicos. 28

29 Atividades de Aprendizagem
O que é uma constante? Dê dois exemplos. O que é uma variável? Dê dois exemplos. 3) Sabendo-se que José tem direito a 15% de reajuste de salário, complete o diagrama e simule um teste de mesa: 29

30 Atividades de Aprendizagem
4) Sabendo que A=3, B=7 e C=4, informe se as expressões a seguir são verdadeiras ou falsas. ( ) a) (A+C) > B ( ) b) B >= (A + 2) ( ) c) C = (B –A) ( ) d) (B + A) <= C ( ) e) (C+A) > B 30

31 Atividades de Aprendizagem
5) Sabendo que A=5, B=4 e C=3 e D=6, informe se as expressões a seguir são verdadeiras ou falsas. ( ) a) (A > C) AND (C <= D) ( ) b) (A+B) > 10 OR (A+B) = (C+D) ( ) c) (A>=C) AND (D >= C) 6) Tendo como dados de entrada a altura e o sexo de uma pessoa. Construa um algoritmo que calcule seu peso ideal, utilizando as seguintes fórmulas: Para homens: (72.7*h) - 58 Para mulheres: (62.1*h) (h = altura) 31 31

32 Atividades de Aprendizagem
7) Faça um teste de mesa do diagrama apresentado ao lado, de acordo com os dados fornecidos: 32

33 Atividades de Aprendizagem
8) Elabore um algoritmo levando-se em conta o diagrama apresentado abaixo: 33 33

34 Bibliografia Forbellone, André L. V.; Eberspächer, Henri Frederico, Lógica de Programação, 2ª Edição. Editora Pearson Education, São Paulo, 2001 Berg, Alexandre; Figueiró, Joice Pavek, Lógica de Programação, 3ª Edição, Editora Ulbra,Canoas, 2000 Moraes, Paulo Sérgio de, Lógica de Programação, Unicamp - Centro de Computação – DSC, Ultima Atualização: 04 de Abril de 2000 34


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