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EJRos Assessoria Técnica Ltda

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Apresentação em tema: "EJRos Assessoria Técnica Ltda"— Transcrição da apresentação:

1 EJRos Assessoria Técnica Ltda
Tornando sua empresa mais competitiva Everton José De Ros Engenheiro Eletricista (UFRGS), Pós Graduado em Manipuladores Robóticos (Mihajlo Pupin Institut – Yugoslávia), Pós Graduado em Comandos Lógicos (Omron Institut – Japão), MBA em Gestão Empresarial (FGV), Pós-MBA em Gestão de Negócios e Conflitos (Universidade de OHIO – EUA), Professor das disciplinas de Estratégia Empresarial e Negociações Avançadas para Pós Graduação em Administração da Fundação Getúlio Vargas, Auditor Líder, Consultor Empresarial e Diretor Executivo da EJRos Brasil.

2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Uma Visão Prática da Ferramenta Projeto Hospiserra Agosto de 2014

3 REFLEXÃO INICIAL “Se eu tivesse 9 horas para cortar uma árvore, passaria 6 afiando o machado” Abraham Lincoln

4 OBJETIVOS DESTA APRESENTAÇÃO
O objetivo desta apresentação é demonstrar aos alunos da FSG a importância de um Planejamento Estratégico (PE) para uma organização e explicar como a ferramenta pode ser construída, sob um aspecto prático da aplicação.

5 Alguns Dados Iniciais ... Menos de 5% dos colaboradores de uma organização são comunicados ou entendem o plano estratégico. Menos de 20% dos gestores de organizações tem incentivos ligados ao cumprimento de metas A maioria das organizações não associa as ferramentas de Planejamento e Orçamento A maioria dos gestores dispensa menos de uma hora por mês para pensar / rever estratégias adotadas A maioria das organizações fala em planejamento estratégico somente uma vez por ano

6 VÍDEO: IMPORTÂNCIA DA EQUIPE

7 GESTÃO POR RESULTADOS

8 Dois Temas: Futuro  Visão do Negócio Ferramenta: Planejamento Estratégico Presente  Missão do Negócio Ferramenta: Sistema de Gestão

9 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1 – Definições e Fundamentos 2 – Gerenciando a Estratégia 3 – Mapa Estratégico, Indicadores e Planos de Ação

10 Mas porquê planejar? Novas exigências dos consumidores
Perda de controle pelos governos Crescente fragilidade dos mercados Ser humano desafiando de maneira insólita a natureza Formação dos blocos comerciais e guerras comerciais declaradas Crescente interdependência global Rápido avanço tecnológico Ascensão e queda da nova economia Novas determinantes de valor e menor importância dos processos de medida tradicionais Rápido declínio nos custos da tecnologia

11 VÍDEO: O CARA

12 1 – Definições e Fundamentos
Entendendo o Planejamento Estratégico (PE) e Conhecendo seus Fundamentos

13 Estratégica Terminologia oriunda da área MILITAR;
Em grego antigo, significa A ARTE DO GENERAL ou aquilo que deve ser feito para vencer a batalha; Generais tem a missão de comandar exércitos, isto é, de vencer os desafios utilizando de forma apropriada os recursos disponíveis, conquistando territórios para suas guardiões. TERMO Significado STRATÓS Exército Acampado STRATÉIA Campanha Militar STRATEGÉO Liderar como um General STRATEGÓS Comandante de Exército STRATEGÍA Qualidade e Habilidades de um General

14 Definição de Planejamento Estratégico (PE)
Metodologia adotada de forma a se estabelecer um plano de ações permitindo que estratégias (caminhos ou projetos) possam ser estabelecidas e acompanhadas afim de serem atingidos determinados objetivos. Onde Queremos Chegar? (Objetivos) Caminhos (Estratégias) Onde estamos?

15 Modelo Estratégico de Michael Porter
Controle e Reavaliação Expansão Ambiente Empresarial Estratégia Corporativa Recursos Empresariais Estratégicos Objetivos Estratégicos Valores e preferências dos Decisores Estratégia Competitiva Controle e Reavaliação Expectativas Sociais e Comunitárias Diversifi- cação

16 UMA BOA ESTRATÉGIA É TUDO
VÍDEO: UMA BOA ESTRATÉGIA É TUDO

17 Definição de Planejamento Estratégico (PE)
A aplicação de um Planejamento Estratégico em uma organização consiste na utilização de um conjunto de conceitos e técnicas que permitem caracterizar seus fundamentos organizacionais (negócio, missão, visão, valores, princípios, marca e slogan), na avaliação de cenários (internos e externos à organização), no levantamento dos fatores críticos de sucesso, no traçado de objetivos estratégicos e estratégias de tal forma a ser estabelecido um plano de ação (projetos), permitido a organização atingir resultados esperados.

18 Estrutura do Ciclo de Planejamento Estratégico e a Formulação da Estratégia Competitiva
3a. Análise do Ambiente Interno: Pontos Fortes e Pontos Fracos (Cadeia de Valor) 1. Definição de Negócio 3b. Análise do Ambiente Externo: Ameaças e Oportunidades (5 Forças de Porter) 2. Declaração de Visão, Missão e Valores 3. Análise Ambiental e Elaboração de Cenários 4. Formulação de Objetivos e Metas 5. Definição das Estratégias Empresariais Formulação da Estratégia Competitiva 6. Implantação: Planos de Ação, Projetos e Feedback (BSC)

19 das Ações Estratégicas
Fases de um PE 1. Entendimento da Filosofia da Empresa Definição do Negócio, da Visão, da Missão, dos Princípios; Entendimento das habilidades pessoais necessárias. Estabelecimento dos Cenários, Análise do Ambiente Interno, Análise do Ambiente Externo; Formulação de Objetivos e da Estratégia Competitiva; Planos de Ação. 2. Análise e Síntese das Ações Estratégicas Implantação dos Planos de Ação e Projetos; Geração das diretrizes para o processo orçamentário e controle das atividades da empresa; Implantação do Balanced Scorecard. 3. Ação e Controle

20 Negócio Missão Visão Valores Princípios FCS’s
FUNDAMENTOS DO PE Negócio Missão Visão Valores Princípios FCS’s

21 Definição de Negócio O Negócio de uma organização define as linhas de atuação, o mercado e o tipo de produto / serviço que será desenvolvido, disponibilizado ou comercializado. O negócio da organização é definido a fim de caracterizar o quê a organização se propõe a fazer, ramo de atividades e o foco de público a ser atendido. O negócio deve apresentar “sem rodeios” o que a organização faz. Deve poder ser resumido em poucas palavras.

22 Qual é o Negócio? SUCESSO !
Visão Míope > Chocolate Visão Estratégica > Presentes Conseqüências práticas: Preço Embalagem Localização Atendimento Horário de Funcionamento SUCESSO ! Kopenhagen 1928

23 Exemplos de Definições de Negócios
Nike Mont Blanc Fedex BMW Harley-Davidson C&A Fuji Amil Revista Exame Marcopolo GM Honda Revlon Avon Ferrovias Americanas Atitude Prazer de Escrever Paz de Espírito Prazer de Dirigir Estilo de Vida Moda Imagens e Informação Saúde Idéias Soluções e Serviços Para Transporte Coletivo Pessoas em movimento Transporte Beleza e Esperança Beleza

24 TEMA 1 ESCREVA O NEGÓCIO DE SEU HOSPITAL ALGO COMO...
Hospital Filantrópico de Média Complexidade

25 Definição de Missão A Missão de uma organização define o propósito, a razão de sua existência e como deve ser seu posicionamento perante o negócio definido. É aplicada para caracterizar quem é a organização e para que serve (finalidade). Deve ser escrita no tempo “Presente”

26 (Quem é o nosso cliente ?) Onde ?
Fazer o que ? (Qual é o nosso negócio ?) Para quem ? (Quem é o nosso cliente ?) Onde ? (Base, prioridade, estratégia de lugar de negócio) Como ? (Desafio, diferencial da Instituição) Com que finalidade ? (Complemento Social) Características de uma boa declaração de Missão: Menciona o produto ou serviço, menciona os principais mercados ou clientes, lista as principais atividades desempenhadas e os fatores que diferenciam a organização de seus concorrentes

27 Exemplos de Missão 3M Resolver problemas insolvíveis de maneira inovadora Hewlett-Packard Realizar contribuições tecnológicas para o avanço e o bem-estar da humanidade Merck Preservar e melhorar a vida do ser humano Nike Experimentar a emoção da competição, vencendo e esmagando os competidores Sony Experimentar a diversão da inovação e aplicar a tecnologia para o benefício e prazer das pessoas Disney Fazer as pessoas felizes

28 ESCREVA A MISSÃO DE SEU HOSPITAL
TEMA 2 ESCREVA A MISSÃO DE SEU HOSPITAL ALGO COMO... Promover a saúde através da excelência, em serviços médico-hospitalares, buscando preservar a vida e tratar a doença, com atenção e dedicação aos pacientes.

29 Definição de Visão A Visão da organização define o destino da mesma, um norte, um rumo a ser seguido. A visão é aplicada para caracterizar onde a organização quer chegar. É escrita no tempo “Futuro”

30 Características de uma Visão de futuro bem construída:
Focada no futuro Motivadora e inspiradora Fácil de comunicar Alcançável Positiva e otimista Detalhada Compartilhada e apoiada 5

31 Exemplos de Visão Tornar-se uma empresa de energia de classe mundial
Petrobras Perdigão Coca-Cola Brahma China In Box Amex Bradesco Itaú Disney Folha O Globo United/TAM Audi FIAT Tornar-se uma empresa de energia de classe mundial Ser a marca mais gostosa deste e do novo milênio Vamos matar a sede do mundo Ser reconhecida como a melhor e maior empresa da América Latina Ser o melhor delivery de comida chinesa do mundo Ser o melhor cartão de crédito do mundo Sempre a frente Ser líder em performance, sólido, confiável, destacando-se pelo uso do marketing, da tecnologia e por equipes capacitadas.Cliente..cliente Criar um mundo onde todos possam ser crianças.... Sonho Fazer da Folha o principal jornal do Brasil Buscar a liderança nos mercados onde atua tendo como fronteira o país inteiro Ser a melhor empresa aérea do mundo/Brasil Ser sempre o carro do ano e do próximo século O carro do hoje, amanhã e sempre

32 ESCREVA AGORA A VISÃO DE SEU HOSPITAL
TEMA 3 ESCREVA AGORA A VISÃO DE SEU HOSPITAL ALGO COMO... Ser reconhecido até 2018 como um Hospital preocupado em prover os melhores serviços em saúde, destacando-se pela qualificação de sua equipe e efetividade na assistência.

33 Definição de Valores Os Valores de uma organização definem as bases adotadas pelas pessoas para realização de suas atividades, suas crenças e convicções. Os valores são pessoais e dão sustentação aos princícipos da organização.

34 Exemplo de Valores Respeito Ética Integridade Honestidade
Resolutilidade Perseverança Dedicação Humanismo

35 TEMA 4 ESCREVA OS VALORES DE SEU HOSPITAL ALGO COMO...
Humanização e Igualdade Agilidade e Presteza Seriedade e Ética Respeito Compromisso Responsabilidade Social Integridade e Credibilidade

36 Definição de Princípios
Os Princípios da organização definem as bases adotadas pela organização para realização de suas atividades, suas crenças e convicções, a partir de valores definidos. Os princípios são aplicados para definir como a empresa deve atuar de forma a atender as características do negócio, desenvolver sua missão e direcionar-se conforme sua visão. É o código de ética do negócio.

37 Define um código do que é um comportamento aceitável ou inaceitável
Busca ser um guia ou um código de ética que baliza a tomada de decisão É o que vale quando nada mais está escrito Devem ser transformados em comportamentos específicos Necessitam ser realísticos - coisas que nós possamos ser Consistentes com a história e a cultura da organização 5

38 Exemplos de Princípios
Merck Responsabilidade Social em todas as suas ações Excelência em processos Inovação baseada na ciência Honestidade e integridade como base das relações Lucro, mas com trabalhos que beneficiem a humanidade Sony Elevação da cultura e do status nacional do Japão Ser um pioneiro, não um seguidor, fazendo o impossível Encorajar a habilidade individual e a criatividade Disney Não ser cínico Divulgação dos valores do “American Way of Life” Criatividade, sonhos e imaginação Atenção fanática aos detalhes e a consistência no atendimento Preservação e controle da magia Disney

39 TEMA 5 ESCREVA OS PRINCÍPIOS DE SEU HOSPITAL ALGO COMO...
Humanização e igualdade no atendimento e no tratamento pessoal Agilidade e presteza no atendimento ao paciente Atuar sempre com seriedade e ética profissional Respeito com os colegas, pacientes e à hierarquia organizacional Compromisso com a assistência à saúde Responsabilidade Social: um propósito permanente Cumprir integralmente e fazer cumprir os estatutos, os regimentos internos, o regimento do corpo clínico, o código de ética médica e os procedimentos operacionais padrão, conferindo integridade e credibilidade às ações

40 Definição de Fatores Críticos de Sucesso
Atividades-chave do negócio de uma organização que precisam ser muito bem realizadas, bem operacionalizadas para que os objetivos possam ser alcançados. OS FCS’s são fundamentais para o sucesso do negócio, já que são os fatores que fazem a diferença e são efetivamente percebidos pelo cliente / comunidade de atuação.

41 Fatores Críticos de Sucesso
Identificam as partes críticas dos processos de trabalho da organização Desempenho superior nos fatores críticos de sucesso são determinantes para o sucesso empresarial Especificam os fatores que diferenciam a organização de seus competidores Devem ser únicos para cada negócio, não apenas genéricos As organizações possuem, em geral, não mais do que oito fatores críticos de sucesso Fontes de dados para os FCS: Pesquisa de mercado, Análise dos pontos fortes e fracos dos competidores, Projeção das mudanças no comportamento e hábitos do consumidor, Novas tecnologias, Mudanças na legislação, Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos / serviços;

42 Mas o que é crítico para um Hospital??
Promover e permitir o acesso à saúde, a todos, indiscriminadamente; Excelência técnica e operacional nos serviços prestados; Atendimento ágil, cordial, humano e adequado aos seus usuários e clientes; Disponibilidade de profissionais e recursos; Resolutividade ou encaminhamento apropriado; Oferta adequada para os serviços de maior demanda da comunidade; Integração de serviços (médico, hospital, CDI, laboratório,…); Constante atualização tecnológica; Ambiente de trabalho e infra-estrutura apropriados aos serviços oferecidos; Qualidade e assertividade em tudo que se propõe a fazer; Profissionais motivados, dedicados e capacitados;

43 Mas o que é crítico para um Hospital??
Corpo clínico para as principais demandas locais; Cuidado além do necessário em todas as atividades; Reconhecimento da comunidade de forma geral (ser efetivamente a referencia local em saúde); Manter e buscar constantemente parcerias, convênios e apoiadores; Preservar e ampliar os relacionamentos políticos, sendo apartidário; Ter os melhores resultados possíveis; Não ter erros associados aos seus serviços ou de seus profissionais.

44 Formulação e Gerenciamento da Estratégia Organizacional
2 - Gerenciando a Estratégia Formulação e Gerenciamento da Estratégia Organizacional

45 Análise de Cenários A análise de cenários, dentro do planejamento estratégico, permite orientar a organização de acordo com a sua situação atual, através da visão Externa do mercado e Interna da organização. A análise de cenários auxilia a responder “Como estamos?” permitindo a inicialização do traçado de estratégias para alcançar objetivos. Esta abordagem por cenários tem por finalidade um diagnóstico que aponta para as ameaças e oportunidades, os pontos fortes (forças) e os pontos fracos (fraquezas), permitindo a gestão da organização voltada para uma situação desejada.

46 Cenários Externos Oportunidades: São forças, variáveis ou situações externas, favoráveis a organização, podendo melhorar seu desempenho e não controladas pela organização. Devem ser aproveitadas para consolidar resultados apropriados. Ameaças: São forças, variáveis ou situações externas, adversas a organização, criando obstáculos ao seu desempenho e não controladas pela organização. Devem ser neutralizadas para evitar resultados inapropriados.

47 Cenários Internos Pontos Fortes: São características ou situações que diferenciam a organização e que lhe proporcionam uma vantagem no ambiente empresarial no qual está inserida. É uma variável controlável. É quando a organização é superior se comparada à concorrência. Favorece a organização perante ameaças e oportunidades. Pontos Fracos: São características ou situações inadequadas da organização e que lhe proporcionam uma desvantagem no ambiente empresarial no qual está inserida. É uma variável controlável. É quando a organização é inferior se comparada à concorrência. Limita a organização diante de oportunidades e ameaças.

48 Mas como criar objetivos e estratégias (projetos estratégicos) para uma organização ?
Através da Matriz SWOT

49 Matriz SWOT (ou FOFA) Planilha utilizada para detectar potencialidades, debilidades, pontos de defesa e vulnerabilidades a partir dos cenários traçados. Da matriz de SWOT podemos traçar os objetivos e montar quais serão as estratégias utilizadas para atingi-los. S = Strenghts (Forças) W = Weakness (Fraquezas) O = Opportunities (Oportunidades) T = Threats (Ameaças)

50 Matriz SWOT Oportunidades Ameaças Pontos Fortes Pontos Fracos
POTENCIALIDADES PONTOS DE DEFESA Pontos Fracos DEBILIDADES VULNERABILIDADE

51 Dois Conceitos Importantes
Objetivos: São alvos que a organização pretende atingir, uma posição a ser alcançada dentro de um limite futuro previsto de tempo, isto é, ONDE QUEREMOS CHEGAR. Devem ser acompanhados de responsáveis, prazos, indicadores e estratégias. Objetivos devem ser quantificados e mensuráveis. Estratégias : São os meios, os caminhos adotados para se atingir um ou mais objetivo.

52 Matriz SWOT - Modelo Oportunidades Ameaças Pontos Fortes Pontos Fracos
OBJETIVOS A, B e C ESTRATÉGIA 1 ESTRATÉGIA 2 ESTRATÉGIA 3 ESTRATÉGIA 4 ESTRATÉGIA 5 ESTRATÉGIA 6 OBJETIVOS D e E ESTRATÉGIA 7 ESTRATÉGIA 8 Pontos Fracos OBJETIVO F ESTRATÉGIA 9 ESTRATÉGIA 10 OBJETIVOS G, H e I ESTRATÉGIA 11

53 Tipos de Estratégias Basicamente existem dois tipo de estratégias (caminhos) a serem estabelecidos para o atendimento dos objetivos estratégicos: - Liderança por custos: Significa ter os custos mais baixos possíveis, de tal forma que o principal atrativo do produto ou serviço seja o seu preço. Neste caso, a qualidade é uma conseqüência do preço. Diferenciação: Significa agregar ao produto / serviço diferenciais que convençam o cliente a investir mais, pagar um pouco mais caro. Neste caso, o preço é uma conseqüência da qualidade oferecida.

54 Tipos de Estratégias Ambas as estratégias (Liderança por Custos x Difereciação) são excludentes, a não ser que unidades sejam vistas separadamente, como UNIDADES DE NEGÓCIOS .

55 Descrição dos Objetivos e das Estratégias
Cada objetivo traçado deve ser acompanhado por uma ou mais estratégias (projetos) para desenvolvimento e busca do mesmo. Exemplo: Tipo: Potencialidade OBJETIVO 1 (Expansão): Aumentar o número de Unidades ESTRATÉGIAS PROPOSTAS: 1.1 – Avaliação de locais e parceiros para nova unidade 1.2 – Análise de viabilidade econômica 1.3 – Preparação do local / decisão pela unidade 1.4 – Contratação de pessoal / compra de equipamento 1.5 – Inauguração da unidade

56 Diferenciais Competitivos
Os “Diferenciais Competitivos” buscam tornar a empresa única em sua proposta sob o ponto de vista do cliente. Devem sempre fazer parte da formulação da Estratégia Competitiva. Estratégia Competitiva Define a linha mestra de atuação das estratégias, o ponto de convergência.

57 3 – Mapas Estratégicos e a Visão do Balanced Scorecard (BSC)

58 O Balanced Scorecard (BSC)
O método do Balanced Scorecard foi desenvolvido em 1995 pelos professores Kaplan e Norton da Universidade de Harvard (EUA). O método é amplamente utilizado não só para apoiar a visão estratégica de uma empresa, através do Mapa Estratégico, sustentado pela sua missão e visão, mas como ferramenta de gestão de uma planejamento estratégico. A revolução proposta pelo modelo é a análise da estratégia corporativa através de várias perspectivas (Econômica/ Financeira, Mercado/Clientes, Processos Internos e Pessoas/Inovação). Antes deste modelo somente a perspectiva Econômica / Financeira era levada em consideração para análise da evolução de uma organização.

59 O Balanced Scorecard (BSC)
O BSC passou a ser elencado como uma forma de condução da implementação do Plano Estratégico numa organização. O BSC está baseado em indicadores (e metas) associadas a cada objetivo estratégico, sendo: Indicador: expressão numérica que demostra o resultado de uma medição ou monitoramento, realizado sobre atividade ou processo. Um indicador deve ter nome, finalidade, grandezas definidas, periodicidade de medição, sentido, meta (no caso de medição), responsável, fórmula, valor numérico (que expressa o resultado obtido) e análise crítica (que leva a um plano de ação). Meta: Valor pretendido / resultado a ser obtido quando de uma medição.

60 Perspectivas do Balanced Scorecard
Kaplan / Norton (1995) Econômica / Financeira Cliente / Mercado Processos Internos Aprendizado / Crescimento

61 Regulatórios e Sociais
MISSÃO VISÃO Perspectiva Econ/Finan Melhorar a estrutura de custos Aumentar a utilização dos ativos Expandir oportunidades de receita Aumentar o valor para os clientes Perspectiva do Cliente / Mercado Preço Qualidade Disponibilidade Seleção Funcionalidade Serviços Parcerias Marca Relacionamento Imagem Processos de Gestão Operacional Processos que produzem e fornecem produtos e serviços Processos de Gestão de Clientes Processos que aumentam o valor para o cliente Processos de Inovação Processos que criam novos produtos E serviços Processos Regulatórios e Sociais Processos que melhoram as comunidades e o meio ambiente Perspectiva dos Processos Internos Capital Humano Capital da informação Capital organizacional Perspectiva de Aprendizado e Crescimento Habilidades Treinamento Conhecimento Sistemas Bancos de Dados Redes Cultura e Liderança Alinhamento Trabalho em Equipe

62 Mas para um Hospital, qual seria um bom conjunto de objetivos estratégicos?

63 OBJETIVO 1  Resultados positivos
OBJETIVO 2  Reconhecimento e distinção OBJETIVO 3  Clientes, pacientes e comunidade satisfeitos OBJETIVO 4  Serviços atualizados e adequados as necessidades da comunidade OBJETIVO 5  Manutenção e constante busca por parcerias e apoiadores estratégicos OBJETIVO 6  Processos lógicos e eficientes OBJETIVO 7  Estrutura otimizada OBJETIVO 8  Crescimento e qualificação da equipe OBJETIVO 9  Reconhecimento e valorização dos envolvidos

64 E como ficaria o Mapa Estratégico?

65 MAPA ESTRATÉGICO HNSF Crescimento Sustentabilidade
Perspectiva de Resultados Resultados Positivos Reconhecimento e distinção Perspectiva de Mercado Clientes, pacientes e comunidade satisfeitos Serviços atualizados e adequados as necessidades da comunidade Perspectiva dos Processos Manutenção e busca por parcerias e apoiadores estratégicos Processos lógicos e eficientes Estrutura otimizada Perspectiva de Crescimento, Aprendizado e Inovação Crescimento e qualificação da equipe Reconhecimento e valorização dos envolvidos

66 FINALIZANDO......

67 Acompanhamento do PE O Planejamento Estratégico é elaborado apenas 1 vez... Após isto, o mesmo deve ser revisado periodicamente (semestralmente, anualmente) para adequação e adaptação às novas realidades. O que deve ser acompanhado mensalmente, através de análises críticas, é a execução dos planos de ação através da avaliação dos indicadores criados. Deve-se gerar ata de análise de indicadores para registrar toda correção de desvios e realinhamento de estratégias. 5

68 Dificuldades de Implementar um PE: Pessoas
OCULTAR INFORMAÇÕES FAZER SOMENTE CRÍTICAS DESTRUTIVAS NÃO COLABORAR NÃO ACEITAR E NÃO APRENDER DAR INFORMAÇÕES ERRADAS NÃO CUMPRIR PRAZOS

69 VÍDEO: TERRY TATE

70 As novas responsabilidades dos Gestores
Como lidar com estas responsabilidades? Definir a identidade da empresa, que realce seu propósito Encorajar a iniciativa a fim de encontrar as nascentes de criatividade da organização Ir em busca da integridade, que cria confiança e serve de base para o controle organizacional Estabelecer a Visão Estabelecer a Missão Quebrar Paradigmas Lidar com a resistência à mudança Questionar o “processo” Incentivar o pensamento “diferente” Utilizar sempre a Franqueza e a Sinceridade Comunicação e Feedback Negociação

71 Habilidades do Gestor Moderno
CONCEITUAL GESTOR HABILIDADE TÉCNICA HABILIDADE HUMANA CAPACIDADE DE NEGOCIAÇÃO

72 Planejar é Construir o Futuro que Queremos... OBRIGADO PELA ATENÇÃO!

73 Esta apresentação pode ser baixada no endereço:


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