A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo"— Transcrição da apresentação:

1 A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo

2 GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo O que é a Geologia? É a ciência responsável por estudar a constituição, a estrutura, a formação e as mudanças que ocorrem na Litosfera ou crosta terrestre. A Geologia estuda fenômenos como os terremotos, o vulcanismo e o movimento das placas tectônicas (tectonismo).

3 GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia. A estrutura do relevo brasileiro é estudada por vários geólogos. Imagem: Carl Spitzweg / Der Geologe, 1860 / Public domain. O GEÓLOGO de Carl Spitzweg (1808–1885), pintura do século XIX.

4 O Brasil e as Placas Tectônicas
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo O Brasil e as Placas Tectônicas Por que não ocorrem terremotos e vulcões no Brasil? Por causa de sua localização no centro da Placa Tectônica Sul-americana. Por estar longe das áreas de contato dessa placa com outras. VEJA O MAPA NA PRÓXIMO SLIDE

5 O Brasil e as Placas Tectônicas
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo O Brasil e as Placas Tectônicas Imagem: Ævar Arnfjörð Bjarmason / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

6 Estrutura Geológica do Brasil
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Estrutura Geológica do Brasil A Estrutura Geológica de um lugar refere-se a que tipo de material compõe o seu solo e subsolo. A Estrutura Geológica Brasileira é classificada considerando-se três unidades básicas: dobramentos antigos; bacias sedimentares; - crátons ou escudos cristalinos.

7 Estrutura Geológica do Brasil
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Estrutura Geológica do Brasil Dobramentos antigos Também chamados de cadeias orogênicas São resultantes do erguimento lento e horizontal. Era Pré-Cambriana Período Arqueozoico Período Proterozoico Já foram bastante desgastados pelos agentes erosivos Água da chuva Vento

8 Estrutura Geológica do Brasil
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Estrutura Geológica do Brasil São resultantes do acúmulo, em áreas mais baixas, de sedimentos e detritos oriundos do desgaste sofrido pelas rochas de terrenos mais altos, ao longo do tempo geológico. Bacias Sedimentares Recobre cerca de 64% do território brasileiro. Nelas, encontram-se os combustíveis fósseis: carvão e petróleo.

9 Estrutura Geológica do Brasil
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Estrutura Geológica do Brasil Longínquas atividades vulcânicas Solos dispostos em camadas horizontais Bacias Sedimentares Lavas endurecidas e desgastadas Conclusão: Pouca ação do tectonismo no Brasil Formaram-se nas eras Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Solos de terra roxa

10 Estrutura Geológica do Brasil
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Estrutura Geológica do Brasil Terrenos mais antigos e amplamente erodidos, de baixas altitudes. Crátons ou Escudos Cristalinos Os crátons encontrados no Norte do Brasil e nas Guianas são exceções, pois possuem grandes altitudes.

11 Estrutura Geológica do Brasil
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Estrutura Geológica do Brasil CRÁTONS Era Pré-Cambriana Período Arqueozoico Período Proterozoico Correspondem a 36% do território brasileiro 32% do período Arqueozoico 4% do período Proterozoico

12 Estrutura Geológica do Brasil
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Estrutura Geológica do Brasil Os Crátons podem ser classificados de duas maneiras. Quando expostos à superfície, são chamados de escudos; Quando cobertos por estruturas sedimentares, são chamados de embasamento cristalino.

13 Estrutura Geológica do Brasil
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Estrutura Geológica do Brasil

14 Qual a relação entre Geologia e Geomorfologia?
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Qual a relação entre Geologia e Geomorfologia? São ciências interligadas e complementares; as rochas e minerais estudadas na Geologia são a base de todo o relevo estudado na Geomorfologia; as diferentes formas de relevo (Geomorfologia) só existem por causa dos movimentos internos (Geologia). GEOLOGIA GEOMORFOLOGIA

15 A Geomorfologia e as formas de relevo
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo A Geomorfologia e as formas de relevo Palavra que vem do grego  Γηος, geos (Terra), μορφή, morfé (forma) e λόγος, logos (estudo, conhecimento) e significa “estudo da forma da Terra”. Ela classifica, descreve e explica a origem e as formas de relevo. Relevo são todas as formas que representam a superfície da terra. As principais formas de relevo são planaltos, planícies, depressões e montanhas.

16 Principais formas de relevo
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Principais formas de relevo Imagens: (a) Steve Partridge /  Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic, (b) Kerem Barut /  Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic.

17 A Geomorfologia e o relevo brasileiro
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo A Geomorfologia e o relevo brasileiro As formas de relevo encontradas no território brasileiro são: planaltos planícies depressões Elas podem apresentar variações. Todas as formas de relevo brasileiro estão acima do nível do mar, segundo sua hipsometria.

18 O que é Hipsometria? Hipsometria significa Medição de altura.
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo O que é Hipsometria? Hipsometria significa Medição de altura. Na prática, ela corresponde às medidas altimétricas (de altitude). É usada quando está relacionada às medidas do relevo.

19 Principais formas do relevo brasileiro
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Principais formas do relevo brasileiro Planalto Escarpa Planície Imagem: Bolapiercing /  Creative Commons Attribution 2.0 Generic

20 Classificação do relevo brasileiro
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Classificação do relevo brasileiro No Brasil, o relevo apresenta algumas características que demonstram a ação geológica sobre ele. De acordo com a hipsometria do relevo do Brasil, é possível classificá-lo como de altitudes modestas, visto que suas principais estruturas datam da Era Pré-Cambriana.

21 Autores que classificaram o relevo brasileiro
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Autores que classificaram o relevo brasileiro O relevo brasileiro foi classificado por três principais autores: Aroldo de Azevedo Jurandyr Ross Aziz Ab’Sáber

22 Classificação do relevo brasileiro
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Classificação do relevo brasileiro RELEVO: CLASSIFICAÇÃO DE AROLDO DE AZEVEDO Planalto das Guianas Planície Amazônica Planalto Central Planalto Atlântico Planície do Pantanal Imagem: Виктор В / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Planalto Meridional Planície Costeira Planície do Pampa

23 Classificação do relevo brasileiro
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Classificação do relevo brasileiro RELEVO: CLASSIFICAÇÃO DE AZIZ AB’SÁBER Planalto das Guianas Planície e Terras Baixas Amazônicas Planalto do Maranhão-Piauí Planalto Nordestino Planalto Central Planícies e Terras Baixas Costeiras Planície do Pantanal Imagem: Виктор В / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. Planalto Meridional Serras e Planaltos Do Leste e Sudeste Planalto Uruguaio-Sul-Rio Grandense

24 Classificação do relevo brasileiro
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Classificação do relevo brasileiro

25 Características do relevo brasileiro
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Características do relevo brasileiro Planaltos: áreas relativamente planas e altas São suas diferentes feições: as serras, as chapadas, colinas, escarpas, conjunto de morros. Exemplos: Serra das Russas ou Planalto da Borborema; Chapada Diamantina (Bahia).

26 Chapada Diamantina GEOGRAFIA, 7º Ano
A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Chapada Diamantina Imagem: Roberto Barroso/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil.

27 Características do relevo brasileiro
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Características do relevo brasileiro Planícies: áreas planas e baixas, onde ocorre a deposição de sedimentos e posterior compactação do solo. São amplamente utilizadas pela facilidade da ocupação humana. Exemplos: Planície Fluviomarinha do Recife; Planície do Pantanal; Planície Amazônica.

28 Planície do Pantanal GEOGRAFIA, 7º Ano
A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Planície do Pantanal Imagem: Autor desconhecido / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 1.0 Genérica.

29 Características do relevo brasileiro
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Características do relevo brasileiro Depressões: são áreas mais baixas que as demais formas de relevo circundantes. No Brasil, a maioria das depressões possuem altitudes positivas, estão acima do nível do mar. Por isso, são chamadas de relativas. Exemplos: Depressão sertaneja (nordeste); Depressão do Tocantins (norte).

30 Depressão Sertaneja GEOGRAFIA, 7º Ano
A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Depressão Sertaneja Imagem: YgorCS / Domínio Público.

31 EXERCÍCIO - 1 1- Por que não ocorrem terremotos e vulcões no Brasil?
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo EXERCÍCIO - 1 1- Por que não ocorrem terremotos e vulcões no Brasil? 2- Cite características: a) dos dobramentos antigos. b) dos crátons. c) das bacias sedimentares. 3- Aponte as semelhanças existentes entre essas unidades que formam a estrutura geológica do Brasil. 4- Relacione Geologia e Geomorfologia. 5- Indique quais as principais formas do relevo brasileiro e dê exemplos de cada uma delas. 6- Explique quais os autores que classificaram o relevo do Brasil e relate as diferenças entre suas classificações.

32 GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo EXERCÍCIO - 2 Observe a figura e marque a letra que indica corretamente as palavras referentes aos números 1, 2, 3 e 4, nessa sequência. 1-Planalto,2-planície, 3- depressão, 4- escarpa. 1- planície, 2- planalto, 3-depressão, 4- escarpa. 1- planalto, 2- depressão, 3-escarpa, 4- planície. 1- escarpa, 2- planalto, 3- planície, 4- depressão.

33 GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo EXERCÍCIO - 3 Observe as imagens e marque a letra que indica corretamente as formas de relevo representadas por elas. 1- Planalto, 2- Depressão 1- Planície, 2- Chapada 1- Montanha, 2- Depressão 1- Depressão, 2- Planície Imagem 1 Imagem 2 Imagem: Roberto Barroso/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. Imagem: Autor desconhecido / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 1.0 Genérica.

34 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS LIVROS ADAS, Melhem. Panorama Geográfico Brasileiro: contradições, impasses e desafios socioespaciais. – 4. ed. reform. e atual. – São Paulo: Moderna, 2004. ARAÚJO, Regina. MAGNOLI, Demétrio. Projeto de ensino de geografia. Geografia do Brasil ed. - São Paulo: Moderna, 2005. ROSS, Jurandyr. L. S. Geografia do Brasil ed. 1 reimpr. - São Paulo: EDUSP, 2003.

35 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GEOGRAFIA, 7º Ano A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SITES RECOMENDADOS Acesso em 1/7/2012. Acesso em 1/7/2012. Acesso em 1/7/2012. Acesso em 1/7/2012. Acesso em 3/7/2012.

36 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 3 Carl Spitzweg / Der Geologe, 1860 / Public domain. 17/09/2012 5 Ævar Arnfjörð Bjarmason / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 16a Steve Partridge /  Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. 03/11/2012 16b Kerem Barut /  Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. 19 Bolapiercing /  Creative Commons Attribution 2.0 Generic 22 Виктор В / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 18/09/2012 23 26 Roberto Barroso/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil.

37 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 28 Autor desconhecido / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 1.0 Genérica. 18/09/2012 30 YgorCS / Domínio Público. 33-A Roberto Barroso/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. 33-B


Carregar ppt "A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google