A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Integrantes: Alice, Ana Paula, Danielle, Edmundo, John e Mônica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Integrantes: Alice, Ana Paula, Danielle, Edmundo, John e Mônica"— Transcrição da apresentação:

1 Integrantes: Alice, Ana Paula, Danielle, Edmundo, John e Mônica
Universidade São Marcos Curso de Psicologia Disciplina: Saúde Ocupacional SESMT Integrantes: Alice, Ana Paula, Danielle, Edmundo, John e Mônica

2

3 O que é o SESMT? Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

4 Qual é a regulamentação do SESMT?
Portaria número 3.214, de 08 de junho de 1978, Norma Regulamentadora NR-4, artigo 162 da Consolidação das Leis Trabalhistas.

5 Qual o objetivo do SESMT?
Promover a saúde e proteger a integridade no local de trabalho.

6 Quais as atribuições do SESMT?
Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho; Determinar os EPIs (equipamento de proteção individual), de acordo com o NR-6; Colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas; Responsabilizar-se tecnicamente pela orientação quanto ao cumprimento das NRs;

7 Quais as atribuições do SESMT?
Manter permanentemente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de treiná-las, apoiá-la e atendê-la, conforme dispõe a NR-5; Esclarecer e conscientizar o empregador; Analisar e registrar acidentes e doenças do trabalho.

8 Quem deve ter o SESMT? As empresas privadas e públicas;
Os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário; que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT

9 Quem compõe o SESMT? Médico do Trabalho;
Engenheiro de Segurança do Trabalho; Enfermeiro do Trabalho; Técnico de Segurança do Trabalho; Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.

10 Médico do Trabalho: Médico portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Medicina do Trabalho, em nível de pós-graduação, ou Certificado de residência médica em área de concentração em saúde do trabalhador ou denominação equivalente, reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação, ambos ministrados por universidade ou faculdade que mantenha curso de graduação em Medicina.

11 Engenheiro de Segurança do Trabalho
Engenheiro ou arquiteto portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, em nível de pós-graduação.

12 Enfermeiro do Trabalho
Enfermeiro portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Enfermagem do Trabalho, em nível de pós-graduação, ministrado por universidade ou faculdade que mantenha curso de graduação em enfermagem.

13 Técnico de Segurança do Trabalho
Técnico portador de comprovação de registro profissional expedido pelo Ministério do Trabalho.

14 Auxiliar ou Técnico de Enfermagem
Auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem portador de certificado de conclusão de curso de qualificação de auxiliar de enfermagem do trabalho, ministrado por instituição especializada reconhecida e autorizada pelo Ministério da Educação.

15 SESMT X CIPA NR4 - SESMT NR5 - CIPA DIMENSIONAMENTO
Da representação de trabalhadores DIMENSIONAMENTO Do pessoal técnico Caráter Representativo e Participativo Caráter Técnico Elaboração de programas e projetos Ações e mecanismos de prevenção

16 Fontes Pesquisadas:


Carregar ppt "Integrantes: Alice, Ana Paula, Danielle, Edmundo, John e Mônica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google