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MODELO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

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Apresentação em tema: "MODELO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO"— Transcrição da apresentação:

1 MODELO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Maria da Graça Nogueira

2 O MODELO Como prever, planejar e controlar o trabalho das pessoas uma vez que nem todos têm uma linguagem comum e uma visão mínima do andamento do projeto geral e da contribuição que é esperada para a empresa? O primeiro passo para o gerenciamento eficiente do processo de desenvolvimento de produto é torná-lo visível a todos os envolvidos

3 O MODELO Visibilidade significa descrever as atividades, recursos, informações, fases, responsabilidades e outras possíveis dimensões do processo. O propósito é claramente didático, mas nada impede que uma empresa utilize-o como referência para identificar pontos que poderiam ser melhorados: o modelo unificado.

4 DIFERENÇAS ENTRE PROCESSOS E PROJETOS
CONTÍNUOS E REPETITIVOS TEMPORÁRIOS E ÚNICOS OBJETIVOS ATUALIZADOS PERIODICAMENTE OBJETIVOS ÚNICOS

5 Pessoas envolvidas no PDP e seus papéis principais
Membros da diretoria: eles reúnem o conjunto de responsabilidades referentes ao planejamento, aconselhamento e auditoria das atividades e decisões tomadas pelo agente executivo da organização. Na falta dessa figura, são os gerentes de: marketing, fabricação e desenvolvimento que assumem. São os patrocinadores do PDP e definem as estratégias que norteiam o planejamento estratégico do produto. Gerente funcional: são os responsáveis por vendas, finanças, engenharia, assistência técnica (varia de empresa para empresa). Responsável pela engenharia: pessoa que responde pelos recursos específicos da área de engenharia. Gerente de projetos: deve ter habilidades e conhecimentos de gestão de projetos. Especialistas: possui um domínio sobre tecnologias empregadas (cálculo estrutural, injeção plástica, sistemas de controle, integração de hardware).

6 Pessoas envolvidas no PDP e seus papéis principais
Parceiros: pessoas de empresas parceiras que podem contribuir nas mais diversas áreas de conhecimento. Time de planejamento estratégico de produto: responsável pelo desdobramento do planejamento estratégico em portfólio de produtos da empresa. Time de desenvolvimento: responsável por um projeto específico de desenvolvimento. Time de avaliação: responsável por aprovar a continuidade do projeto. Time de acompanhamento do produto: responsável pelo produto ao longo de seu ciclo de vida, após o término da macrofase de desenvolvimento.

7 VISÃO GERAL DA MACROFASE DE PRÉ-DESENVOLVIMENTO
A missão do pré-desenvolvimento é garantir que o direcionamento estratégico, definido a priori pela empresa no planejamento estratégico da corporação, as idéias de todos os atores internos e externos envolvidos com os produtos, e as oportunidades e restrições sejam sistematicamente mapeados e transformados em um conjunto de projetos bem definidos, isto é, o portfólio dos projetos que deverão ser desenvolvidos

8 Planejamento estratégico
O processo de planejamento estratégico é um processo gerencial, isto é, seu resultado final não agrega valor diretamente para o cliente.

9 Desenvolver uma estratégia é responder a um conjunto de questões:
Onde estamos? Para onde vamos? Como chegaremos lá? Temos capacidade para realizar isso? Como saberemos se estamos chegando lá?

10 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – General Eletric
ESTRATÉGIA Objetivos, meios e metas da Corporação CORPORATIVA Turbina de aviões Como distribuir os recursos Nas Unidades de negócios (EU) Objetivos, meios e metas da Unidade de Negócios NEGÓCIOS eletrodomésticos Linha de produto e Estratégia Tecnológica Dentro da UN PRODUTOS lâmpadas

11 OBJETIVOS PRINCIPAIS DA MACROFASE DE PRÉ-DESENVOLVIMENTO
Garantir a melhor decisão sobre o portfólio de produtos e projetos, respeitando a estratégia da empresa e as restrições e tendências mercadológicas e tecnológicas. Garantir que haja uma definição clara e um consenso mínimo sobre o objetivo final de cada projeto, evitando um possível “desvio de rota” em relação a cada produto dentro do portfólio da empresa.

12 IMPORTÂNCIA DO PRÉ-DESENVOLVIMENTO
É a ponte entre os objetivos da empresa e os projetos de desenvolvimento. Contribui nos seguintes aspectos: Foco nos projetos prioritários definidos pelos critérios da empresa; Uso eficiente dos recursos de desenvolvimento; Início mais rápido e mais eficiente; e Critérios claros para avaliação dos projetos em andamento.

13 O PRÉ-DESENVOLVIMENTO É PARA TODOS?
Sim, independentemente do tipo de processo de desenvolvimento de produto, a empresa necessita de um mínimo de entendimento da missão e objetivos estratégicos. Qto a dimensão mercado-setor: eletroeletrônicos (celulares) e a biotecnologia. Nesses ambientes, escolher um bom projeto pode decidir entre prosperar ou morrer. Qto a dimensão mercado-concorrência: empresas de perfumes, alimentos ou linha branca. Atende as necessidades dos clientes sem comprometer a manufaturabilidade. Complexidade do produto: exige um pré-desenvolvimento mais completo pois é grande o risco de fracasso diante das dificuldades de desenvolvimento.

14 VISÃO GERAL DA MACROFASE DE DESENVOLVIMENTO
Projeto informacional Projeto conceitual Projeto detalhado Preparação produção Lançamento do produto GRAU DE INCERTEZA No início o grau de incerteza é grande, porém é neste momento que são realizadas as escolhas de soluções de projeto (materiais, conceitos, processos de fabricação, etc.), que determinam aproximadamente 85% do custo final do produto

15 VISÃO GERAL DA MACROFASE DE DESENVOLVIMENTO
Projeto informacional Projeto conceitual Projeto detalhado Preparação produção Lançamento do produto QUANTIDADE DE ESCOLHAS No início a quantidade de escolhas é grande, porém é neste momento que as pessoas envolvidas no PDP são imprescindíveis na seleção das melhores escolhas, minimizando mudanças

16 VISÃO GERAL DA MACROFASE DE DESENVOLVIMENTO
Projeto informacional Projeto conceitual Projeto detalhado Preparação produção Lançamento do produto Mudanças sempre ocorrem, dada a natureza do processo de desenvolvimento, e o importante é fazer com que elas ocorram no início do desenvolvimento, quando o custo de alteração é menor. Esse é um dos objetivos da engenharia simultânea INFLUÊNCIA NO CUSTO

17 Engenharia simultânea
É uma filosofia utilizada no processo de desenvolvimento de produtos. É uma abordagem sistemática, que possui os seguintes princípios: Trabalho em equipe: cooperação, confiança e compartilhamento de conhecimento; Equipe formada por clientes e fornecedores; Desenvolvimento do produto levando em consideração, desde o início, todos os elementos do ciclo de vida do produto, da concepção ao descarte, incluindo qualidade, custo, prazos e requisitos dos clientes; Enfatiza o atendimento das expectativas dos clientes; Faz uso de métodos e sistemas integrados de engenharia, tais como QFD, FMEA, CAD, entre outros.

18 Projetos Robustos Projeto e produto robustos funcionam corretamente, mesmo na presença de fatores de ruído. Fatores de ruído podem incluir: ·variações de parâmetros ·mudanças ambientais ·condições operacionais ·variações de fabricação

19 Quem é melhor em tiro ao alvo?

20 Quem é melhor em tiro ao alvo?
Sam precisa simplesmente ajustar a vista John precisa de Muito treino

21 RESULTADO DA MACROFASE DE DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento parte das informações geradas pela fase anterior (pré). O plano do projeto é constituído pelo escopo do projeto, escopo do produto, atividades e sua duração, prazos, orçamento, pessoal responsável, recursos necessários, especificação de critérios e procedimentos para avaliação da qualidade, análise de riscos, indicadores de desempenho selecionados para o projeto e produto, incluindo custo-alvo.

22 RESULTADO DA MACROFASE DE DESENVOLVIMENTO
Resultados da macrofase de desenvolvimento: informações técnicas detalhadas, da produção até a comercialização. Inicia-se com a determinação de todas as especificações-meta do produto Deve-se partir de uma concepção para se projetar Informações são detalhadas, protótipos testados e produto homologado Os equipamentos chegam, a produção inicia e o produto é lançado.

23 VISÃO GERAL DA MACROFASE DE PÓS-DESENVOLVIMENTO
Por que pós-desenvolvimento? É comum, nas empresas, que após o desenvolvimento do produto a engenharia entregue “o bastão” para a produção. Resultado: as informações geradas no pré e no desenvolvimento, não se transformam em conhecimento. As informações não passam pelo “crivo” da aplicação prática que verifica a qualidade das informações geradas.

24 ATIVIDADE CENTRAL O acompanhamento sistemático e a documentação correspondente das melhorias de produto ocorridas durante o seu ciclo de vida são atividades centrais do pós-desenvolvimento. O pós-desenvolvimento gera: 1. Pessoas e conhecimentos adquiridos nas fases anteriores à disposição da empresa, no acompanhamento do ciclo de vida do produto

25 ATIVIDADE CENTRAL 2. Conhecimentos sistematizados e documentados, viabilizando sua reutilização em novos projetos de desenvolvimento 3. Compreende a retirada do produto, do mercado, ao final do ciclo e o atendimento a gestão do meio ambiente (reuso, desmontagem total ou parcial, reciclagem do material e descarte total) 4. Avaliação de todo o ciclo de vida do produto a posteriori, para verificação de grau de acerto econômico a fim de criar um padrão de previsão

26 PÓS-DESENVOLVIMENTO É PARA TODOS?
GRANDES EMPRESAS: indústria aeronáutica – o acompanhamento das operações pode envolver até 40 anos. É vital e uma exigência dos clientes e instituições que regulam o setor. PEQUENAS EMPRESAS: indústrias de máquinas de pequeno porte (máquina de costura caseira, cortador de grama, etc).

27 QUATRO CONCEITOS IMPORTANTES
REVISÃO DE FASES (GATES) MÉTODOS E FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO (QFD, CAD, FMEA) INDICADORES DE DESEMPENHO DO PDP PARCEIROS DO DESENVOLVIMENTO COLABORATIVO DE PRODUTOS


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