A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como fazer um artigo científico?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como fazer um artigo científico?"— Transcrição da apresentação:

1 Como fazer um artigo científico?
FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTÃO - FIS CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I PROFESSOR: FARNÉSIO DE SOUSA CAVALCANTE Como fazer um artigo científico? Aula 7

2 Como fazer um artigo científico?
FERREIRA, D.D.M.; FERREIRA, L.F. O Ensino de Gestão Ambiental nos Cursos de Administração de Empresas nas IES (Instituições de Ensino Superior) do Estado de Santa Catarina: Um Estudo Exploratório. CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, IV: Responsabilidade Socioambiental das Organizações Brasileiras. Anais..., Niterói, RJ, Brasil, 2008.

3 Como fazer um artigo científico?
Resumo Os autores iniciam o resumo pelos objetivos a serem alcançados que nesse caso é: “verificar o grau de inserção da disciplina de gestão ambiental na matriz curricular dos cursos de graduação em Administração de Empresas oferecidos pelas IES (Instituições de Ensino Superior) do estado de Santa Catarina...” (p.1). O resumo é a última parte a ser feita no trabalho, embora esteja no início dele. Abstract Os autores traduziram o mesmo texto para o inglês, sem acrescentar ou fazer uma versão do resumo.

4 Como fazer um artigo científico?
1. Introdução Os autores deram boa contribuição na INTRODUÇÃO do artigo, analisando os cenários de novas tecnologias e os problemas ambientais enfrentados pelas empresas. A única citação, obedecendo às regras e os direitos autorais foi: Para DONAIRE (1999, p. 50), “as organizações deverão de maneira acentuada, incorporar a variável ambiental na prospecção de seus cenários e na tomada de decisão, além de manter uma postura responsável, de respeito à questão ambiental”. Diz ainda que: “a inexistência de consumidores conscientizados em relação a causa ambiental pode dar falsa impressão de que a empresa não está ameaçada pela crescente ampliação dos produtos amigáveis ao meio ambiente no mercado de bens e serviços.”

5 Como fazer um artigo científico?
2. Problema Os autores esclarecem que: “aspectos socioambientais exercem cada vez mais influência nas decisões do empresariado...” (p.5) “... frente à necessidade de administradores esclarecidos a respeito desta temática, buscam-se neste estudo subsídios para formar profissionais hábeis e que enfatizem a questão ambiental. Diante desta questão, como as IES têm inserido a variável ambiental em sua matriz curricular?” (p.5) Inserem o conceito de desenvolvimento ambiental descrito por VALLE (2002, p.28) “significa atender às necessidades da geração atual sem comprometer o direito das futuras gerações atenderem suas próprias necessidades”.

6 Como fazer um artigo científico?
3. Objetivo e Justificativa Os autores apresentam os objetivos do trabalho, conforme já se encontra no resumo: “verificar o grau de inserção da disciplina de gestão ambiental (ou correlatas) na matriz curricular dos cursos de graduação em Administração de Empresas oferecidos pelas IES (Instituições de Ensino Superior) do estado de Santa Catarina”. (p.5)

7 Como fazer um artigo científico?
No texto deste artigo: 4. Metodologia “Os objetivos propostos foram alcançados através de pesquisa exploratória que para APOLLINÁRIO (2004) é um estudo que tem por objetivo aumentar a compreensão de um problema ainda não perfeitamente delineado”. “Utilizou-se também a pesquisa bibliográfica, em literaturas específicas e foram ainda realizadas consultas à página web do INEP (2008) e das IES do estado de Santa Catarina”. No texto da Obra original: “Na Pesquisa Exploratória tem-se por objetivo aumentar a compreensão de um problema ainda não perfeitamente delineado”. APOLLINÁRIO (2004, p.87)

8 Como fazer um artigo científico?
5. Gestão do Conhecimento da Sustentabilidade Os autores, de maneira sucinta, discorrem sobre a gestão do conhecimento ambiental e suas implicações no processo produtivo. Citam FIALHO et al. (2008) “A produção em larga escala que promove a retirada excessiva de matéria prima da natureza, faz com que se extrapole a capacidade suporte dos ecossistemas”. (p.7) Gestão do Conhecimento da Sustentabilidade “conjunto de saberes que, de forma direta ou indiretamente visa a evolução da relação sociedade-meio ambiente”. (p.7)

9 Como fazer um artigo científico?
5.1 Gestão Ambiental Os autores citam: PNMA (Política Nacional do Meio Ambiente – Lei 6.938/1981 “Meio ambiente diz respeito ao conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

10 Como fazer um artigo científico?
Os autores citam: Kraemer e Tinoco (2004) “MEIO AMBIENTE é o conjunto de elementos bióticos (organismos vivos) e abióticos (energia solar, solo, água e ar) que integram a camada da Terra chamada biosfera, sustentáculo e lar dos seres vivos”.

11 Como fazer um artigo científico?
5.2 Educação e Meio Ambiente Os autores citam: ROSA, F. S., ENSSLIN, S. R. A Gestão Ambiental em Eventos Científicos: Um estudo exploratório nos eventos avaliados segundo critério Qualis da CAPES. IX ENGEMA - ENCONTRO NACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE. Curitiba, 2007. MOSINHO, P. In: Trigueiro, A. (Coord.) Meio ambiente no século 21. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2003. “Educação ambiental é um processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais”.

12 Como fazer um artigo científico?
5.2 Educação e Meio Ambiente Os autores citam: TRATADO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS E RESPONSABILIDADE GLOBAL. “Consideramos que a educação ambiental para uma sustentabilidade eqüitativa é um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida”.

13 Como fazer um artigo científico?
6. Resultado Os autores citam: Instituto Nacional de Pesquisa em Educação (INEP) (2008). 7. Conclusões Os autores, assim concluem: “Identificou-se que aproximadamente 50% das IES do estado de Santa Catarina que apresentam o curso de Administração de Empresas oferecem a disciplina (GESTÃO AMBIENTAL). Para os autores, dentre outras variáveis, o fato da questão ambiental ser assunto freqüente em todos os segmentos da literatura mundial corrobora com este percentual significativo”. (p.14)

14 Bons estudos! Farnésio de Sousa Cavalcante, D.Sc.
(87)


Carregar ppt "Como fazer um artigo científico?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google