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“O VENTO SOPRA ONDE QUER” ESTUDO SOBRE PNEUMATOLOGIA

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Apresentação em tema: "“O VENTO SOPRA ONDE QUER” ESTUDO SOBRE PNEUMATOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 “O VENTO SOPRA ONDE QUER” ESTUDO SOBRE PNEUMATOLOGIA
Centro Franciscano de Formação e Cultura Prof. Carlos Cunha 21 e 22/6 de 2014

2 “O VENTO SOPRA ONDE QUER” ESTUDO SOBRE PNEUMATOLOGIA
A “pessoa” do Espírito Santo Sua missão Seus dons Espírito Santo e a contemporaneidade Proposta

3 “O VENTO SOPRA ONDE QUER” ESTUDO SOBRE PNEUMATOLOGIA
Bibliografia sugerida MOLTMANN, Jürgen. O Espírito da vida: uma pneumatologia integral. Editora Vozes. TILLICH, Paul. Teologia Sistemática. 4º livro. Editora Sinodal. BOFF, Leonardo. O Espírito Santo: fogo interior, doador de vida e Pai dos pobres. Editora Vozes. COMBLIN, José. O Espírito Santo e a libertação. Editora Vozes. LIBANIO, J.B. Creio no Espírito Santo. Editora Paulus.

4 Etimologia e conceito “PNEUMATOLOGIA”
Que nome estranho! O que é?

5 “PNEUMATOLOGIA” “Segmento da doutrina cristã que trata do Espírito Santo. O termo deriva-se das palavras gregas PNEUMA (espírito) e LOGOS (ensino sobre). A pneumatologia estuda a pessoa e a obra do Espírito Santo, sobretudo sua participação na SALVAÇÃO.” Grenz, Guretzki, Nordling

6 A Trindade como chave de leitura
“PNEUMATOLOGIA” 1º Pressuposto A Trindade como chave de leitura “Deus é comunhão de amor e não solidão de uma natureza. E esta comunhão no amor é tão íntima e radical, que os Divinos Três se uni-ficam (ficam um) num só Deus-comunhão-amor-doação-relação” L. Boff

7 A Salvação como chave de leitura
“PNEUMATOLOGIA” 2º Pressuposto A Salvação como chave de leitura Salvação, libertação, santificação como ação operada por Deus – Pai, Filho e Espírito Santo Criatura e Criação

8 Perguntas teológicas Que importância tem para a fé cristã o estudo da pneumatologia? Como o estudo sobre o Espírito Santo ilumina a vida cristã?

9 Perguntas pastorais Que importância tem para a pastoral o estudo da pneumatologia? Como o estudo sobre o Espírito Santo ilumina a pastoral?

10 Perguntas existenciais
Que importância tem para a espiritualidade o estudo da pneumatologia? Como o estudo sobre o Espírito Santo ilumina a minha espiritualidade?

11 Terceira pessoa da Trindade
QUEM É O ESPÍRITO SANTO? Terceira pessoa da Trindade “Creio em um só Deus, Pai onipotente, criador do céu e da terra [...]. E um só Senhor, Jesus Cristo, unigênito Filho de Deus e nascido do Pai [...]. E no Espírito Santo, Senhor e vivificador, que procede do Pai e do Filho, que com o Pai e o Filho ao mesmo tempo é adorado e conglorificado, que falou por meio dos profetas [...].” Símbolo de fé niceno-constantinopolitano

12 ESPÍRITO SANTO? QUEM É O Desafios
A tarefa de redizer o terceiro artigo do Credo: “Creio no Espírito Santo” Diferença entre Dogma e dogmatismo “Símbolo” de fé Mudança de paradigma: Grego (substância e essência) – algo estático Complexo – movimento, ação, processo, criativo etc.

13 devem adorá-lo em espírito e verdade”.
QUEM É O ESPÍRITO SANTO? “Deus é espírito e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”. Jo 4,24 Adoração que extrapola a materialidade; O culto que Deus tem prazer é espiritual: “O sacrifício de um coração humilde, contrito, grato e adorador. Uma devoção sincera, de coração, em qualquer lugar e hora, é indispensável para quem quiser oferecer a Deus adoração que ele aceite” (F.F. Bruce).

14 QUEM É O ESPÍRITO SANTO? “O vento sopra onde quer e ouves o seu ruído, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito”. Jo 3,8 Vida cristã implica num novo nascimento – “nascer da água e do Espírito” (Jo 3,5); Ação do Espírito para além das nossas limitações – sopro micro e macro ecumênico.

15 ESPÍRITO SANTO? RUAH QUEM É O
Palavra hebraica que pertence ao gênero feminino. Aparece 380x no AT Sentido primário “Espaço atmosférico entre o céu e a terra” O espaço amplia e se transforma na ambiência vital para todos os seres vivos

16 ESPÍRITO SANTO? RUAH QUEM É O Primeiro sentido é cosmológico
Segundo sentido é antropológico VENTO (disposição) (energia vital) “Se Deus retira o espírito, todos os vivos expiram e retornam ao pó” Sl 104,4

17 ESPÍRITO SANTO? PNEUMA QUEM É O Palavra grega que aparece 250x no NT
Sentido na natureza – VENTO Sentido nos animais – RESPIRAÇÃO Sentido nos humanos – LOGOS “E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” Jo 20,22

18 ESPÍRITO SANTO? ESPÍRITO SANTO QUEM É O
Nome composto tardio – Sl 51,13 e Is 63,10s Na literatura rabínica Espírito do santuário “Não é uma denominação para Deus, mas significa um meio de revelação e a capacitação para um cargo santificado” (Moltmann)

19 ESPÍRITO SANTO? ESPÍRITO SANTO QUEM É O
É “santo”, porque ele santifica a vida e renova a face da terra (Moltmann) Virada conceitual no período intertestamentário Ruah Yahweh (do Senhor) para Pneuma Agion (de santidade)

20 Ruah Yahweh (do Senhor) / Pneuma Agion (de santidade)
QUEM É O ESPÍRITO SANTO? Ruah Yahweh (do Senhor) / Pneuma Agion (de santidade) “Esta transferência da teologia do templo para o povo tem como consequência que Deus “chega ao repouso” e “tem sua morada” onde a sua vontade é cumprida e onde a sua lei encontra uma obediência espontânea e natural” (Moltmann) Cf. Lc 1,35 “...armará a sua tenda...” (episkiásei) – o Espírito vem ou emerge nela de forma permanente <> shekiná de Deus sobre Israel

21 ESPÍRITO SANTO? É uma PESSOA QUEM É O Identidade própria
Ser gerado desde sempre pelo Pai e pelo Filho Filioque (“e pelo Filho”) Controvérsia entre Oriente (Pai) e Ocidente (Pai e Filho) “Não há Pai sem Filho e nem Filho sem Pai. Estão sempre juntos”

22 ESPÍRITO SANTO? PERICÓRESE QUEM É O
“peri” – ao redor; “choresis” – dança Interação e intercurso Teólogo grego, João Damasceno (séc. XVIII) Caráter dinâmico e interpessoal da Trindade em contraste com imagens e abstrações impessoais.

23 (Agostinho, in: De Trinitate VI, 10.12)
QUEM É O ESPÍRITO SANTO? PERICÓRESE “Inter-retro-relação das Divinas Pessoas entre si ou a completa reciprocidade das Divinas Pessoas” (L.Boff) “Cada uma das Pessoas Divinas está em cada uma das outras; e todas em cada uma; e cada uma em todas; e todas estão em todas; e todas são somente um” (Agostinho, in: De Trinitate VI, 10.12)

24 ESPÍRITO SANTO E SUA MISSÃO
Economia de Deus (Iavé) Economia do Filho (Jesus Cristo) Economia do Espírito (Espírito Santo) A pericórese trinitária permeia toda a Bíblia

25 ESPÍRITO SANTO E SUA MISSÃO
Manifestações pontuais Iavé como senhor absoluto Primeiro Testamento No ministério de Jesus (Lc e Mt) Allos Paráclito (Jo) Evangelhos Pentecostes – poder para missão Espírito como protagonista Atos dos Apóstolos e 2ºT Ação do Espírito

26 O Pentecostes como força propulsora da ação do Espírito Santo
SUA MISSÃO O Pentecostes como força propulsora da ação do Espírito Santo Judaico At 2 Samaritano At 8,17 Gentílico At 10,44

27 ESPÍRITO SANTO E SUA MISSÃO
“Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” At 2,4 “A inculturação não vem de fora, mas acontece dentro das pessoas. O milagre não está em falar línguas estranhas, mas que os estranhos entendam a linguagem única da fé. Este é o milagre de Pentecostes.” J.B. Libanio

28 ESPÍRITO SANTO E SUA MISSÃO
O apóstolo Paulo é responsável pela descrição da vida “no” e “pelo” Espírito Santo. Espírito e liberdade Carne e submissão Rm 8,1-11

29 Dois modos existenciais de viver:
ESPÍRITO SANTO E SUA MISSÃO Dois modos existenciais de viver: Campo de força da carne – representa pela mundanidade, sem referência a Deus, marcada pelo individualismo e em busca dos próprios interesses. Campo de força é o espírito – articula a vida e a comunidade, aberta aos outros em serviço e amor.

30 O cristão deve andar no espírito
ESPÍRITO SANTO E SUA MISSÃO O cristão deve andar no espírito Espírito e liberdade Carne e submissão Gl 5,1-26 Fruto do Espírito Obras da carne

31 O cristão deve andar no espírito
ESPÍRITO SANTO E SUA MISSÃO O cristão deve andar no espírito Espírito e liberdade Carne e submissão Ef 4,25-32 Fruto do Espírito Obras da carne

32 O cristão deve andar no espírito
ESPÍRITO SANTO E SUA MISSÃO O cristão deve andar no espírito A grande missão O Espírito Santo inflama o ser humano de amor por Deus e pelo próximo – dialética entre a estaca e a trave da cruz Ao Espírito Santo atribui-se a denominação de Dom porque é Amor – Ágape (caridade – amor em ação)

33 Teologia do Amor: perspectiva paulina
ESPÍRITO SANTO E SUA MISSÃO Teologia do Amor: perspectiva paulina Positivamente: Paciente; Benigno; Tudo sofre; Tudo crê; Tudo espera; Não desiste; Não acaba Negativamente: Não arde em ciúmes; não se aborrece; não se ensoberbece; não se conduz inconvenientemente; não procura seus próprios interesses; não é melindroso; não passa mal; não se alegra da injustiça

34 Carisma resulta de uma ação da charis, da graça.
OS DONS DO ESPÍRITO SANTO Ação do E.S. Igreja Indivíduo A relação entre carisma pessoal, bem comunitário e ação do Espírito Santo CHARIS (graça) + MA (ação) Carisma resulta de uma ação da charis, da graça.

35 OS DONS DO ESPÍRITO SANTO
Ação do E.S. Igreja Indivíduo Indivíduo – o E.S. não age independentemente das qualidade humanas da pessoa (chamado para a diaconia); Igreja – reconhecimento e aceitação dos dons; Ação do E.S. – capacitador.

36 OS DONS DO ESPÍRITO SANTO
Ação do E.S. Igreja Indivíduo “Unidade na diversidade” João Calvino Ação do E.S. em duplo movimento: Vocação de serviço Vinculação com o corpo eclesial 1Co 3,1-9;18-23

37 OS DONS DO ESPÍRITO SANTO
“O carisma pode existir em pessoas pouco recomendáveis na vida pessoal?” (Libanio) Tensão entre capacitação do E.S. e a personalidade do indivíduo Rm 11,29 Mt 7,15-23

38 OS DONS DO ESPÍRITO SANTO
Tensão A existência da fragilidade humana / assumir pela fé na ressurreição a nova condição ESPÍRITO CARNE

39 “O Espírito Santo interioriza em nós o mistério de Deus”
OS DONS DO ESPÍRITO SANTO “O Espírito Santo interioriza em nós o mistério de Deus” Como? Entre o extraordinário e o ordinário; Ação do Espírito por meio da realidade humana; Vida segundo o Espírito alimentada da prática da caridade e da leitura da Escritura.

40 Afogamento do Espírito e o poder institucional
O ESPÍRITO SANTO E A CONTEMPORANEIDADE Por que, durante séculos no Ocidente, a pessoa do Espírito Santo ficou esquecida? Referências A lógica Ocidental Afogamento do Espírito e o poder institucional A questão hierárquica

41 O ESPÍRITO SANTO E A CONTEMPORANEIDADE
E por que hoje inunda a Igreja e a sociedade verdadeira onda espiritualista? Referências Retorno ao mítico e a espiritualidade leiga Subjetivismo em oposição ao racionalismo moderno A nossa dimensão mais profunda não reside no logos (racionalidade), mas no pathos (afetividade)

42 Como entender o atual fenômeno religioso nas causas sociais?
O ESPÍRITO SANTO E A CONTEMPORANEIDADE Como entender o atual fenômeno religioso nas causas sociais? Referências Aspectos positivos e negativos Queda do socialismo – consumismo capitalista e as propostas religiosas Ideologia da prosperidade – “espiritualidade” individual canalizada em processos terapêuticos de cura interior

43 O ESPÍRITO SANTO E A CONTEMPORANEIDADE
Que elementos predominantes no movimento religioso excluem que eles sejam obras do Espírito Santo? Referências Fundamentalismo religioso Experiencialismo e o elemento “mágico” Autoajuda – cacos das tradições espirituais e religiosas somadas à psicologia profunda, cosmologia e teorias da comunicação

44 O ESPÍRITO SANTO E A CONTEMPORANEIDADE
Que critérios temos para discernir, positivamente, a ação do Espírito Santo? Referências Sem julgamento, mas discernimento. É preciso cautela. O Reino de Deus é maior do que a Igreja Dupla via do conhecimento e do amor

45 VISITE O MEU BLOG www.teologiadefronteira.wordpress.com
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