A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma."— Transcrição da apresentação:

1 EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
Entregaram o texto para MIM (2-NÃO PRATICA AÇÃO) após a aula. Para MIM (??), restou pouco tempo. Deram um minuto para EU (??) entregar o livro.

2 EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
Entregaram o texto para MIM (2-NÃO PRATICA AÇÃO) após a aula. Para MIM (2), restou pouco tempo. Deram um minuto para EU (1) entregar o livro.

3 EU, MIM, TU, TI Sei que há algo entre MIM (2) e você.
Há discussões entre ela e TI (2). Isso não acontecerá entre MIM e TI.(2) Falaram mal de TI, não de MIM. (2) Nada resta para TI, nem para MIM. (2) Entre EU falar (1) e TU saíres (1), com certeza, houve um silêncio sem fim.

4 CONSIGO Ele carrega CONSIGO as mágoas da infância (com ele mesmo – valor reflexivo) Posso conversar consigo? ERRO Correto: Posso conversar com você? Consigo – somente reflexivo

5 CONOSCO e CONVOSCO Você quer sair CONOSCO amanhã?
Vós sois excelentes amigos, sempre estarei CONVOSCO. ATENÇÃO! Eles saem COM NÓS todos. Conversarei COM VÓS mesmos. determinante: numeral, pronome = com nós, com vós.

6 PRONOMES OBLÍQUOS ME, TE, SE, NOS, VOS, O, A, OS, AS, LHE, LHES
Podem desempenhar as funções sintáticas de: OD (VTD); OI (VTI); COMPLEMENTO NOMINAL (regência nominal); ADJUNTO ADNOMINAL (posse = pronome possessivo).

7 OBJETO DIRETO ME, TE, SE, NOS, VOS, O, A, OS, AS
Ele me ajudou muito. (ajudar – VTD) Você escolheu-nos como amigos? (escolher – VTD) Eu o limparei com certeza. (limpar – VTD) Acabei namorando-a por impulso. (namorar- VTD) Ele se feriu com a faca (ele mesmo) – ferir VTD

8 PRONOMES OBLÍQUOS O, A, OS, AS (lo, la, los, las, no, na, nos, nas) – serão sempre objeto direto (VTD) LO = após verbos terminados em R, S, Z NO = após verbos terminados em M, ÃO, ÕE O = antes ou após os demais verbos (terminam com vogal)

9 PRONOMES OBLÍQUOS Mataram aquela senhora = Mataram-na.
Dão flores às jovens = Dão-nas. Quero servir o jantar = Quero servi-lo. Não devo magoar as garotas = Não devo magoá-las. Eu vi o acidente = Eu o vi. (preferível) Eu vi-o. O professor lê os textos = O professor os lê. O professor lê-os.

10 PRONOMES OBLÍQUOS LHE (LHES) – serão objeto indireto (VTI)
PARA PESSOAS!!! Dei flores a você = Dei-lhe flores (OI) Entreguei tudo aos alunos = Entreguei-lhes... Entreguei o osso ao cão. Entreguei A ELE. Peguei-lhe a bolsa = Peguei a bolsa dela. Roubaram-lhes o carro = Roubaram o carro deles (adjunto adnominal)

11 PRONOMES DE TRATAMENTO
Apesar de se referirem à segunda pessoa (com quem se fala), toda a concordância deve ser feita na terceira pessoa (singular ou plural). Vossa / Sua Senhoria nomeará seu substituto. SUA – falar de, referir-se a VOSSA – falar com (VOcê), dirigir-se a (VOcê)

12 PRONOMES RELATIVOS QUE – substitui pessoas ou “coisas”;
PREP. + QUEM – substitui pessoas; O QUAL – substitui pessoas ou “coisas”; Subst. + CUJO + subst. – posse(squerda); ONDE – lugar; aonde – destino; de onde (origem) QUANDO – tempo; COMO – antecedido de: jeito, maneira, modo, forma, característica.

13 PRONOMES RELATIVOS Conheci bons autores que (os quais) eram norte-americanos. 2 orações em 1 período coeso = sem repetição. Pronome relativo “que” substitui o antecedente – autores.

14 EMPREGUE OS PRONOMES RELATIVOS CORRETAMENTE
PAULO ESTAVA GRIPADO. PAULO SAIU. AQUELE É O SORVETE. EU GOSTO DO SORVETE. BONDOSO É O PAI. ELE SE REFERE AO PAI. CONHECI CRIANÇAS. CRIANÇAS ESTAVAM ALEGRES. ESTE É O LIVRO. EU ACREDITO NO LIVRO.

15 EMPREGUE OS PRONOMES RELATIVOS CORRETAMENTE
PAULO O QUAL / QUE ESTAVA GRIPADO SAIU. AQUELE É O SORVETE DE QUE EU GOSTO. AQUELE É O SORVETE DO QUAL EU GOSTO. BONDOSO É O PAI A QUE ELE SE REFERE. CONHECI CRIANÇAS AS QUAIS / QUE ESTAVAM ALEGRES. ESTE É O LIVRO EM QUE / NO QUAL EU ACREDITO.

16 EMPREGUE OS PRONOMES RELATIVOS CORRETAMENTE
Este é o professor CUJO carro é prata. CARRO DO PROFESSOR SUBST. + CUJO + SUBST. -> SEM ARTIGO!!! Este é o professor CUJAS bicicletas são prata.

17 EMPREGUE OS PRONOMES RELATIVOS CORRETAMENTE
O MOÇO PARA QUEM DOEI O LIVRO É ELE... O MOÇO DE QUEM FALEI É ELE... AQUELE É O SORVETE DE QUE EU GOSTO. ESTE É O LIVRO EM NO QUAL EU ACREDITO. ELA É A PESSOA COM QUE/QUEM VOU SAIR.


Carregar ppt "EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google