A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

18º ENCONTRO 9 de novembro de 2009 ORTOGRAFIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "18º ENCONTRO 9 de novembro de 2009 ORTOGRAFIA"— Transcrição da apresentação:

1 18º ENCONTRO 9 de novembro de 2009 ORTOGRAFIA

2 ANÁLISE DO TEXTO DO ALUNO EMERSON DA PROFESSORA REGINA
ERA UMA VEIS UMA MININA GUESISAMAVA BRACADENEVE ELA MORAVAM NIUM PALASIU COU SEU PAIS E A MAE MOREU E O REI SICAZOU COU AMADRASTA DA BRANCADENEVE UM DIA ELA FALOU COU ISPELIO ISPELIO ISPELIO MEU E ZITE AUGUEI MAISBELADOGUE EU SIM A BRACADENEVE GUE MORA NA CASA DOS SETESANÓES QUANDO OS ANÓES SEGARÃO NA SUA CASA ELES VIU A BRANCADENEVE NA SUAS CAMAS ELE FICOU INREDO DAS SUAS CAMA GUADA BRANCADENEVE ACORDO LEVOU UM SUSTO I O DE BARBA FALO GE FICA CONOSCO UM DIA SEGITE AMADRASTA DESFASOU DE FELINHA E FOI PARA A CASA DOS SETE ANOES E A MADRASTA DOUM MA AMÇA ENVENENADA ELA DESMAI E OS ANÓES COLOCARÃO ELA NIUM CAISÃO COBERTO DEO RO E PRISIPE MADOU OS ANÓES A BRI O CAISÃO E O PRISIPE BEIZOU A BRANCADENEVE E ACORDOU SICAZARÃO EFICARÃO FELIZESPARASEMPRE

3 Conclusão do grupo Escreve como se fala.
Não segmenta corretamente o texto. Troca de sons: P/B, F/V (pares mínimos). Omissão de letras. Sons nasais. Inversão de letras. QU/GU.

4 ATIVIDADES PARA AJUDAR NO TRABALHO DA ORTOGRAFIA
Retomar o texto com a leitura. Pesquisar no texto fonte. Pesquisar no dicionário. Entregar o texto digitado com os erros a serem corrigidos.

5 Ditado (com banco de palavras).
Lista de palavras que não se pode errar. Escrita de palavras e regras em cartazes a partir de observações e conclusões dos alunos. Revisão do texto com foco na ortografia.

6 VÍDEO 1 – O QUE APRENDER DE ORTOGRAFIA?
Os erros de ortografia não são da mesma natureza. As dificuldades podem ser divididas em dois grupos: regulares - onde as regras podem ser usadas. Possibilitar situações onde o aluno possa descobrir as regras. b) irregulares - não existe regras. Há necessidade de fazer uso do dicionário e da memorização, treinando as palavras que usam com maior freqüência. ALUNO DEVE: OBSERVAR, REFLETIR E CONSTRUIR.

7 VÍDEO 2 - PARA QUE ENSINAR ORTOGRAFIA?
Um bom começo para o ensino de ortografia é perguntar o que eles pensam, partindo sempre dos erros cometidos por eles, levando-os a produzir as próprias regras e a escrita correta das palavras. Para escrever textos é necessário: Selecionar idéias. Ordenar. Apresentar. Grafar.

8 VÍDEO 3 - UMA REFLEXÃO SOBRE AS REGRAS ORTOGRÁFICAS
Por onde começar o trabalho com as regras ortográficas? As respostas estão nos textos produzidos pelos próprios alunos. DITADO INTERATIVO: Ao invés de usar o ditado tradicional que tem como objetivo verificar os conhecimentos ortográficos faremos o ditado interativo para ensinar ortografia refletindo sobre o que escrever. No ditado interativo escolhemos um texto já conhecido, fazendo determinadas pausas, para que possam discutir sobre as questões ortográficas. No decorrer do ditado o professor fará várias interrupções, onde as dúvidas são sanadas, discutir e verificar hipóteses. Essas pausas devem ser planejadas. O objetivo do ditado interativo é trabalhar as dificuldades regulares.

9 RELEITURA COM FOCALIZAÇÃO
O professor envolve a sala com a releitura de um texto já conhecido e faz interrupções para questionar sobre a grafia de algumas palavras. DIFICULDADES IRREGULARES - selecionar palavras de uso frequente comentando que precisam ser memorizadas, e do papel importante do uso do dicionário no nosso dia a dia.

10

11 Beijos, Neusinha

12 DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
PROFESSORA – DEBORA GIL Neusa Maria Campos Real 2009


Carregar ppt "18º ENCONTRO 9 de novembro de 2009 ORTOGRAFIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google