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Compreendendo o Fenômeno
BULLYING Compreendendo o Fenômeno
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O que essas cenas sugerem?
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Quais evidências nos direcionaram para essa conclusão?
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Como agir quando nos deparamos com essa situação?
Bullying
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Compreendendo o Fenômeno
Termo inglês utilizado para designar a prática de atos agressivos entre estudantes. Traduzido ao pé da letra: intimidação. Diz respeito às ações agressivas, intencionais e repetidas praticadas por um ou mais pessoas contra outra. Compreendendo o Fenômeno
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O agressor (autor de bullying) – atua de forma prepotente e tenta dominar a vontade do outro . São sarcásticos, geralmente, fisicamente mais bem dotados. A vítima (alvo de bullying) – geralmente é apática, tímida, ansiosa e fisicamente mais fragilizada. O espectador: assiste a cena. Os Personagens
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A violência é escondida e se dá na relação entre pares.
Infelizmente, não damos importância ao que não nos afeta. Violência e Bullying
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BULLYING É UM PROBLEMA MORAL QUE DEPENDE DE AUTORREGULAÇÃO...
Se o problema é moral... O que a escola tem feito para combater o bullying? Pesquisas recentes
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Há o que fazer... Bullying
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OS LIMITES DAS INTERVENÇÕES AO BULLYING ESCOLAR
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Quando vemos acontecer – o princípio da intervenção é falar com quem é de direito – os envolvidos. Se há público, restringir-se ao público que assistiu depois da retomada com alvo e autor. Nem sempre sabemos o que se passa. Quando ficamos sabemos é preciso procurar cada um separadamente. Pode levar tempo para que o alvo se “disponha” a falar com quem é de direito. Esse limite de tempo deve ser respeitado
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Pelo autor (agressor) de bullying...
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Ele tem uma hierarquia de valores invertida.
Carece de sensibilidade moral - não vê o outro como digno de respeito pois não se sensibiliza com sua dor. Não se vê com valor e por isso precisa mostrar a todos que é melhor (pouco adiantará se o punirmos, o menosprezarmos também) .
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Pelo alvo de bullying...
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Espaços para se autoconhecer e conhecer o outro, para expressar, nomear e representar o que se sente. ESPAÇOS PARA SE SENSIBILIZAR COM A DOR DO OUTRO REAL OU FICTÍCIO
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O autor de bullying - aprender a se sensibilizar com o outro, diferente. Integrar valores morais a sua hierarquia de valores. O alvo de bullying – a resolução do problema pela superação dos medos, pelo enfrentamento; pelo fortalecimento de si – por aprender a expressar seus sentimentos e a se sentir valor. Os espectadores - aprenderem a se indignar... Concluindo . . .
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O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
Adaptado de Martin Luther King
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