A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ministério com Casais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ministério com Casais."— Transcrição da apresentação:

1 Ministério com Casais

2 O relacionamento de todo casal começa mais ou menos assim: Flores, romantismo, jantares, cinema, boas maneiras...

3 Depois de um tempo, se não se cuidarem,
Depois de um tempo, se não se cuidarem,...fazendo a manutenção periódica do relacionamento,... estarão se atacando mutuamente.

4 Mas isso parece que não é tão fácil assim...
Porém... o sonho de todo o casal, no início é amadurecer ao lado da pessoa amada, Mas isso parece que não é tão fácil assim...

5 e com alegria e qualidade de vida.
Queremos envelhecer ao lado de quem amamos... e com alegria e qualidade de vida.

6 Mas nem sempre isso é fácil, pois temos pontos de vistas diferentes !

7 Oque você vê na ilustração abaixo ?

8 Muitos são os casais que enfrentam dificuldades no relacionamento, calados. Possuem pontos de vistas diferentes, discutem, perdem a intimidade e sofrem tudo isso, sem nenhum auxílio externo e sem diálogo.

9 O resultado é tristeza e frustração !
A família tem sido muito atacada em nossos dias, por novelas, filmes, que incitam a separação, ao conflito, ao divórcio...

10 O índice de divórcio aumenta assustadoramente...

11 Falta intimidade na vida do casal !

12 A INTIMIDADE A comunicação está diretamente relacionada com a intimidade entre duas pessoas. Há vários tipos de intimidade: Intimidade espiritual: Vocês oram juntos, estão ativos na igreja, exercem o ministério de uma só carne ? Intimidade intelectual: Quanto você é capaz de trocar idéias com o outro? Vocês lêem coisas juntos? Quanto você é capaz de compartilhar com o outro suas experiências intelectuais? Intimidade emocional: Se você está triste, cansado, com medo, o outro sabe disso? Quanto você é capaz (e se sente à vontade) de compartilhar suas vivências emocionais? Intimidade interior: Quanto eu gosto de ficar sozinho, quieto? Quanto eu gosto de ficar sozinho, quieto, a dois?

13 Intimidade estética, ambiental: Quanto você é capaz de compartilhar suas vivências estéticas (contemplar um pôr-do-sol, andar a pé em silêncio, decorar a casa juntos?) Intimidade vocacional: Quanto você é capaz de compartilhar de seu trabalho com o outro? Quanto ele é capaz de compartilhar de sua vida profissional com você? Intimidade social: Quando somos capazes de compartilhar em nossos momentos de lazer a dois e junto com os amigos?

14 Intimidade sexual, sensual: As pessoas tendem a se concentrar demais na intimidade sexual e se esquecem do toque amoroso, do abraço que envolve. Braço serve para abraçar. Muitos casais, não conversam sobre a vida íntima. Negligenciam uma área muito importante do casamento !

15 A COMUNICAÇÃO ENTRE O CASAL
Como nos comunicamos? Para muitos casais, talvez seja importante radicalizar esta pergunta: Existe comunicação entre vocês? Comunicar-se não é somente falar um com o outro, mas, e sobretudo, as formas de nos relacionamos com a outra pessoa, em que entram como componentes importantes: o olhar, o toque, o tom de voz, o respeito, o diálogo, os gestos, a atenção, o perdão, o agradecimento.

16 • Cuidado; • Co-valorização; • Cooperação; • Contigüidade.
OS QUATRO “Cs” DA COMUNICAÇÃO DO CASAL • Cuidado; • Co-valorização; • Cooperação; • Contigüidade. CUIDADO: Todos precisam ser dependentes, receber carinho e cuidados. Não há nada melhor do que saber que há alguém que deseja a sua felicidade. Casais novos fazem isso a todo instante: com palavras, gestos carinhosos e sendo atenciosos. CO-VALORIZAÇÃO: Sempre que tiver chance, converse sobre seus valores, crenças, aspirações, ideais, sonhos, filhos... Ao fazer isso, O CASAL, desenvolve uma base comum sobre a direção para a qual suas vidas estão caminhando e sobre o que consideram valioso.

17 COOPERAÇÃO: Muito da vida diária é apenas uma questão de natureza prática, como: Transporte, dinheiro, compras, educação, pequenas tarefas e quem irá fazer o quê e quando. É fundamental manter essa discussão num nível objetivo e não emocional. CONTIGÜIDADE: (Contíguo = que está em contato com o outro). É necessário brincar juntos. Alguns casais formam uma maravilhosa equipe de trabalho: conseguem redecorar meia dúzia de casas, educam meia dúzia de filhos, gerenciam empresas, mas jamais investem tempo para apenas estarem juntos. Proximidade e afeto são as duas maneiras pelas quais sua energia é renovada. É isso o que significa recreação - ela re-cria você.

18 • Cuidado; • Co-valorização; • Cooperação; • Contigüidade.
Recapitulando . . . OS QUATRO “Cs” DA COMUNICAÇÃO DO CASAL • Cuidado; • Co-valorização; • Cooperação; • Contigüidade.

19 Recapitulando . . . Invista na intimidade do casal: Intimidade
Espiritual Intelectual Emocional Interior Estética Vocacional Social Sexual, sensual Intimidade

20 Família com Deus é Família Feliz !

21 “ Eu e minha casa serviremos ao Senhor !” Josué 24:15


Carregar ppt "Ministério com Casais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google