A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.ª Irislane Figueiredo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.ª Irislane Figueiredo"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.ª Irislane Figueiredo
REDAÇÃO Pré-Enem Prof.ª Irislane Figueiredo

2 LEITURA DOS TEXTOS PRODUZIDOS – APRESENTAÇÃO DO COLEGA – AMBOS À FRENTE

3

4

5 O QUE É O ENEM? Desde 1998 (157 mil inscritos) Cerca de 4 milhões de participantes anualmente A AVALIAÇÃO NO ENEM Seu principal objetivo é avaliar se o aluno tem estruturas mentais desenvolvidas o suficiente para lhe possibilitar interpretar dados, pensar, tomar decisões adequadas, aplicar conhecimentos em situações concretas. E também se tem, na vida social, uma postura ética, cidadã.

6 Competências gerais ou Eixos cognitivos
Importantes não apenas para a resolução de questões, mas para toda a vida. “[Competência é a] capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles.” (PHILIPPE PERRENOUD, In: Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999, p.7)

7 Competências gerais ou Eixos cognitivos avaliados
PROVA OBJETIVA REDAÇÃO I. Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. I. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. II. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo/argumentativo. III. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. IV. Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. V. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. V. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

8 Competências gerais ou Eixos cognitivos avaliados
PROVA OBJETIVA REDAÇÃO I. Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. I. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

9 Competências gerais ou Eixos cognitivos avaliados
PROVA OBJETIVA REDAÇÃO II. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo/argumentativo.

10 Competências gerais ou Eixos cognitivos avaliados
PROVA OBJETIVA REDAÇÃO III. Selecionar, organizar, relacionar, interpretar informações e dados representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

11 Competências gerais ou Eixos cognitivos avaliados
PROVA OBJETIVA REDAÇÃO IV. Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

12 Competências gerais ou Eixos cognitivos avaliados
PROVA OBJETIVA REDAÇÃO V. Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. V. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

13 A Redação no Enem e nos vestibulares
A partir da década de 1990, com a introdução dos gêneros do discurso na escola, os vestibulares lentamente começaram a solicitar a produção de gêneros específicos, como cartas argumentativas, artigos de opinião, editoriais, notícias, etc. Apesar disso, a narração e a dissertação continuam a ser muito solicitadas. No Enem, regularmente se solicita a produção de um texto dissertativo a partir de um tema da atualidade.

14 A Redação no Enem e nos vestibulares
Às vezes, o tema proposto para a redação do Enem é uma palavra ou uma frase. Contudo, certas vezes não há um tema explicitado objetivamente. Nesse caso, costuma ser apresentado um painel de textos (coletânea) como base para a produção textual. É necessário, assim, ler e relacionar os textos, buscando entre eles pontos em comuns a partir dos quais pode-se desenvolver a redação.

15

16 Leitura de redação e análise das cinco competências avaliadas no Enem:
ATIVIDADE Leitura de redação e análise das cinco competências avaliadas no Enem: “Quando o sol da cultura está baixo, até os mais ínfimos seres emitem luz”.

17 O poder de transformação da leitura
PROPOSTA DE REDAÇÃO O poder de transformação da leitura

18 RFERÊNCIAS CEREJA & MAGALHÃES. 3. ed. rev. e ampl. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, 2009.


Carregar ppt "Prof.ª Irislane Figueiredo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google