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UNILAVRAS 1.

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Apresentação em tema: "UNILAVRAS 1."— Transcrição da apresentação:

1 UNILAVRAS 1

2 TEMA: EMOÇÕES UNILAVRAS (Centro Universitário de Lavras)
Curso de Psicologia Semestre 1º - Ano: 2012 Disciplina:Psicologia Geral Turno: Noturno – Sala :13 Professor:Heron Laiber Bonadiman

3 Grupo III Helaine Borges Raíssa Pereira Sérgio Andrade Tayriane Mayre
Valéria Ferreira

4 O que é emoção? A emoção é uma reação neural provocada por estímulos psicofisiológicos. A unidade responsável é chamada de sistema límbico que é constituída por neurônios e pelo lobo límbico.

5 Durante a emoção, o comportamento pode ser:
Tipos de Emoção Emoção-choque Emoção-sentimento Durante a emoção, o comportamento pode ser: Imediato Secundário Permanente

6 EMOÇÕES Geralmente surgem frente a situações importantes da vida.
Também é entendida, da mesma forma que a MOTIVAÇÃO, como algo que leva o indivíduo a uma ação. 6

7 MOTIVAÇÃO E EMOÇÃO As emoções podem ser consideradas um tipo de motivo. As emoções funcionam como uma sistema de leitura que indica como está a adaptação de uma pessoa ao meio. 7

8 O QUE CAUSA A EMOÇÃO? Aspectos: biológicos, psicoevolutivos, cognitivos, desenvolvimentais, psicanalíticos, sociais, sociológicos, culturais e antropológicos. 8

9 O QUE CAUSA A EMOÇÃO ↓ EVENTO SITUACIONAL ESPECÍFICO
PROCESSOS BIOLÓGICOS E PROCESSOS COGNITIVOS Sentimentos, Senso de Propósito, Ativação Corporal, Social-Expressivo = EMOÇÕES 9

10 Quantas emoções existem?
Perspectiva biológica Perspectiva cognitiva 10

11 PERSPECTIVA BIOLÓGICA
Características da Emoção: Início de forma rápida; Curta duração; Pode acontecer de forma automática e involuntária. 11

12 PERSPECTIVA BIOLÓGICA
Descobertas importantes: 1) Alguns estados emocionais são difíceis de verbalizar (origem não cognitiva); 12

13

14 PERSPECTIVA BIOLÓGICA
2) A experiência emocional pode ser provocada por estímulos elétricos no cérebro ou na musculatura facial (processos não cognitivos); 3) Bebês e animais não-humanos apresentam estados emocionais. 14

15 Estados Motivacionais e Emocionais – Estruturas Cerebrais
Estrutura Cerebral Experiência Motivacional e/ou Emocional Estruturas Orientadas para a Aproximação Hipotálamo Sensações prazerosas relacionadas ao ato de comer, beber e copular. Feixe prosencéfalo medial Prazer, reforço. Área Septal Centro de prazer associado à sociabilidade e á sexualidade. Lobo frontal Elaboração de planos, estabelecimento de objetivos, e intenções. Pré- Frontal Esquerdo Tendências motivacionais e emocionais de aproximação

16 Estados Motivacionais e Emocionais – Estruturas Cerebrais
Estrutura Cerebral Experiência Motivacional e/ou Emocional Estruturas Orientadas para a Evitação Pré-Frontal Direito Tendências motivacionais e emocionais de afastamento. Amígdala Detecção e resposta às ameaças e ao perigo (medo, raiva, ansiedade) Hipocampo Sistema de inibição comportamental durante eventos inesperados.

17 Estados Motivacionais e Emocionais – Estruturas Cerebrais
Estrutura Cerebral Experiência Motivacional e/ou Emocional Estrutura Orientada para a Excitação Formação Reticular Excitação

18

19 PERSPECTIVA BIOLÓGICA – EMOÇÕES BÁSICAS
Emoções Básicas ou Primárias – entre os teóricos, variam de um mínimo de duas até aproximadamente dez. 19

20 ALEGRIA, RAIVA/MEDO, ANSIEDADE.
AUTOR EMOÇÕES BÁSICAS GRAY ALEGRIA, RAIVA/MEDO, ANSIEDADE. PANKSEPP MEDO, RAIVA, PÂNICO E EXPECTATIVA STEIN & TRABASSO FELICIDADE, TRISTEZA, RAIVA E MEDO TOMKINS INTERESSE, MEDO, SURPRESA, RAIVA, ANGÚSTIA E ALEGRIA EKMAN MEDO, RAIVA, TRISTEZA, REPUGNÂNCIA, CONTENTAMENTO E DESPREZO. IZARD RAIVA, MEDO, ANGÚSTIA, ALEGRIA, REPUGNÂNCIA, SURPRESA, VERGONHA, CULPA, INTERESSE, DESPREZO. 20

21 EMOÇÕES BÁSICAS Existem em número pequeno; São universais;
As emoções básicas são produtos da biologia e da evolução da espécie. 21

22 PERSPECTIVA COGNITIVA
Estímulos avaliados como não relevantes não geram reações emocionais. O processo emocional inicia com a avaliação cognitiva (significação) ⇒ não com o evento e nem com a reação biológica. 22

23 PERSPECTIVA COGNITIVA – EMOÇÕES BÁSICAS
Propõe que da mesma reação biológica podem surgir várias emoções diferentes. Portanto, existiriam muitas emoções. 23

24 Aspectos Cognitivos da Emoção
Emoções ocorrem devido a uma avaliação prévia; A avaliação e não o evento em si é a causa da emoção. Para Arnold: Evento da vida → Avaliação (Bom X Mal ou Benéfico X Danoso, etc) → Emoção (Gostar ou Não Gostar, etc) → Ação (Aproximação X Afastamento) 24

25 Emoção Básica – De forma Geral
1) Reação global, ligada a padrões de respostas distintos e previsíveis; 2) Deve aparecer na evolução das espécies, (inata, não adquirida); 3) Não pode ser dividida em outras reações globais, mas pode ser combinada, ou diferir com relação a intensidade; 4) Deve constituir uma experiência subjetiva, qualitativamente diferente das demais. 25

26 PAIXÃO ADORAÇÃO ENCANTAMENTO AMOR AFEIÇÃO CARINHO TERNURA ÊXTASE
FELICIDADE DELEITE ALEGRIA EMPOLGAÇÃO CONTENTAMENTO VIVACIDADE FASCÍNIO ESPANTO ADMIRAÇÃO CURIOSIDADE ATRAÇÃO/ INTERESSE ÓDIO FÚRIA IRA RAIVA IRRITAÇÃO EXASPERAÇÃO ANIMOSIDADE LUTO MELANCOLIA AMARGURA TRISTEZA LAMENTO DESGOSTO DISSABOR PAVOR TERROR HORROR MEDO TEMOR RECEIO APREENSÃO 26

27 As emoções podem se diferenciar com relação a intensidade.
As emoções podem se unir e formar complexos emocionais. 27

28 Funções das Emoções

29 Aspectos principais da emoção: biológico, cognitivo e sociocultural.
As emoções afetam: 1) O Sistema Nervoso Autônomo (coração, pulmão e músculos); 2)Sistema endócrino, hormônios, órgãos e glândulas; 29

30 Hipótese de Feedback Facial
A resposta emocional se localiza na face: movimento de musculatura facial, alterações de temperatura facial e mudanças na atividade glandular na pele da face. Idéia: 1) Evento interno ou externo; 2) Disparo Neural ativação de estruturas neurais (sistema límbico, hipotálamo, gânglios basais); 30

31 3) Circuitos Neurais do Cérebro, como o sistema límbico;
4) Taxa de disparo neural, afetando a rapidez do processamento de informações; 5) Feedback facial, padrões da musculatura facial. 31

32 6) Córtex Motor gera impulsos que são enviados à face;
7) Ativação do nervo facial e nervo craniano; 8) Mudanças faciais (temperatura, glândulas e musculatura); 9) Cérebro interpreta a estimulação proprioceptiva facial retroalimentada; 32

33 10) Padrão de feedback facial é integrado corticalmente, ocorre a atribuição de sentido, temos o surgimento de um sentimento subjetivo; 11) Lobo frontal tem a percepção do estado emocional em nível consciente. 33

34 EMOÇÃO E HUMOR Emoção é diferente de HUMOR.
HUMOR – estado emocional duradouro, as emoções são passageiras. As emoções surgem das situações significativas da vida, os estado de humor são resultados de processos, muitas vezes, mal definidos e em muitos casos desconhecidos. 34

35 FUNÇÕES SOCIAIS Comunicar nossos sentimentos;
Influenciam a forma como as outras pessoas nos tratam; Facilitam e possibilitam as interações sociais; Criam, mantém, e acabam com relacionamentos. 35

36 PAPEL CULTURAL E SOCIAL DA EMOÇÃO
Pessoas - fontes ricas de experiências emocionais; Interação Emocional – captação da emoção por meio de um contágio social; Partilhar e reviver emoções ao conversar com os outros. Papel da Cultura na manifestação e expressão da emoção. A forma como as pessoas reagem a outras nos contam um pouco sobre quem ela é. 36

37 Inteligência Emocional
A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.

38 Daniel Goleman, em seu livro, mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades: 1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre. 2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação. 3. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca. 4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas. 5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais. As três primeiras acima referem-se a Inteligência Intra- Pessoal. As duas últimas, a Inteligência Inter-Pessoal.

39 Referências Bibliográficas
Pisani,Elaine; Guy, Paulo Bisi; Rizzon, Luiz Antônio;Nicoletto,Ugo Psicologia Geral.10ªed. Porto Alegre: Vozes,1990,p Motivação e emoção/Johnmarshall Reeve : Tradução Luís Antônio Fajardo Pontes,Stella Machado: revisão técnica Mauricio Canton Bastos,Nei Gonçalves Calvano.-Rio de Janeiro: LTC,2006.


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