A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR"— Transcrição da apresentação:

1 COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR
Biblioteca como espaço de aprendizagem e a competência informacional no ensino básico COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR Bernadete Campello Escola de Ciência da Informação da UFMG Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar 24 de maio de 2010

2 ♦ A função educativa do bibliotecário e a
♦ A função educativa do bibliotecário e a noção de competência informacional ♦ Fatores que afetam a ação educativa do bibliotecário e as mudanças decorrentes desta ação ♦ Conhecimentos disponíveis para embasar a ação educativa

3 O bibliotecário tem uma função educativa?
Ortega y Gasset Como concretizar hoje a função educativa do bibliotecário? A noção de competência informacional Localizar, selecionar e usar informações

4 Para que servem as habilidades informacionais?
♦ Formação do cidadão crítico e responsável ♦ Viver na sociedade da informação ♦ Aprendizagem independente ♦ Aprendizagem ao longo da vida ♦ Aprender a aprender ♦ Habilidades para produzir conhecimento

5 Habilidades informacionais (exemplos)
Localização ♦ Entender a organização da biblioteca; ♦ Conhecer elementos perigráficos do livro (capa, orelha, folha de rosto, sumário, etc.); ♦ Saber ordem alfabética; ♦ Entender a biblioteca como espaço coletivo; ♦ Entender o sistema de classificação da biblioteca; ♦ Pesquisar em fontes eletrônicas de informação; ♦ Saber o que é a bibliografia de um livro e sua finalidade; ♦ Conhecer diferentes livros de referência; ♦ Reconhecer sites confiáveis na Internet; ♦ Usar os instrumentos de busca de informação da biblioteca (catálogos, índices, etc.); ♦ Usar diferentes tipos de dicionários.

6 Habilidades informacionais (exemplos)
Interpretação ♦ Interpretar um texto; ♦ Saber a diferença entre ficção e não ficção; ♦ Conhecer e apreciar gêneros literários; ♦ Ouvir atentamente uma história ou apresentação oral; ♦ Participar de discussões, seguindo regras; ♦ Escolher livros que interessam; ♦ Recordar, resumir, parafrasear e complementar o que ouve e lê; ♦ Familiarizar-se com diferentes autores; ♦ Produzir um texto coerente; ♦ Apresentar oralmente um trabalho; ♦ Combinar informações de várias fontes; ♦ Interpretar imagens.

7 ♦ Fatores que afetam a ação educativa Estratégias didáticas
do bibliotecário ♦ Professor Estratégias didáticas Colaboração

8 ♦ Fatores que afetam a ação educativa do bibliotecário
♦ Diretor Infra-estrutura Cultura escolar

9 ♦ Fatores que afetam a ação educativa do bibliotecário
Assumir sua função educativa Ampliar seus conhecimentos Trabalhar em colaboração

10 Mudanças decorrentes de um programa de competência informacional
Aleatório Planejado Constante e gradual Esporádico Baseado em conhecimentos e evidências (teorias) Intuitivo Responsabilidade do bibliotecário Professor + bibliotecário Integrado ao currículo Limitado à biblioteca Focalizado em habilidades Focalizado em atividades Avaliação da aprendizagem Avaliação das atividades

11 ♦ Conhecimentos disponíveis para embasar
a ação educativa do bibliotecário

12 Formas de desenvolver a competência informacional
♦ Especialmente durante o desenvolvimento de projetos e da pesquisa escolar ♦ Durante a vida escolar

13 Metodologia para um programa de
competência informacional ao longo da vida escolar Traduzido e adaptado para o português pelos professores do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar da Escola de Ciência da Informação da UFMG Bernadete Santos Campello (Coordenadora) Márcia Milton Vianna Marlene Edite Pereira de Rezende Paulo da Terra Caldeira Vera Amália Amarante Macedo Vera Lúcia Furst Gonçalves Abreu ♦ KUHLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

14 Metodologia para o desenvolvimento da
competência informacional no processo de pesquisa Traduzido e adaptado para o português pelos professores do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar da Escola de Ciência da Informação da UFMG Bernadete Santos Campello (Coordenadora) Márcia Milton Vianna Adriana Bogliolo S. Duarte Paulo da Terra Caldeira Carlos Alberto A. Araújo Vera Lúcia Furst Gonçalves Abreu Maria da Conceição Carvalho ♦ KUHLTHAU, Carol. Como orientar a pesquisa escolar: estratégias para o processo de aprendizagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

15 Conhecimentos disponíveis para
embasar a ação educativa do bibliotecário ♦ Biblioteconomia ♦ Educação Construção do papel educativo

16 Como se dará a construção do papel educativo do bibliotecário?
♦ implementar ♦ avaliar ♦ descrever e ♦ compartilhar práticas educativas

17 Obrigada !


Carregar ppt "COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google