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Gregory Light Mudando o Ensino, Transformando a Aprendizagem

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Apresentação em tema: "Gregory Light Mudando o Ensino, Transformando a Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Gregory Light Mudando o Ensino, Transformando a Aprendizagem
Consórcio Brasileiro Ciência, Tecnologia, Ciências Humanas, Engenharia e Matemática (STHEM) 1 º Workshop: LORENA, BRASIL, 26‐30 de maio de 2014 Mudando o Ensino, Transformando a Aprendizagem Sessão I: Princípios de Design e Resultados de Aprendizagem Gregory Light

2 "O que eu não posso criar, Eu não compreendo."
“O poder vem de nos arriscarmos na criação.” "O que eu não posso criar, Eu não compreendo."    — Richard Feynman Físico ganhador do prêmio Nobel

3 Resultados de Aprendizagem
Os participantes irão desenvolver: Analisar e avaliar seus cursos em termos de quadros concentuais-chave de ensino e aprendizagem Aplicar princípios de design para aprendizagem em sua prática docente Gerar um repertório de estratégias e práticas para: construção de resultados de aprendizagem concepção de métodos de aprendizagem ativos e avaliar o aprendizado do aluno Projetar/redesenhar um curso ou parte de um curso

4 Visão geral Sessão I: Princípios de Design e Resultados de Aprendizagem Desafios Globais e Nacionais (Apresentação Interativa) Ensinar para Aprender: um Quadro (Apresentação Interativa) Construindo Resultados de Aprendizagem (Atividade) Sessão II: Aprendendo a Avaliar Avaliando a Aprendizagem do aluno (Discussão) Dimensões da Avaliação (Apresentação Interativa/Atividade) Alinhando a Avaliação (Atividade)

5 Visão geral Sessão I: Princípios de Design e Resultados de Aprendizagem Desafios Globais e Nacionais (Apresentação Interativa) Ensinar para Aprender: um Quadro (Apresentação Interativa) Construindo Resultados de Aprendizagem (Atividade) Sessão II: Aprendendo a Avaliar Avaliando a Aprendizagem do aluno (Discussão) Dimensões da Avaliação (Apresentação Interativa/Atividade) Alinhando a Avaliação (Atividade)

6 Apresentações Apresentem-se uns aos outros às mesas (nome, disciplina) QUEBRA-GELO Compartilhe o pior momento de ensino e aprendizagem (como estudante) Compartilhar Identificar Construir

7 No contexto global e nacional
Mudando o Ensino No contexto global e nacional

8 Por que transformar a aprendizagem?
Por que mudar o ensino? Por que transformar a aprendizagem? Compartilhe com a mesa

9 Desenvolvimento sustentável e mudança climática
15 Desafios Globais para a humanidade Por que tranformar a aprendizagem? Desenvolvimento sustentável e mudança climática Ética Global Água potável Ciência e Tecnologia População e recursos Energia Democratização Crime organizado transnacional Perspectivas a longo prazo Status da mulher Convergência global de TI Paz e conflito Distância entre ricos e pobres Capacidade de decisão Questões de saúde

10 Por que transformar a aprendizagem? (2)
E=MC2 Televisão Livros Rádio Revistas Jornais Internet Facebook MySpace Wikipedia Blogs Apps Móveis Realidade Aumentada Journals Explosion of Information Twitter Simulações YouTube

11 A Natureza Modificativa da Educação
Por que transformar a aprendizagem? (3) Encontrar informação relevante Analisar, Avaliar, Informação Crítica e Criativa Empregando Informação Lembrando informação A Natureza Modificativa da Educação

12 Por que transformar a aprendizagem? (4)
Emprego Somente 4% dos empregadores entrevistados acreditavam que graduados há 2 anos compunham força de trabalho com excelentes habilidades de pensamento crítico; Somente 27% avaliaram graduados há 4 anos como excelentes. Northwestern Business Review, 11/2/2011 The Conference Board, Partnership for 21st Century Skills (2006)

13 Ensinar para Aprender: Um Quadro Conceitual Baseado em Pesquisa

14 Prática Reflexiva ou Melhor Prática?

15 Abordagens de aprendizagem
Design do Curso: Quadro de Ensino e Aprendizagem Alinhando Ensino e Aprendizagem Docentes Abordagens de ensino Estudante Abordagens de aprendizagem Conceitos Primordiais Aprendizagem em Ambientes Acadêmicos Expert – Profissional-Pesquisa-Bolsa de estudo – Estudante  Light G., Cox, R. & Calkins S.(2009)

16 Abordagens de aprendizagem Conceitos Primordiais
Alinhando Ensino e Aprendizagem Docentes Abordagens de ensino Estudante Abordagens de aprendizagem Conceitos Primordiais Aprendizagem em Ambientes Acadêmicos Expert – Profissional-Pesquisa-Bolsa de estudo – Estudante  Light G., Cox, R. & Calkins S.(2009)

17 Aprendizagem em Ambientes Acadêmicos
Prática Docente Meta/Objetivo Pesquisa: Pesquisa/ Bolsa de Estudo, Profissional O avanço da aprendizagem e conhecimento docente e de seus pares na vanguarda (Instituição/Nação/Mundo) O avanço da aprendizagem e conhecimento docente e de seus pares na vanguarda (Estudante) Ensino: Não-graduados  (Light G. 2008, Light G., Cox R. & Calkins S. 2009)

18 Implicações do Design para o Ensino
Contexto Acadêmico Rivalidade de aprendizagem Poder (e Ética) na Aprendizagem Ensino Professor como o Mestre Aprendiz na Disciplina Ambiente de Aprendizagem Aprendizagem profunda (‘de ponta’) Focada em problema Conectado aos pares Orientação rica Localizado na sociedade Direcionado pela pesquisa (“consulta”) Light, Cox & Calkins 2009; Light & Micari (2013)

19 Pergunta De que forma a sua própria aprendizagem – como você aprende – está refletida em seu curso? Os seus alunos têm a oportunidade de ver como um mestre-aprendiz aprende – não apenas o que eles sabem, mas como eles sabem disso? Compartilhe com a mesa

20 Abordagens de aprendizagem Conceitos Primordiais
Alinhando Ensino e Aprendizagem Docentes Abordagens de ensino Estudante Abordagens de aprendizagem Conceitos Primordiais Aprendizagem em Ambientes Acadêmicos Expert – Profissional-Pesquisa-Bolsa de estudo – Estudante  Light G., Cox, R. & Calkins S.(2009)

21 Conceitos “Primordiais”
Transformador Integrador Perturbador Irreversível Transformative: bringing about a significant shift in perception of a subject Integrative: Exposing previously hidden interrelatedness of something Troublesome: knowledge that seems ‘alien” or counterintuitive Irreversible: unlikely to be forgotten; or unlearned at considerable effort Discursive: As we gain new knowledge, we are changed by it, and these shifts are manifested in change use of language Meyer, J.H.F., Land, R. and Davies, P. (2006)

22 Exemplos de Conceitos Primordiais
Geológico ou Tempo Profundo A Natureza do Ensino Autor como onisciente e narrador neutro Natureza/Cultura no comportamento humano Razão da Área de Superfície para o Volume na Nanociência

23 Compartilhe um exemplo de Conceito Primordial (ou maior) de um dos seus cursos.
Compartilhe com a mesa

24 Abordagens de aprendizagem Conceitos Primordiais
Alinhando Ensino e Aprendizagem Docentes Abordagens de ensino Estudante Abordagens de aprendizagem Conceitos Primordiais Aprendizagem em Ambientes Acadêmicos Expert – Profissional-Pesquisa-Bolsa de estudo – Estudante  Light G., Cox, R. & Calkins S.(2009)

25 Docentes: Abordagens de Ensino
Transmissão Aquisição Construtivo Foco Conteúdo-professor Conteúdo-estudante Conteúdo-aprendizagem Objetivo do Ensino Transferir ou transmitir o conteúdo do curso Expor (e esperançosamente introjetar) aos alunos Tomar o conteúdo do curso fora e ‘dentro’ dos estudantes Ajudar estudantes a adquirir conteúdo do curso (ferramentas, conhecimento, habilidades) Compartilhar conteúdo do curso com estudantes Fazer com que os alunos reconstruam o conhecimento para si próprios Implicit assumption Ensino como um monólogo Unidimensional, limitado Ensino como instrução (ou explicação) Mão-única, linear Ensino como diálogo Troca e mudança conceitual de mão-dupla Relationship to learning Ensino é separado da aprendizagem Ensino causa aprendizagem Ensino é subproduto da aprendizagem  (Light G., Cox R. & Calkins S. 2009; Prosser M. & Trigwell K 1999)

26 Como os professores entendem Construtivo: Melhorando a aprendizagem
Melhorando o Ensino: Como os professores entendem Modelo Foco no Aperfeiçoamento Melhorar qualidade/quantidade de conteúdo Melhorar estrutura/organização de conteúdo Adquirir/aumentar experiência de ensino Expandir estratégias/dicas de ensino prático Transmissão: Melhorando o Ensino Desenvolver estratégias de ensino através das quais os estudantes percebam como trabalhar Aquisição (Transitória) Desenvolver formas de melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos Transformar o entendimento pessoal da natureza do ensino para envolver os alunos na aprendizagem profunda Construtivo: Melhorando a aprendizagem  (Calkins & Light, 2008)

27 Estudante: Abordagens de Aprendizagem
Superfície Estratégica Profunda Objetivo Lidar com os requisitos do curso Atingir notas altas Entende por si mesmo Processo Memorizando fatos Estudando com pequena reflexão Tratando o curso como frações de conhecimento desconexas Sentindo pressão/preocupação indevidas Colocando esforço consistente no estudo Gerenciando tempo Preparando o trabalho para perceber a preferência do professor Relacionando ideais a conhecimentos prévios Procurando por padrões/princípios subjacentes Empregando pensamento crítico e criativo Becoming actively engaged Superfície Superfície Estratégica Lidar com os requisitos do curso Atingir notas altas Aprendizagem “de ponta” Memorizando fatos Estudando com pequena reflexão Tratando o curso como frações de conhecimento desconexas Sentindo pressão/preocupação indevidas Colocando esforço consistente no estudo Gerenciando tempo Preparando o trabalho para perceber a preferência do professor Entwistle, N. (2005)

28 Concepções Discentes de Aprendizagem
A Aumentar o seu conhecimento   B Memorização REPRODUZINDO   C Aplicação de Fatos e Procedimento D Compreendendo   E Vendo algo de uma forma diferente TRANSFORMANDO   F Mudando como pessoa (Marton, F. (1993)

29 Quais são os maiores obstáculos/desafios
para a busca de abordagens de ensino que promovam aprendizagem profunda no seu curso? Compartilhe com a mesa

30 Abordagens de aprendizagem Conceitos Primordiais
Alinhando Ensino e Aprendizagem (Design do Curso) Docentes Abordagens de ensino Estudante Abordagens de aprendizagem Conceitos Primordiais Aprendizagem em Ambientes Acadêmicos Expert – Profissional-Pesquisa-Bolsa de estudo – Estudante  Light G., Cox, R. & Calkins S.(2009)

31 Sobre ensino que prevê aprendizagem As 4 perguntas básicas do ensino.
1. Quais resultados de aprendizagem queremos que nossos alunos alcancem, (intelectuais, sociais, práticos e pessoais) quando estão em nossos cursos? 2. Como seu curso pode ajudar seus alunos a alcançar tais resutlados ? 3. Como saber se os alunos de seu curso alcançaram resultados de aprendizagem? 4. Como você vai saber se e como o seu ensino tem contribuído para os resultados da aprendizagem dos seus alunos?

32 Avaliação da Aprendizagem
Alinhamento Reprodutivo Objetivos do curso, ensino e avaliações que levam ao conhecimento reprodutivo e superficial. Resultados Aprendizagem Atividades Aprendizagem Avaliação da Aprendizagem Avaliação para Aprendizagem Alinhamento Construtivo Objetivos do curso, ensino e avaliações alinhados para a construção de significados profundos.  (Light G., Cox R. & Calkins S. 2009)

33 Pausa?

34 Seis Objetivos de Aprendizagem
no Projeto do Curso. “O ‘Conjunto’ Necessário” - Chronicle of Higher Education: April 2013 (Light, G. & Micari, M (2013) Making Scientists: Six Principles for Effective College Teaching, Harvard University Press)

35 SEIS OBJETIVOS, PRINCÍPIOS PARA A APRENDIZAGEM
1 Aprendizagem Profunda: Construir atividades que melhorem nos estudantes as habilidades de analisar, criticar, avaliar e criar conhecimento. 2 Foco no Problema Envolver os estudantes com relevantes problemas do mundo real, desafiá-los ao erro e promover o diálogo. 3 Liderança colaborativa entre pares (iguais): Criar grupos de objetivos comuns, colabotivos (acima da competição individual) e que incluam perspectivas diversas.

36 SEIS OBJETIVOS, PRINCÍPIOS (cont.)
4 Tutoria (Aconselhamento) Desenvolver atividades de retroalimentação entre pares, funções de liderança estudantil , habilidades de facilitação, trabalho em equipe. 5 Comunidade de Aprendizagem Promover interações mais amplas entre estudantes e professores da pós-graduação, assim como com profissionais do mercado de trabalho. 6 Pesquisa Proporcionar oportunidades de pesquisa reais para os alunos. Desenvolver suas habilidades de pesquisa, compartilhar pesquisa. Trazer exemplos reais de pesquisa para a sala de aula.

37 Princípios de Aprendizagem: Exemplos na Engenharia.
200-nível: curso de engenharia química & biológica Pretende fornecer uma introdução à análise de sistemas de processo químico. Tradicionalmente, centrava-se na solução de problemas de lógica quantitativa. Resultado de Aprendizagem: alunos irão criticar os pressupostos sobre segurança da fábrica Estudo de caso: grupos de estudantes líderes contam um incidente que ocorreu numa fábrica química. Eles precisam investigar e responder ao chefe de bombeiros sobre produtos químicos presentes e perigos no local, além de especular sobre o que poderia ter causado o acidente. Professor revisou as respostas, encontrou variação no nível de rigor/profundidade da compreensão e uso de fontes. Em sala de aula: o professor resolveu o problema das condições extraordinárias em engenharia química e como fábricas seguras são projetadas (profundidade de compreensão) e fontes de informações confiáveis.

38 O que você faz (ou poderia fazer)que incorpora alguns desses princípios de aprendizagem em sala de aula? Discussão nos grupos (mesas).

39 Resultados de Aprendizagem
Construindo Resultados de Aprendizagem

40 Tipos de Resultados de Aprendizagem
(Competências, Habilidades Transferíveis) Intelectual Prática Social Pessoal Pensamento Crítico; Resolução de Problemas; Habilidade de Pesquisa; Pensamento Criativo; Sintetizar e avaliar Ideias. Habilidade de Pesquisa, Apresentação; Habilidade Clínicas; Habilidades Profissionais; Vocacionais. Trabalho em equipe; Colaboração; Liderança; Rede profissional; Comunicação; Persuasão. Autodisciplina; Automotivação; Autoconfiança; Flexibilidade, Adaptabilidade.

41 Pensamento Crítico? Ênfase Clássica Extensão Contemporânea da ênfase
Avaliar argumentos e conclusões Evaluate Ideas And Plans Avaliar ideias e planos Evaluate One’s Own Understanding Avaliar a própria Compreensão. Raciocínio Habiidade para aprender ao longo da vida. Resolução de Problemas. Problem Solving Communication Comunicação Trabalho em Equipe Liderança Auto-Habilidades Rede de contatos. Formal/Informal Informação tecnologias Influência. Criatividade Creativity Habilidades de Pesquisa. Stein, B. & Haynes, A. (2011)

42 Resultados de Aprendizagem
Curso Relacionado Resultados de Aprendizagem

43 Metas de Aprendizagem vs Resultados de Aprendizagem
Objetivos do curso são afirmações gerais sobre suas intenções educacionais. (incl. conceitos primordiais?). Estudantes compreenderão a interpretação histórica e análise do fontes primárias e secundárias. (História) Estudantes desenvolverão a capacidade de pensar de forma criativa e independente sobre novos problemas de projeto e fazer uma estimativa realista do seu própio potencia para resolvê-los. (Engenharia) Resultados de Aprendizagem são afirmações específicas sobre a aprendizagem (o que e como) as quais os professores esperam que os alunos alcancem. Os alunos serão capazes de analisar uma fonte primária como um produto de um contexto histórico particular (História) Estudantes serão capazes de calcular mudanças na energia e entalpia dos causados por mudanças de temperatura e pressão. (Engenharia)

44 Por que definir objetivos e resultados de aprendizagem para o seu curso?
Discussão em Grupos (mesas).

45 Por que definir resultados de aprendizagem?
Deixar claro para os alunos o que podem ganhar por participar de um determinado curso. Ajudar os professores a selecionar estratégias de ensino apropriadas para alcançar um resultado. Assegurar que as estratégias de avaliação adequadas são implantadas. Ajudar os professores a desenvolver uma linguagem comum com os seus colegas sobre o que um determinado curso/atividade é desenhado para alcançar.

46 5 questões para identificar os principais resultados de aprendizagem
Quais são os 3 ou 4 mais importantes conceitos/habilidades que meus alunos devem dominar durante o curso (Conceitos Primordiais)? O que os alunos desse curso precisam aprender para se prepararem para os cursos seguintes? O que eu quero que meus alunos estejam fazendo daqui a 5 anos? Como posso promover o empenho dos meus alunos para aprenderem durante toda a vida? Como meus alunos podem usar esse curso para realizar algo importante em outro ambiente? Whetten, 2007

47 Taxonomia revisada de Bloom para resultados cognitivos
1 Remember Lembrar 2 Understand Entender 3 Apply Aplicar 4 Analyze Analisar 5 Evaluate Avaliar 6 Create Criar Superfície Original 1950s, updated to make more active (verbs); also added dimensions of types of learning (not shown here). Profundidade Anderson & Krathwohl, 2001

48 Taxonomía De Bloom 1. Conhecimento Enumerar, definir, descrever, identificar, reproduzir, denominar, listar, declarar, memorizar. 2. Compreensão Interpretar, resumir, inferir, reformular, classificar, ilustrar, distinguir, converter, estimar. 3. Aplicação Aplicar, alterar, programar, demonstrar, organizar, resolver, modificar, usar, escolher. 4. Analise Analisar, reduzir, classificar, comparar, contrastar, diagramar, diferenciar, selecionar, questionar, testar. 5. Síntese Categorizar, formular, generalizar, criar, sistematizar, revisar, desenvolver, estruturar, montar e projector. 6. Avaliação Avaliar, averiguar, concluir, criticar, julgar e selecionar, idear, justificar, apoiar, validar. Original 1950s, updated to make more active (verbs); also added dimensions of types of learning (not shown here). Ferazz & Belhot, 2010

49 Atividade Individual:
Compartilhar Identificar Construir Individual: identificar 1 or 2 conceitos-chave (primordiais)do seu curso. Construir resultados de aprendizagem (elevados) a eles relacionados. Pares/Mesas: Dividir & discutir com um colega. . Todo o grupo: Compartilhe com todo o grupo.

50 References Ferraz, Ana Paula & Belhot, Renato (2010) Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais in Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p , 2010. Freire, Paulo (1990) from We Make the Road by Walking: Conversations on Education and Social Change by Myles Horton & Paulo Freire, Temple University Press. Harvey, Lee et al. 1997, Graduates Work: Organisational Change and Student’s Attributes. Centre for research into Quality. Light, G. (2008). The puzzle of teaching in higher education: Implications for the structure of academic practice. Ideas on Teaching (Volume 6, pp ). Centre for Development of Teaching and Learning, National University of Singapore, Singapore. Light, G., Cox, R., Calkins, S. (2009). Learning and Teaching in Higher Education: The Reflective Professional. London: Sage Publications. Marton, F., Beatty, E. & Dall’Alba, G. (1993) Conceptions of learning, International Journal of Educational Research, 19: Marton, F., Hounsell, D. & Entwistle, N. (2005). (Eds.). The Experience of Learning: Implications for Teaching and Studying in Higher Education. (2nd edition). Edinburgh: Scottish Academic Press. Meyer, J.H.F., Land, R. & Davies, P. (2006) Implications of threshold concepts for course design and evaluation, in Meyer J.H.F., Land, R. (eds.), Overcoming Barriers to Student Understanding: threshold concepts and troublesome knowledge, London and New York; Routledge. Prosser, M. & Trigwell, K. (1999). Understanding Learning and Teaching: The Experience in Higher Education. London: SRHE/Open University Press. Stein, B. & Haynes, A. (2011) Engaging faculty in the assessment and improvement of student critical thinking using the CAT. Change (March-April 2011): Whetten, D. ( 2007). Principles of effective course design: What I wish I had known about learning-centered teaching 30 years ago. Journal of Management Education, 31,

51 Obrigado!

52 Material Adicional

53 Bloom’s Revised Taxonomy
Creating Generating new ideas, products, or ways of viewing things Designing, constructing, planning, producing, inventing Evaluating Judging based on criteria Experimenting, checking, hypothesizing, critiquing, justifying Analyzing Breaking information into parts to explore relationships Comparing, organizing, deconstructing, interrogating, finding  Applying Using information in another familiar situation Implementing, carrying out, using, executing  Understanding Explaining ideas or concepts Interpreting, summarizing, paraphrasing, classifying, explaining Remembering Recalling information Recognising, listing, describing, retrieving, naming, finding Original 1950s, updated to make more active (verbs); also added dimensions of types of learning (not shown here). Anderson & Krathwohl, 2001

54

55 “The teacher is of course an artist, but being an artist does not mean that he or she can make the profile, can shape the students. What the educator does in teaching is to make it possible for the students to become themselves.” O professor é, naturalmente, um artista, mas ser um artista, não significa que ele ou ela pode fazer o perfil, pode moldar os alunos. O que o educador faz do ensino é o possível para que os alunos se tornem eles mesmos. Paulo Freire

56 “Estudantes devem ter iniciativa; não devem ser meros imitadores
“Estudantes devem ter iniciativa; não devem ser meros imitadores. Eles devem aprender a pensar e agir por si mesmos e serem livres.” — Cesar Chavez American labor leader and civil rights activist “Educação é uma coisa admirável, mas é bom lembrar de vez em qundo que nada do que vale a pena saber pode ser ensinado.” –Oscar Wilde Irish writer and poet

57 “Educação ou funciona como um instrumento que é usado para facilitar a integração das novas gerações à lógica do sistema atual e trazer conformidade ou torna-se a prática da liberdade, o meio pelo qual homens e mulheres lidam de forma crítica e criativa com a realidade e descobrir como participar na trasformação do seu mundo .” ― Paulo Freire, Pedagogy of the Oppressed


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