A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estratégias de estudo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estratégias de estudo."— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de estudo

2 Não tenho tempo

3 Sabe meu filho, Até hoje não tive tempo para brincar com você
Sabe meu filho, Até hoje não tive tempo para brincar com você. Arranjei tempo para tudo, Menos para ver você crescer. Nunca joguei dominó, dama, xadrez ou batalha naval com você. Percebo que você me rodeia, Mas sabe, sou muito importante e não tenho tempo!... Sou importante para números, convites sociais, Uma série de compromissos inadiáveis... E largar tudo isso para sentar no chão com você?... Não, não tenho tempo! Um dia você veio com caderno da escola para o meu lado. Não liguei, continuei lendo o jornal... Neimar de Barros

4 A importância dos pais no aprendizado dos filhos
Tempo de dedicação Tempo X Qualidade

5 Para que as relações possam ser consistentes a família precisa ter seus princípios, suas prioridades bem claras.

6 O que vem primeiro? O que rege meus princípios?
Dinheiro ou Afeto? Arrumação da casa ou respeito ao próximo? O que é correto moralmente? O que é estar feliz? O que realmente preciso para estar feliz? Dinheiro, tempo em família?

7 Autoestima / autoimagem
Toda pessoa precisa receber afeto, ter certeza de que é aceita e amada. Os pais dão os trilhos para a criança que está construindo seu eu (ego): a consciência de si (mundo interno e mundo externo); suas referências (identificações parciais); sua autoimagem, que é banhada de discurso, de subjetividade; seus recursos psíquicos para lidar com o outro.

8 AUTOESTIMA Temos um aparato biológico pronto para construir isto que os psicólogos chamam de ego, que tem a ver com a consciência de si. São os estímulos externos e o discurso dos cuidadores que darão sentido, direção aos afetos que se ligam ao ego. É o discurso que constrói a subjetividade de cada um, lhe conferindo as primeiras referências, onde os pais, ou cuidadores, serão alicerce. Neste sentido uma relação familiar (e depois a escolar) acolhedora e estimulante é fundamental para que a criança conquiste uma autoimagem positiva, sem exageros, consistente, apoiada em relações consistentes.

9 Como estudar? Horário diário para o estudo;
Lugar fixo para fazer as atividades escolares; Ambiente claro; Longe de estímulos; Participação dos pais; Organização familiar.

10 esquemas e/ou resumos;
marca-textos nas palavras-chave, frases ou parágrafos principais; questionários; gravação da própria fala ou estudar em voz alta; vídeo-aulas sobre o assunto estudado; Imagens sobre o tema em questão. Além dessas estratégias de estudo é fundamental que a família e a própria criança percebam como a aprendizagem melhor acontece; se é através do estímulo visual, auditivo ou da escrita. Identificada a melhor forma de se aprender e assimilar deve-se incluir nas estratégias de ensino o uso de Por: Renata Carvas e Maria de Lourdes Ribeiro


Carregar ppt "Estratégias de estudo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google