A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É ARTE?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É ARTE?."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É ARTE?

2 O que é arte? Objetivos Compreender as formas de se pensar a arte e de percebê-la na sociedade. Desenvolver nos estudantes uma maior sensibilidade para que possam se aproximar de conceitos da arte contemporânea.

3 O que é arte? Introdução Em meio a tanta diversidade, como explicar o que é arte? O artista cria com base em suas ideias e intenções, mas quem aprecia a obra também cria, por meio de suas interpretações. Não podemos estabelecer uma verdade absoluta sobre o que as obras de arte querem dizer porque sempre há a interpretação por parte de quem as observa, prova, toca ou ouve, ou seja, o espectador, o apreciador de arte. A coisa, obra de Caciporé Torres, 1973, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP).

4 O que é arte? Realizada de diversos modos, a arte muitas vezes faz perguntas, em vez de apresentar respostas prontas. Para compreender a arte, precisamos entrar em um universo de sentimentos, pensamentos e sensações que ela nos propõe, desprovidos de respostas esquematizadas ou verdades absolutas preestabelecidas. É necessário ouvir, olhar e, principalmente, sentir. Graffiti e escultura da dupla OsGemeos, 2010.

5 O que é arte? O papel da arte não é o mesmo em todas as épocas, lugares ou culturas. A maneira como nos relacionamos com a arte também está sempre em mudança. Ao longo dos tempos, criamos diferentes modos de fazer arte, por razões diversas. Na contemporaneidade, as maneiras de fazer arte são ainda mais variadas. O que é arte? Para que serve?, de Paulo Bruscky, 1978.

6 O que é arte? Atividades Arte contemporânea:
designa a produção artística surgida a partir da segunda metade do século XX até nossos dias. Debata com os colegas e tente responder: o que é arte? Pesquise sobre a obra reproduzida ao lado. Procure explicar seu impacto e sua importância na formação da arte contemporânea. A fonte, de Marcel Duchamp, 1917.

7 O que é arte? Intervenção urbana
Intervenção urbana: tem a intenção de “ir aonde o povo está”. Dessa forma, a expressão é feita pelos artistas nas mais variadas linguagens, entre elas as performances, os happenings e o teatro de rua. Procura interagir com o público e surpreendê-lo, criando formas de provocação para que as pessoas reflitam sobre a arte e a sociedade. Transit, intervenção urbana de Regina Silveira, , em São Paulo (SP). Globo, projetor e carro em movimento.

8 O que é arte? Atividade: arte e mundo virtual
Os museus virtuais são espaços interativos em que conhecemos patrimônios históricos, artísticos e culturais de vários países. Organize com os colegas uma exposição virtual com as obras de arte que mais chamaram a atenção do grupo. Reprodução da página do projeto Google Art que mostra o acervo da Coleção Frick, Nova York, EUA.

9 O que é arte? Atividade: exposição de artes visuais
Escolha uma exposição para visitar. Selecione três obras expostas e descreva-as: analise formato, material e técnica, aparência, ano e local de produção. Depois, detalhe as sensações que cada uma delas lhe transmitiu. Por fim, comente suas impressões gerais sobre a visita à exposição. Como foi estar naquele espaço?


Carregar ppt "O QUE É ARTE?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google