A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DTC: DESIGN TO COST E TRIZ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DTC: DESIGN TO COST E TRIZ."— Transcrição da apresentação:

1 DTC: DESIGN TO COST E TRIZ

2 MODELO DE PROCESSO DE PROJETO ADOTADO
Solução Geral Problema Geral ESCLARECIMENTO DE OBJETIVOS MELHORIA DE DETALHES ESTABELECIMENTO DE FUNÇÕES AVALIAÇÃO DE ALTERNATIVAS FORMULAÇÃO DE REQUISITOS GERAÇÃO DE ALTERNATIVAS Sub-problemas Sub - soluções

3 ANÁLISE DO VALOR Exemplo: Lanterna Vista explodida Chave Corpo Lâmpada
Soquete Lâmpada Refletor Tampa e argola Chave Baterias Mola / arruela Tampa, arruela de pressão vidro Corpo

4 ANÁLISE DO VALOR Exemplo: Lanterna

5 CM = PVA - LVA DESIGN TO COST em que: CM = Custo meta do produto
PVA = Preço de venda alvo LVA = Lucro de venda alvo

6 Estabelecer as especificações de projeto Etapa 1
Design to Cost Estabelecer as especificações de projeto Etapa 1 Gerar a estrutura funcional do produto Etapa 2 Gerar as alternativas de concepção do produto Etapa 3 Estimar o custo da alternativa de concepção Etapa 4 Estimar o custo das funções do produto Etapa 5 Comparar o custo estimado das funções com o custo meta da função Etapa 6 Otimizar o projeto conceitual do produto Etapa 7

7 MATRIZ DE ESTIMATIVA DE CUSTO
Design to Cost MATRIZ DE ESTIMATIVA DE CUSTO Componente j do produto A1 A2 ... Aj F1 V11 Z11 V21 Z21 V1j Z1j CF1 a11 a21 aij F2 CF2 Fi Vi1 Zi1 Vij Zij CFi ai1 CA1 CA2 CAj Função i do produto Custo Estimado da função i do produto Custo estimado do componente j do produto

8 MATRIZ DE ESTIMATIVA DE CUSTO
Design to Cost MATRIZ DE ESTIMATIVA DE CUSTO A1 ... Aj F1 V11 Z11 V1j Z1j CF1 a11 aij Fi Vi1 Zi1 Vij Zij CFi ai1 CA1 CAj Variável binária que indica se existe relação entre o componente Aj e a Função Fi Custo parcial da Função Fi para o componente Aj Variável que indica percentualmente, o quanto o componente Aj influencia o desempenho da Função Fi

9 Comparar Custo estimado das funções (CEF) com Custo meta da função (CMF) se: CEF < CMF: Adequado Ações? CEF > CMF: Inadequado. Ações?

10 Otimizar o projeto conceitual do produto
 Variáveis integrativas  Cockpit técnico gerencial

11 MODELO DE PROCESSO DE PROJETO ADOTADO
Solução Geral Problema Geral ESCLARECIMENTO DE OBJETIVOS MELHORIA DE DETALHES ESTABELECIMENTO DE FUNÇÕES AVALIAÇÃO DE ALTERNATIVAS FORMULAÇÃO DE REQUISITOS GERAÇÃO DE ALTERNATIVAS Sub-problemas Sub - soluções

12 Avaliação de Alternativas Teoria para a Solução Inventiva de Problemas
TRIZ

13 Theoria Resheneyva Isobretatelskehuh Zadach
TRIZ: acrônimo russo: Theoria Resheneyva Isobretatelskehuh Zadach (Teoria para solução inventiva de problemas)

14 O QUE É “TRIZ” ? Metodologia para solução criativa de problemas (permite explorar soluções que se encontram em distintos campos de conhecimento); É composta por diversos métodos para a formulação e a solução de problemas, uma base de conhecimento e padrões da evolução dos sistemas técnicos; Baseada em processos envolvidos na obtenção das soluções criativas contidas nas patentes estudadas;

15 HISTÓRICO DA TRIZ Uma descoberta de um brilhante examinador de patentes da marinha russa, Genrich Altshuller, 1950’s—que estudou milhares de patentes; Estudando problemas que haviam sido resolvidos de forma criativa e procurando deles retirar informações que pudessem ser utilizadas para a solução de outros problemas, Altshuller encontrou certas regularidades no processo de solução de problemas. Com base nas regularidades identificadas, elaborou uma metodologia para a solução de problemas, a qual denominou TRIZ.

16 Para que usar a “TRIZ” ?  O emprego da TRIZ tem como objetivo aumentar o grau de inovação dos produtos;  TRIZ é uma ferramenta de criatividade e “otimização conceitual” do produto.

17 CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Contradições: requisitos conflitantes com relação a um mesmo sistema técnico. Ex.: a haste de um ferro de soldar deve ser longa, para não queimar a mão do soldador e deve ser curta, para facilitar o controle da operação. Recursos: quaisquer elementos do sistema ou de suas fronteiras que ainda não foram utilizados para a execução de funções úteis no sistema.

18 Identificar o problema do projeto Etapa 1
Etapas da TRIZ Identificar o problema do projeto Etapa 1 Formular o problema sobre a abordagem TRIZ Etapa 2 Determinar os parâmetros de engenharia Etapa 3 Pesquisar solução análoga ao problema Etapa 4 Adaptar a solução análoga ao problema Etapa 5

19 1) Identificar o problema do projeto
Buscar o entendimento do problema. Uso do ISQ ( Innovative Situation Questionnaire) Ex. Projeto de lata de refrigerante Ambiente Operacional: latas empilhadas Requisitos de projeto: espessura da parede da lata, resistência ao empilhamento, peso, pressão interna, rigidez da lata. Função principal: conter bebida.

20 1) Identificar o problema do projeto
Buscar o entendimento do problema. Uso do ISQ ( Innovative Situation Questionnaire) Ex. Projeto de lata de refrigerante Efeitos indesejáveis: custo do material, custo de produção elevado e desperdício de espaço de armazenamento. Resultado Ideal: recipiente que possa ser empilhado a uma altura comparável a do ser humano, sem causar danos ao recipiente e bebida e com um valor de custo adequado.

21 2) Formular o problema sob abordagem da TRIZ
Reformular o problema do projeto, descrevendo-os em termos de contradições de projetos; Recorre-se à primeira matriz de QFD para selecionar os requisitos contraditórios.

22 3) Determinar os parâmetros de engenharia
Associar os requisitos de projeto aos parâmetros da engenharia da TRIZ (39). Identificar os parâmetros de engenharia a serem satisfeitos ou otimizados e os parâmetros de engenharia que causam conflito com o primeiro.

23 PARÂMETROS DE ENGENHARIA

24 3) Determinar os parâmetros de engenharia
Ex. lata de refrigerante: Parâmetro relacionado ao requisito “espessura da parede de lata”  comprimento do objeto estático (4) Parâmetro relacionado à “resistência de empilhamento” tensão (11) Conflito Técnico (contradição): À medida que o parâmetro de engenharia “dimensão do objeto estático” é otimizado (reduzida), o parâmetro de engenharia “tensão” torna-se pior (diminui).

25 4) Pesquisar solução análoga: matriz de contradição
Deve-se empregar a matriz de contradição. Matriz onde estão listados 40 princípios inventivos, que são orientações e sugestões para obter uma solução inventiva para o problema do projeto.

26 MATRIZ DE CONTRADIÇÕES

27 PRINCÍPIOS INVENTIVOS

28 4) Pesquisar solução análoga: matriz de contradição
Matriz de contradições Eixo X : 39 parâmetros indesejáveis ou conflitantes, Eixo Y: 39 parâmetros a serem satisfeitos ou otimizados. Exemplo: lata de refrigerante: princípios inventivos: 1 (segmentação), 14 (esfericidade) e 35 (transformação dos estados físicos e químicos de um objeto)

29 5) Adaptar a solução análoga ao projeto em questão
Princípio Inventivo 1: Segmentação 1.a) Divida o objeto em partes independente; 1.b) Faça uma seção no objeto; 1.c) Aumente o grau de segmentação do objeto. Considerando-se a diretriz “aumento do grau de segmentação”, pode-se substituir a parede lisa da lata de refrigerante por uma parede corrugada. Isto aumenta a resistência da parede da lata e permite que se reduza a espessura da parede.


Carregar ppt "DTC: DESIGN TO COST E TRIZ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google