A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à modelagem orientada a objetos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à modelagem orientada a objetos"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à modelagem orientada a objetos
Técnico Subsequente

2 Roteiro O que é modelagem orientada a objetos
Quais as vantagens de modelar Que conhecimentos precisam ser adquiridos para aprender a modelar Técnico Subsequente

3 O que é modelagem orientada a objetos?
Descrição diagramática de algo a ser (ou que já foi) implementado em linguagem de programação Utilizam notações gráfica e textuais. Representam as partes essenciais de um sistema. Técnico Subsequente

4 Para que modelagem orientada a objetos?
Não seria esforço dobrado modelar e depois codificar? Não seria fazer a mesma coisa duas vezes? É preciso compreender que as respostas para as duas perguntas é “Não” Técnico Subsequente

5 Para que modelagem orientada a objetos?
Para auxiliar a concepção de uma solução Exemplo das engenharias: Todo empreendimento complexo demanda um esforço de planejamento antes da construção Exemplos: edificações, estradas, veículos, equipamentos eletrônicos etc. Ninguém constrói um edifício partindo diretamente para o assentamento de tijolos (sem planejamento prévio) Técnico Subsequente

6 Para que modelagem orientada a objetos?
Exemplos das engenharias mostram que situações complexas exigem tratamento diferente de situações não complexas Construção de um edifício de 20 andares: necessidade de projeto prévio Construção de uma casa de cachorro: martelo, pregos e mãos-à-obra Técnico Subsequente

7 Para que modelagem orientada a objetos?
Software complexo exige planejamento antes da construção Planejamento: modelagem orientada a objetos Construção: codificação Produto de Software Técnico Subsequente

8 Vantagens da modelagem orientada a objetos
Descrição mais facilmente compreensível Mais próxima da forma como as pessoas pensam Não é natural “pensar” em linguagem de programação Técnico Subsequente

9 Vantagens da modelagem orientada a objetos
Proporciona diferentes pontos de vista Descrição dos elementos que compõem um programa (estrutura) Possibilidade de visão global Possibilidade de atenção a detalhes Técnico Subsequente

10 Evolução histórica das Linguagens Orientadas a Objetos
1966 – SIMULA; 1986 – C++ (OBJECTIVE-C); 1989 – TURBO PASCAL 5.5; 1995 – JAVA; 2001 – C#; VB.NET Técnico Subsequente

11 O que aprender para modelar?
4 questões devem ser tratadas Conhecer os conceitos referentes a modelagem Conhecer uma linguagem de modelagem Saber que passos seguir Avaliar o que for produzido Técnico Subsequente

12 Conhecer uma linguagem de modelagem
UML, segunda versão Os quatorzes diagramas de UML Para que serve cada diagrama Técnico Subsequente

13 Compromisso de chegar ao código...
Modelar é um meio e não um fim Objetivo final é um programa que compile e execute sem erros e que cumpra os requisitos estabelecidos A geração de código é uma das etapas do processo Código gerado subsidia o aperfeiçoamento da modelagem Técnico Subsequente

14 Paradigma da Orientação a Objetos
“Paradigma é a forma de abordar um problema” Princípios: Qualquer coisa é um objeto Objetos realizam tarefas através da requisição de serviços a outros objetos Cada objeto pertence a uma classe A classe é um repositório para comportamento associado ao objeto Classes são organizadas em hierarquias

15 EXERCÍCIO EM SALA Observe a imagem abaixo, e diga quais objetos você consegue identificar? Técnico Subsequente

16 Objeto Um objeto pode ser real ou abstrato.
Os objetos possuem informações (contém dados) e desempenham ações (possuem funcionalidade). No software OO: Um objeto é qualquer coisa, real ou abstrata, a respeito da qual armazenamos dados e os métodos que os manipulam. Identificar os atributos e o comportamento de objetos do mundo real é o primeiro passo para começar a pensar em programação OO.

17 Objeto Exemplo: Uma fatura; Uma organização; Um vôo de avião;
Uma pessoa; Um lugar.

18 Objeto Observe um objeto e pergunte:
Quais os possíveis estados que esse objeto pode estar? Quais os possíveis comportamentos que ele pode executar?

19 Abstração Habilidade mental que permite os seres humanos visualizarem os problemas do mundo real com vários graus de detalhes, dependendo do contexto corrente do problema.  Nós aprendemos a abstrair desde pequenos, criamos conceitos, assumimos verdades, entendemos o mundo de acordo com a nossa capacidade intelectual.

20 Visão do Projeto

21 Classes Uma classe é uma implementação de um tipo de objeto.
Uma classe especifica uma estrutura de dados e os métodos operacionais permissíveis que se aplicam a cada um de seus objetos. As classes de programação são projetos de um objeto, aonde têm características e comportamentos, ou seja, permite armazenar propriedades e métodos dentro dela.

22 Classe Pessoa Técnico Subsequente

23 Classe Banco Atributos Métodos

24 Idade e Peso são atributos da
Atributos da Classe Atributos identificam características da classe, ou seja, “o que a classe tem”, por exemplo, todo animal possui uma idade e peso. São os elementos que definem a estrutura de uma classe, ou seja suas características. Idade e Peso são atributos da classe Animal

25 Métodos da Classe • Métodos são as ações que a classe será capaz de realizar, podemos relacionar os métodos ao “o que o objeto da classe pode fazer”. Por exemplo, um animal pode andar, grunir, etc... Os métodos determinam o comportamento dos objetos de uma classe. Os métodos são similares às funções e procedures do universo da programação estruturada. Andar() e Grunir() são métodos da classe

26 Instância Representa cada ocorrência de um objeto formados a partir de uma classe. É o mesmo que criar o objeto a partir da classe Técnico Subsequente

27 Exercício em sala Preencha as palavras cruzadas conforme o enunciado:
Representa cada ocorrência de um objeto; Habilidade de visualizarem os problemas do mundo real com detalhes; Qualquer coisa do mundo real com limite e identifidade bem definido; Conjunto de objetos do mundo real que possuem tipos de características e de comportamentos em comum; Uma característica particular de uma ocorrência da classe; Linguagem de Modelagem Unificada; Técnico Subsequente

28 Palavra Cruzada 1 2 3 4 6 5 Técnico Subsequente

29 Palavra Cruzada I N S T A C A B T R A Ç Ã O O B J E O C L S S E
1 I N S T A C 2 A B T R A Ç Ã O 3 O B J E O C L S S E 4 6 A T R B T O U M L 5 Técnico Subsequente

30 Evento ou gatilhos Um Evento é uma especificação de uma ocorrência significativa que tem uma localização no tempo e no espaço. (Booch, 2000). Exemplo virtual: Evento que muda o status do skype de online para ausente... Técnico Subsequente

31 Mensagens Evento Abrir
Mecanismo de invocação de uma operação. É a forma de conseguir executar um método; Um evento ao ser disparado, envia uma mensagem a uma operação do objeto. Evento Abrir Mensagem Técnico Subsequente

32 Estados É a forma com que um objeto de uma classe se encontra em um determinado momento. Estado Fechado  Estado Aberto Exemplo: Estado Pendente, matriculado, aprovado, reprovado. Técnico Subsequente

33 Exercícios em sala Qual o conceito de orientação a objeto você aplicaria para esta imagem, onde tem uma pessoa parada e depois passou a caminhar? Mensagem; Evento; Objeto; Estado; Técnico Subsequente

34 Encapsulamento Capacidade do objeto de ocultar seus dados, deixando visíveis operações que manipulam os dados. Tal recurso propicia segurança e diminuição do trabalho de manutenção. Técnico Subsequente

35 Herança Uma das características mais poderosas e importantes da Orientação a Objetos; Permite o reaproveitamento de atributos e de métodos otimizando, assim, o tempo de construção do código; Trabalha com os conceitos de superclasse e subclasse: Superclasse – também chamada de “classe mãe”, possui classes derivadas dela que são chamadas de subclasses; Subclasse – também chamada de “classe filha”, herda os métodos e os atributos da sua “classe mãe”. Técnico Subsequente

36 Polimorfismo Seu conceito está associado ao de Herança;
Trabalha com a redeclaração de métodos previamente herdados por uma classe; Os métodos, apesar de semelhantes, diferem de alguma forma da implementação utilizada na superclasse. Assim, é necessário a implementação na subclasse: Técnico Subsequente

37 Atividade em sala Observando as imagens abaixo, qual classe é possível abstrair? Engenheiro; Profissão; Esporte; Paciente; Técnico Subsequente

38 Atividade em sala Qual(is) classe(s) você consegue abstrair observando a imagem abaixo? Técnico Subsequente

39 UML – Linguagem de Modelagem Unificada
06/04/2017 Uma linguagem visual utilizada para modelar sistemas de informação baseado no paradigma Orientação a Objetos; Oferece visualização, especificação, construção e documentação de artefatos de sistema; Tem como objetivo auxiliar: Requisitos Comportamento Estrutura lógica Dinâmica dos processos Necessidades físicas da implantação A UML tornou-se uma norma industrial para o desenvolvimento de softwares OO; Observação: A UML não é uma linguagem de programação e sim uma linguagem de modelagem. Engenharia de software orientada a objetos

40 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SILVA, Ricardo P. e. UML 2 em modelagem orientada a objetos. Florianópolis, SC: Visual Books, p. Técnico Subsequente

41 Trabalho Avaliativo Faça uma pesquisa sobre UML (História, principais diagramas) enviar no até o dia 01/08/ Valor: 4,0 pontos. Técnico Subsequente

42 Exercícios – Valor: 3,0 pontos
Defina o conceito de MOO. Escreva os principais benefícios da Modelagem Orientada a Objetos. Descreva o que são objetos. Cite 4 exemplos de objetos do mundo real. Identifique atributos e comportamentos para esses objetos. Agrupe esses objetos nas suas respectivas classes. Descreva classes e atributos.


Carregar ppt "Introdução à modelagem orientada a objetos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google