A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP"— Transcrição da apresentação:

1 I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
Cursos de Nivelamento e Apoio Pedagógico - EAD I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP 2013

2 Ações de Nivelamento e Apoio Pedagógico:
Parte do programa de contenção da evasão proposto pela Pró-Reitoria de Ensino. Um projeto piloto para ser desenvolvido no segundo semestre de 2013 e implementado durante o primeiro semestre de 2014, com oferta inicial das disciplinas elencadas (matemática, português, física, química e outras).

3 Objetivo Geral: Contribuir para a redução da evasão com a implementação de uma estrutura na plataforma Moodle, com ferramentas e conteúdos de disciplinas nas quais os alunos tenham maior dificuldade de aprendizado.

4 Objetivos Específicos
Tornar o estudante com dificuldade de acompanhamento do curso apto a desempenhar as ações previstas no plano de curso; Evitar a sobrecarga do professor com conteúdos não previstos; Institucionalizar as discussões sobre criações de cursos a distância dentro da plataforma para preservar o conhecimento.

5 Público-Alvo: discentes dos cursos técnicos e superiores com dificuldade em acompanhar as disciplinas do curso devido às deficiências do ensino fundamental e ensino médio, respectivamente (nivelamento). discentes dos cursos técnicos e superiores com dificuldade em acompanhar as disciplinas correntes do 1º semestre/ano do curso (apoio pedagógico).

6 Infraestrutura: Nova plataforma no Moodle chamada Ensino - disponível no endereço: ensino.ifsp.edu.br Discussões da comissão e documentação via ambiente Moodle; Capacitação dos envolvidos para utilização do Moodle e criação de material. Criação de tutorial de utilização da plataforma para os alunos. Um administrador Moodle por campus, responsável pelo cadastro de alunos e suporte técnico;

7 Discussões propostas: fase de elaboração do material
Oferta inicial para 05 campi; Comissão docente por ação, disciplina e nível de ensino: Responsável pelo material e decisão quanto aos formatos disponibilizados na plataforma; presidida por um professor da área, que será o moderador das discussões presenciais e do fórum na plataforma. Atribuição em horas-aula para os professores dedicados a essa ação de contenção de evasão - projeto institucional (de 5 a 6 horas-aula);

8 Discussões propostas: Estrutura dos cursos/material
Curso autoinstrucional (sem tutoria online); Teste diagnóstico inicial para os alunos Estrutura linear ou não linear (não existe sequência estabelecida); Opcional ou obrigatório ao aluno; Professor em cada campus responsável pelo plantão de dúvidas (presencial) das disciplinas oferecidas; Bolsa discente de ensino, para alunos que auxiliarão professores no conteúdo e plantão de dúvidas.

9 Cronograma (Sujeito a alterações):
Prazo Definição dos Campi participantes Até 05/08/13 Indicação dos membros e presidente das comissões (ação, disciplina e nível de ensino) Até 07/08/2013 Cadastro dos participantes do fórum/Moodle De 02/08/2013 a 09/08/2013 Discussões do conteúdo e distribuição da elaboração das unidades De 09/08/2013 a 09/09/2013 Capacitação em Moodle: Até 30/08/2013 Capacitação em elaboração de materiais didáticos para a modalidade EaD Até 13/09/2013 Produção, inserção e revisão do material Até 29/11/2013 Validação dos materiais produzidos Até 13/12/13 Testes e ajustes Jan/2014 Início do projeto piloto 17/02/14

10 O que faremos agora? Próximos passos Passo 1 – 20 minutos
Com o pessoal do seu campus, reflita em relação aos seus cursos: Fraquezas (maiores desafios) Forças (maiores contribuições/oportunidades) Cada campus pensar em 2 frentes de trabalho -listar

11 O que faremos agora? Passo 2
Divisão em grupos de trabalho por: Ação: nivelamento ou apoio pedagógico Nível de ensino: ensino técnico ou superior Disciplina: Português, Matemática, Química, Física, Modalidade (Superior): Licenciatura, Tenologia, Bacharelado (Engenharias) 12 grupos de trabalho

12 Organização espacial no auditório Palco
Nível Técnico: Apoio Pedagógico QUÍMICA Nível Técnico: Nivelamento MATEMÁTICA Nível Técnico: Nivelamento PORTUGUÊS Nível Técnico: Apoio Pedagógico FÍSICA Nível Técnico: Apoio Pedagógico MATEMÁTICA Nível Técnico: Apoio Pedagógico PORTUGUÊS Nível Superior: Nivelamento LICENCIATURAS Nível Superior: Nivelamento TECNOLOGIAS Nível Superior: Nivelamento BACHARELADO Nível Superior: Apoio Pedagógico LICENCIATURAS Nível Superior: Apoio Pedagógico TECNOLOGIAS Nível Superior: Apoio Pedagógico BACHARELADO

13 O que cada grupo irá fazer?
Definir (pensando em seus cursos e desafios enfrentados): Que campi irão participar? Quem presidirá a comissão? Quem serão os membros? Quantos? Qual será a metodologia de trabalho? Dias, horário das reuniões (via Moodle), etc. Quais campi implantarão projeto piloto? Fazer lista com os nome, campus, e tel para contato

14 CONTATO EQUIPE EAD (11)

15 Acesse o site e faça sua pergunta online
Perguntas??? Acesse o site e faça sua pergunta online   1FNmZPa5TKHYcs9GGv9DkanpQ9BgV 15WCWzK9fjXge1c/viewform.


Carregar ppt "I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google