A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REQUALIFICAÇÃO DIDÁTICA DO INSTRUTOR DE TRÂNSITO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REQUALIFICAÇÃO DIDÁTICA DO INSTRUTOR DE TRÂNSITO"— Transcrição da apresentação:

1 REQUALIFICAÇÃO DIDÁTICA DO INSTRUTOR DE TRÂNSITO
UNIDADE 1 O IMPORTANTE PAPEL DO INSTRUTOR TEÓRICO-TÉCNICO

2 O PRIMEIRO PASSO Perdoai. Mas eu preciso ser Outros.
(...) Não aguento ser apenas um sujeito que abre portas, que puxa válvulas, que olha o relógio, que compra pão às 6 horas da tarde, que vai lá fora que aponta o lápis, que vê a uva etc. etc. Perdoai. Mas eu preciso ser Outros. Eu penso renovar o homem usando borboletas. BARROS, Manoel. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 1998.

3 O PRIMEIRO PASSO MAS... Somos capazes de mudar nossos pensamentos, nossos ideais, nossos sentimentos, nosso comportamento? Somos capazes de romper com determinadas normas e padrões que nos são impostos? Somos capazes de criar, de construir, de transformar, de agir eticamente?

4 O PRIMEIRO PASSO Será possível você dar uma aula sobre o perigo do uso do celular no trânsito, por exemplo, se você dirige e fala no celular? Falar sobre álcool, se você bebe e dirige? Que verdade você transmitirá às pessoas? Como ensinar valores sem praticá-los?

5 O PRIMEIRO PASSO O primeiro passo para a renovação de sua prática como instrutor de trânsito é sua própria renovação. Ter consciência disso é fundamental para o trabalho educativo transformador.

6 O PAPEL DO INSTRUTOR TEÓRICO-TÉCNICO
Facilitador do processo de aprendizagem. Muito mais do que uma fonte de informações. Ter disponibilidade e motivação. Proporcionar atividades interessantes e controlar todas as condições que favorecem a aprendizagem. Ser modelo de organização, de educação, de gentileza. Ser prestativo, demonstrar interesse pelas necessidades de cada participante. Envolver-se diretamente no processo de ensino-aprendizagem.

7 RESPONSABILIDADES DO INSTRUTOR TEÓRICO-TÉCNICO
Elaborar um plano instrucional das atividades que serão realizadas. Utilizar e conservar os recursos didáticos disponíveis. Manter-se atualizado em relação ao conteúdo e às técnicas instrucionais. Promover um ambiente de integração entre os participantes do grupo.

8 PERFIL DO INSTRUTOR TEÓRICO-TÉCNICO
Tido como modelo em sala de aula, você deve apresentar comportamentos e perfil adequados para a função. Portanto... seja responsável; tenha iniciativa; tenha controle emocional; seja organizado; esmere-se em sua forma de comunicação; seja atento.

9 PERFIL DO INSTRUTOR TEÓRICO-TÉCNICO
Para não comprometer sua imagem profissional frente ao grupo e, consequentemente, o processo de aprendizagem, preocupe-se com: a formulação das perguntas dirigidas aos participantes; a exemplificação prática das exposições teóricas; o reforço dos conteúdos ministrados ao participante; a variedade de metodologias, a fim de estimular a participação; a correlação entre os conteúdos apresentados; o favorecimento de uma visão sistêmica dos conteúdos.

10 UMA HABILIDADE MUITO IMPORTANTE
Uma das habilidades mais importantes para um instrutor de trânsito teórico-técnico é saber se COMUNICAR.

11 UMA HABILIDADE MUITO IMPORTANTE
A palavra é o instrumento mais eficaz na comunicação que estabelecemos com o outro. Ela organiza nosso pensamento, faz com que possamos explicitá-lo e nos acompanha nas inúmeras atividades que desenvolvemos ao longo de nossas vidas. (linguagem verbal)

12 UMA HABILIDADE MUITO IMPORTANTE
Em nossa comunicação diária utilizamo-nos de meios que dispensam o uso da palavra. Nossos gestos e olhares são prova disso. A maneira com que nos vestimos e até como nos portamos nos vários ambientes que frequentamos também comunica, a quem nos observa, preferências e modos de vida. (linguagem não verbal)

13 UMA HABILIDADE MUITO IMPORTANTE
Tão importante quanto saber falar é saber se “comportar” diante de um grupo de futuros condutores. É essencial estabelecer uma linguagem corporal positiva: imagem pessoal (vestuário, cabelo, etc.); postura (manter-se ereto); gestos moderados; fala clara e ritmada; fisionomia “animada”; movimentos seguros (andar enquanto faz uma exposição); olhar a plateia, fazendo contato visual.

14 UMA HABILIDADE MUITO IMPORTANTE
Além de uma linguagem corporal positiva, é necessário preparar-se para falar. Em primeiro lugar, você deve dominar o conteúdo que será explicitado. Ao falar, também é fundamental: ter calma e tranquilidade; ter clareza e objetividade; ter sequência lógica de ideias; evitar leituras prolongadas; evitar repetição de palavras ou de expressões (“né”, “ta”, “daí”); não se desviar do assunto programado.

15 UMA HABILIDADE MUITO IMPORTANTE
Ao responder perguntas: mantenha o foco na pergunta realizada e responda sem fazer “rodeios”; não se prolongue nas respostas e mostre seu conhecimento; caso não saiba responder a algum questionamento, não se preocupe. Diga, tranquilamente, que pesquisará sobre o assunto e, mais tarde, responderá com segurança.

16 UMA HABILIDADE MUITO IMPORTANTE
Se sentir algum nervosismo no momento de sua apresentação: use a linguagem do corpo para parecer mais confiante; faça um esforço para sorrir e relaxe os ombros; olhe as pessoas nos olhos e mantenha uma postura ereta e confortável; não “brinque” com as mãos ou ponha as mãos no bolso; relaxe e respire devagar e profundamente.

17 COMPETÊNCIA INTERPESSOAL
Conviver é um desfio permanente. Em todos os momentos de nossas vidas somos levados a corresponder às expectativas dos outros em relação ao nosso comportamento. Em nossa vida profissional essa necessidade torna-se ainda mais presente.

18 COMPETÊNCIA INTERPESSOAL
Você, como instrutor de trânsito, precisará exercitar constantemente sua capacidade de: trabalhar bem com os outros; entender e ser entendido;. saber porque os outros não vêem a realidade como você; deixar claro para os outros a intenção de seus atos e de suas palavras.

19 COMPETÊNCIA INTERPESSOAL
Os processos de convivência despertam emoções diversas: atrações e rejeições, simpatias e antipatias, afeto e indiferença, colaboração e competição. O mais interessante é que esse processo de interação não é apenas verbal, ou seja, as pessoas não se relacionam apenas conversando. Pelo contrário, a linguagem dos gestos (e, às vezes, até mesmo os silêncios) também pode comunicar muito bem nosso sentimento. Seu trabalho depende da sua capacidade de se relacionar bem com quem depende de você: seus alunos futuros condutores.

20 RELAÇÕES INTERPESSOAIS
A cada minuto de nossas vidas em que precisamos nos relacionar, entramos em um processo de interação. O resultado desses processos é o que chamamos relações interpessoais.

21 RELAÇÕES INTERPESSOAIS
De que forma você pode assegurar uma interação realmente produtiva em seu ambiente de trabalho, com todas as pessoas que o cercam e, principalmente, com seus alunos? O segredo é apostar na cooperação, na união de esforços. Busque unir energias, conjugar esforços. E lembre-se: o resultado do trabalho será a soma de todos os esforços.

22 COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS
De acordo com Ivani Fazenda há quatro tipos de competência para os professores (competência professoral): intuitiva; intelectiva; prática; emocional.

23 COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS
Competência intuitiva: aquela que é própria da pessoa que vê além de seu tempo e de seu espaço; não se contenta em trabalhar apenas com os recursos que lhe são oferecidos, indo além do convencional e buscando alternativas para seu trabalho. Nem sempre se dá bem, pois algumas instituições de ensino são rígidas e não perdoam quem ousa transgredir sua acomodação; quer inovar, mas é competente, é equilibrado e comprometido, ama a pesquisa, lê muito e incita seus alunos à leitura.

24 COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS
Competência intelectiva: aquela em que se destaca a reflexão; o professor intelectivo é analítico por natureza e procura desenvolver o pensamento reflexivo; adquire, facilmente, o respeito de seus alunos por ser um erudito, um filósofo; ajuda a organizar ideias, classificá-las e defini-las.

25 COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS
Competência prática: a organização espaço-temporal é seu melhor atributo. Para este professor tudo deve ocorrer conforme o planejado e para isso faz uso de técnicas requintadas; gosta da inovação, mas diferentemente do intuitivo, copia o que é bom, consegue boas cópias e alcança bons resultados; é o professor querido pelos alunos que sentem nele seu porto seguro.

26 COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS
Competência emocional: este professor trabalha o conhecimento com base no autoconhecimento. Essa forma de trabalhar transmite tranquilidade e segurança ao grupo; todo o seu trabalho tem um apelo grande aos afetos; expõe suas idéias por meio de sentimentos e, com isso, consegue provocar uma sintonia imediata com os alunos; auxilia na organização das emoções e contribui, também, para a organização de conhecimento mais próximos à vida dos alunos.

27 COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS
Qual competência mais se relaciona à sua expressão como instrutor teórico-técnico de trânsito?

28 COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS
Você expressará sua competência intuitiva quando: incentivar a manifestação dos participantes, ouvir e considerar suas experiências; estimular a leitura de apostilas, do Código de Trânsito Brasileiro e de outros textos importantes para serem estudados; utilizar diferentes metodologias, com a finalidade de tornar suas aulas atraentes.

29 COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS
Você expressará sua competência intelectiva quando: promover debates que conduzam à análise crítica e à reflexão sobre os conteúdos apresentados em sala de aula; demonstrar domínio acerca dos conteúdos abordados; responder às perguntas e esclarecer as dúvidas expostas; apresentar os conteúdos de forma organizada, clara e precisa.

30 COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS
Você expressará sua competência prática quando: estudar com profundidade os conteúdos que serão trabalhados; impuser, educadamente, limites aos participantes (tempo para falar, tempo para ouvir...); organizar e planejar suas aulas com antecedência; respeitar os horários estabelecidos.

31 COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS
Você expressará sua competência emocional quando: mantiver a calma e a tranquilidade, sem exaltar-se com os participantes; oferecer um tratamento respeitoso, simpático e amistoso a todos os participantes, indistintamente; respeitar as diferenças e oportunizar a participação de todos, favorecendo a inclusão; evitar o constrangimento de um participante perante o grupo.


Carregar ppt "REQUALIFICAÇÃO DIDÁTICA DO INSTRUTOR DE TRÂNSITO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google