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Avaliação Institucional na FEB

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Apresentação em tema: "Avaliação Institucional na FEB"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Institucional na FEB

2 Objetivos Relembrar o histórico do processo e seus principais pontos
Definir as responsabilidades do processo de coleta de dados para responder às questões do projeto de Avaliação Institucional na FEB Discutir e estabelecer calendário desta etapa da avaliação

3 Avaliação Institucional: Histórico
Outubro de Apresentação do Processo de Avaliação Institucional Abril de 2002: entrega da proposta de indicadores das unidades Setembro de 2002: apresentação do Projeto de Avaliação pela CPA Dezembro 2002: definição de cronograma para análise de indicadores e definição das fontes de dados e formulação das questões Junho de 2003: atribuição dos formulários para coleta e resposta às questões da avaliação a cada um setor.

4 Avaliação Institucional na Unesp: pontos principais
Avaliação não tem objetivo de punir Fazer uso das informações já disponíveis Identificar pontos positivos e negativos (situação atual) Valorização da graduação Avaliação como ferramenta de diagnóstico

5 Avaliação Institucional na Unesp: pontos principais
A avaliação deve ser realizada sem medos ou preconceitos para produzir bons resultados Avaliação permanente, Estabelecer o papel da universidade dentro de um determinado contexto (social, histórico, geográfico, etc):

6 O Projeto Pedagógico como elemento catalisador da Avaliação
Gestão Educacional Pesquisa Ensino de Graduação e Projeto Pedagógico Extensão Pós-Graduação

7 Observações: A Avaliação Institucional é um fato inevitável
Será usada para o credenciamento dos Cursos e das Universidades pela CEE O processo de avaliação proposto visa: Tomada de Consciência Responsabilidade dos elementos que compõem a universidade

8 Quais resultados e benefícios esperar?
Melhor compreensão dos problemas da Universidade Transparência para a comunidade interna e externa Melhor possibilidade de planejamento (em todos os níveis) Eventual melhoria das condições de trabalho Racionalização da carga de trabalho Melhoria da qualidade dos serviços e processos Satisfação pessoal

9 Etapa atual: coleta de dados
Foram definidos questionários que apontam as questões a serem respondidas pelo projeto de avaliação (CPA); Alguns aspectos foram analisados pelos grupos de trabalho locais: biblioteca; pesquisa, laboratórios didáticos; Agora é necessário responder as questões do projeto e para isso será necessário coletar e analisar dados, eventualmente através de pesquisa de opinião. Definir os responsáveis para a coleta e análise dos dados

10 Coleta de dados:responsabilidades
Verificar a existência de dados necessários para as responder às questões, Determinar a fonte de dados (isto é, quem possui ou é a origem da informação solicitada). Isto deverá ser realizado pelos responsáveis num prazo curto e comunicar ao GRAL para que as providências necessárias sejam tomadas.

11 Coleta de dados: responsabilidades
Verificar a finalidade da questão, tecendo considerações quanto a sua interpretação e julgamento; Estabelecer referenciais comparativos; Determinar o responsável pela julgamento dos dados e da questão; Verificar a correta pertinência da questão para o responsável (a responsabilidade foi atribuída corretamente pelo GRAL?); Solicitar auxílio, caso necessário, ao GRAL.

12 Atribuições quanto a coleta de dados
Questionário Responsabilidade Biblioteca Coordenadores de curso; Comissão de Bibliotecas Extensão Comissão Permanente de Extensão Gestão: Clima Institucional DTAd - Diretoria Restaurante Universitário Diretoria Ensino de Graduação DTA Discente Cadastro de egressos (pós e graduação) STI Cadastro de infra-estrutura Grupos de pesquisa Comissão de pesquisa; Coordenadores dos grupos Pesquisa Comissão de pesquisa

13 Coleta de dados A coleta de dados deve se basear principalmente na utilização das fontes já disponíveis como Currículos Lattes, Relatório Complementar do Lattes, Plano e Relatório Departamental, Avaliação INEP, DATA CAPES e outros. Sempre que possível e necessário, buscar a confirmação dos dados com a fonte.

14 Coleta de dados Será necessária a realização de pesquisas (consultas) para coletar determinados tipos de informação. Por exemplo, verificar a satisfação do corpo discente com a qualidade do ensino oferecido em todos os seus aspectos. Caberá ao GRAL, conjuntamente com a Diretoria, e quando necessário, oferecer os recursos para essa finalidade.

15 Proposta de Cronograma
Até 18/06 -> avaliação dos questionários pelos responsáveis 22/06 a 15/07-> coleta de dados 15/07 a 01/08 -> análise dos dados e preenchimento dos questionários 15/07 a 10/08 -> formulação do relatório (consolidação pelo GRAL de todos os questionários e análises) 11/08 -> Congregação: análise e proposta de alterações do relatório parcial 25/08 – Congregação extraordinária para aprovação final do relatório 28/08 -> envio do relatório a CPA

16 Onde encontrar os questionários?


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