A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS"— Transcrição da apresentação:

1 CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP - Campus de Bauru/SP FACULDADE DE ENGENHARIA Departamento de Engenharia Civil 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS Prof. Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS (wwwp.feb.unesp.br/pbastos)

2 CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS
FONTE: Paulo Terzian, Concreto para estruturas pré-fabricadas. Concreto, Ensino, Pesquisa e Realizações, São Paulo, Ed. Geraldo Cechella Isaia, IBRACON, 2005, pp

3 CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS
INTRODUÇÃO Importância: grande produção de peças pré-fabricadas no Brasil, em indústrias de pequeno, médio e grande porte, bem como em canteiros de obra. NBR 9062/2006 – Projeto e execução de concreto pré-moldado.

4 EXEMPLOS

5 EXEMPLOS

6 EXEMPLOS

7 EXEMPLOS

8 EXEMPLOS

9 EXEMPLOS

10 EXEMPLOS

11 EXEMPLOS

12 EXEMPLOS

13 EXEMPLOS

14 EXEMPLOS

15 EXEMPLOS

16 EXEMPLOS

17 EXEMPLOS

18 EXEMPLOS

19 EXEMPLOS

20 EXEMPLOS

21 EXEMPLOS

22 EXEMPLOS

23 EXEMPLOS

24 EXEMPLOS

25 EXEMPLOS

26 EXEMPLOS

27 EXEMPLOS

28 EXEMPLOS

29 EXEMPLOS

30 EXEMPLOS

31 EXEMPLOS

32 CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS
MATERIAIS Cimentos Mais indicados: CP V (ARI) e CP II (composto), classe 40, para elevadas resistências iniciais.

33

34 CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS
Restrição ao CP III (alto forno) em peças protendidas com aderência, por prejudicar a armadura de protensão.

35 CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS
Agregados Evitar agregados lamelares, alongados e com muito pó (aumentam necessidade de água e consequentemente de cimento).

36 CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS
Agregados Ao ficarem próximos da superfície das peças, eles também originam manchas devido a diferenças de tonalidades na argamassa mais fina. Controle de qualidade rígido e permanente no recebimento dos agregados na fábrica.

37 CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS
Agregados Ao ficarem próximos da superfície das peças, eles também originam manchas devido a diferenças de tonalidades na argamassa mais fina.

38 CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS
Aditivos São usados redutores de água de alta eficiência (polifuncionais e superplastifican-tes). Necessários testes prévios para avaliar “teor de ar incorporado” no concreto.

39

40 CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS
INFLUÊNCIA DA CURA TÉRMICA NA RESISTÊNCIA Processos Tradicionais Tradicional a cura com vapor de água aquecido, para acelerar reações de hidratação do cimento, visando obter a resistência necessária rapidamente, para desfôrma em algumas horas. Cura térmica sem vapor não deve ultrapassar 40 graus, para evitar perda de água. Fazer estudos comparativos (laborat. e fábrica).

41 CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS
Precauções com a Cura a Vapor Cura térmica a vapor: tradicional no mundo, com custo compatível com os benefícios obtidos. Necessário controle rigoroso da temperatura, para evitar excessos. Temperatura máxima: 70 graus.

42 CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS
Efeitos da Alta Temperatura Temperaturas de 70 graus podem reduzir (10 a 20 %) a resistência do concreto para certos tipos de cimento. Temperaturas superiores reduzem ainda mais a resistência e podem causar falhas na superfície da peça.

43 CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS
Estudo de Dosagem Estudos feitos em laboratório à temperatura ambiente, e correlação com a resistência obtida na fábrica. É importante controlar a temperatura em 70 graus para a correlação correta. Algumas empresas adicionam maior quanti-dade de cimento para compensar a queda de resistência devido à temperatura ultrapassar 70 graus.

44 CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS
Estudo de Dosagem Solução simples: curar os cps num tambor submetido a condições de cura idênticas à da produção. Objetivo: avaliar com maior precisão a influência da temperatura da cura a vapor na resistência do concreto.

45 CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS
Efeitos na Produção As temperaturas elevadas resultam em concretos de baixa resistência, que pode comprometer a segurança da peça. Resumo: o controle rigoroso da temperatura é essencial para a qualidade do concreto final.

46 CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS
Cura Térmica a Baixa Temperatura Maturidade Correlação entre as Resistências Ensaios não Destrutivos Exemplo de Aplicação Características do Sistema Evolução Térmica do Concreto Maturidade da Peça e dos CPs Ensaio não Destrutivo

47 CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS
ADENSAMENTO Muito importante para a qualidade das peças pré-fabricadas. Objetivos: acomodar o concreto na fôrma e retirar as bolhas de ar. Utilização de dois ou mais vibradores de imersão simultaneamente na mesma peça. Um no lançamento do concreto e o outro no concreto já lançado, fazendo a finalização do adensamento.

48

49 CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS
DESMOLDANTE Produtos aplicados na superfície interna das fôrmas com o objetivo de facilitar a sua retirada. Utilizar produtos de qualidade reconhecida, a fim de evitar manchas no concreto aparente.

50

51 CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS
APARÊNCIA Deve haver controle da aparência, peça por peça. Verificar: geometria, quinas, quantidade de bolhas, manchas. Controle eletrônico dos erros, para correção e evolução dos operários.

52


Carregar ppt "CONCRETO PARA ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google