A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carboidratos www.quimica.net/emiliano/medianeira.html Prof. Emiliano Chemello emiliano@quimica.net www.quimica.net/emiliano/medianeira.html chemelloe@yahoo.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carboidratos www.quimica.net/emiliano/medianeira.html Prof. Emiliano Chemello emiliano@quimica.net www.quimica.net/emiliano/medianeira.html chemelloe@yahoo.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Carboidratos www.quimica.net/emiliano/medianeira.html
Prof. Emiliano Chemello

2 Carboidratos! Questões fundamentais sobre eles.
Questões para serem respondidas ao final do vídeo: Quais são os elementos que constituem os carboidratos? Quais são os tipos de carboidratos? Qual a função dos carboidratos em nossa alimentação? Indique dois exemplos de cada tipo de carboidratos. Qual tipo de isomeria existe entre a glicose e a frutose? Qual a função dos carboidratos nos vegetais? Carboidratos! Questões fundamentais sobre eles.

3 Assista o vídeo no endereço acima
Assista o vídeo no endereço acima

4 Quais os elementos que constituem os carboidratos?
O nome carboidrato vem da fórmula (C.H2O)n. Portanto: os carboidratos são constituídos de carbono, hidrogênio e oxigênio Quais os elementos que constituem os carboidratos?

5 Quais são os tipos de carboidratos?
Temos basicamente três tipos de carboidratos: Monossacarídeos Oligossacarídeos Polissacarídeos Quais são os tipos de carboidratos?

6 Quais são os tipos de carboidratos?
Monossacarídeos Os monossacarídeos dividem-se em Aldoses e Cetoses São incolores, sólidos cristalinos solúveis em água e insolúveis em solventes apolares. Não geram carboidratos mais simples por hidrólise. aldeído cetona Cetose Aldose Quais são os tipos de carboidratos?

7 Quais são os tipos de carboidratos?
Oligossacarídeos Consistem em estruturas de dois a dez monossacarídeos Os blocos constituintes dos oligossacarídeos são ligados entre si através de ligações glicosídicas. De maneira geral, esta ligação glicosídica pode ser representada pelo seguinte esquema abaixo: Quais são os tipos de carboidratos?

8 Uma ligação glicosídica 
Quais são os tipos de carboidratos?

9 Quais são os tipos de carboidratos?
Exemplos de oligossacarídeos importantes bioquimicamente Obtido industrialmente a partir da cana de açúcar e da beterraba Constituído pela união de uma molécula de -D-glicose com uma de -D-frutose. A hidrólise da sacarose gera os monossacarídeos constituintes. Sacarose Quais são os tipos de carboidratos?

10 Quais são os tipos de carboidratos?
Polissacarídeos São polímeros de dez, cem ou até milhares de unidades monossacarídicas unidas por ligações glicosídicas. Suas funções mais importantes na bioquímica, nos animais ou nas plantas, é de fonte de reserva/armazenamento de energia componente estrutural. Quais são os tipos de carboidratos?

11 Amido (-D-Glicose)n Quais são os tipos de carboidratos?

12 Glicogênio (-D-Glicose)n
Quais são os tipos de carboidratos?

13 Celulose (-D-Glicose)n
Quais são os tipos de carboidratos?

14 Qual a função dos carboidratos em nossa alimentação?

15 Indique dois exemplos de cada tipo de carboidrato
Monossacarídeos - Glicose (aldose) e frutose (cetose) Oligossacarídeos - Sacarose (frutose+glicose e Lactose (galactose + glicose) Polissacarídeos -glicogênio (glicose.n) e celulose (glicose.n) Indique dois exemplos de cada tipo de carboidrato

16 C6H12O6  Isômeros de função
aldeído cetona Cetose Aldose C6H12O6  Isômeros de função Qual tipo de isomeria existe entre a glicose a frutose?

17 Mapa conceitual dos carboidratos
Qual a função dos carboidratos nos vegetais?


Carregar ppt "Carboidratos www.quimica.net/emiliano/medianeira.html Prof. Emiliano Chemello emiliano@quimica.net www.quimica.net/emiliano/medianeira.html chemelloe@yahoo.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google