A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Estado Qual é a sua função.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Estado Qual é a sua função."— Transcrição da apresentação:

1 O Estado Qual é a sua função

2 Textos de Gilberto Cotrim
Os textos aqui publicados são de autoria de Gilberto Cotrim.

3 Política bem comum? O Estado sempre existiu? Quando ele foi criado?
Por que os homens criaram o Estado? Como era o convívio dos homens antes da criação do Estado?

4 Política bem ou mal? Política é o bem comum ou exercício do poder?
O termo política vem do grego politeía. Que significa polis (cidade) campo da ação humana que está ligado a administração da cidade Estuda as relações existentes entre os indivíduos de uma sociedade. O fenômeno político precisa ser diferenciado dos fenômenos sociais. Devemos analisar as diferentes práticas e instituições e práticas políticas através da história.

5 Filosofia e política Os filósofos se ocuparam em grande parte dos seus estudos estudando as relações políticas existentes. Esse campo de análise e reflexão ficou conhecido como filosofia política. A filosofia política vai estudar os regimes políticos, as formas de governo, assim como a forma como os cidadãos participam efetivamente das decisões políticas.

6 Os conceitos de política
A obra Política de Aristóteles, é considerada um dos primeiros tratados sistemáticos sobre a arte e a ciência de governar. Aristóteles entendia a política como uma continuação da ética, só que estendida a vida pública. O filósofo investigou em Política as instituições públicas e as formas de governo capazes de promover uma maneira melhor de viver em sociedade.

7 Conceitos de política O conceito grego de política como esfera de realização do bem comum tornou-se clássico e permanece até os nossos dias, mesmo que seja como um ideal a ser alcançado. Por sua vez, o conceito moderno de política está estritamente ligado ao poder . Segundo a qual política é o processo de formação, distribuição e exercício do poder. Sendo o poder um tema central da discussão política moderna e contemporânea , os estudos nessa área se iniciam com o fenômeno do poder.

8 Fenômeno do poder

9 Fenômeno do poder O que é o poder? A palavra poder vem do latim potere, posse, “poder”, ser capaz de. Poder é a capacidade de fazer os demais realizarem aquilo que queremos. O fenômeno do poder costuma ser dividido em duas categorias. O poder do ser humano sobre a natureza. O poder do ser humano sobre outros seres humanos. A filosofia se ocupa de investigar o poder dos seres humanos sobre outros seres humanos, isto é, o poder social.

10


Carregar ppt "O Estado Qual é a sua função."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google