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Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves

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Apresentação em tema: "Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves"— Transcrição da apresentação:

1 Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
Escola Est. Ens. Médio André Leão Puente Professora Bibliotecária Clique com o mouse

2 Currículo ou listas de conteúdos:
Precisamos avaliar Refletir Rever

3 Formação para a vida e com a vida

4 “Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível”

5 e ao mesmo tempo pesquisar
A docência precisa propor ou oferecer modelos e ao mesmo tempo pesquisar e ensinar.

6 Produção de conhecimento Transmissão de conhecimento
X Transmissão de conhecimento

7 Inteligibilidade e Intersubjetividade

8 Que tipo de escola queremos... Uma escola prazerosa, feliz.
Cheia de sonhos

9 Quais são as boas lembraças da escola?

10 A pedagogia freireana propõe a reconstrução dos afetos, das competências dos tempos e espaços, da transformação da vida, do homem e do mundo.

11 A luta do professor, hoje, deve ser pela qualificação social do espaço pedagógico.Para que seja inovativo na crítica, na criatividade, na clareza política, na construção de sonhos inéditos e viáveis.

12 Qual é o espaço escolar ?

13 Será um espaço de possibilidades?

14 Será um espaço de padronização dos currículos educacionais?

15 Será pacotes incluindo provas, provões?

16 Não só falamos em educação,
e sim fazemos educação pela fala, pelo rosto, pelo gesto...

17 Como Paulo Freire pode nos ajudar na transformação
do currículo?

18 Currículo não é uma relação de conteúdos.

19 Paulo Freire era contra ordenamentos lógicos fragmentares dos saberes e da vida.

20 Paulo Freire mostrou-se
contra

21 Currículos compartimentados

22 comportados

23 parados

24 CURRÍCULOS petrificados

25 CURRÍCULOS mortos

26 às experiências existenciais
Alheios às experiências existenciais

27 Paulo Freire não nos aconselharia construir grades curriculares

28 o núcleo do conhecimento os sujeitos da ação educativa
Segundo Paulo Freire, o núcleo do conhecimento deve voltar-se para os sujeitos da ação educativa e não para os conteúdos.

29 O núcleo do conhecimento deve recuperar o sujeito, recuperando o amor
para que a vida continue...

30 ...todo o conhecimento é humano...”

31 Ênfase aos sujeitos de ação na educação e não nos conteúdos da ação educativa.

32 Só aprendemos a ser gente com gente
e não com conteúdos

33 Queremos formar sujeitos cognoscentes ;
sujeitos que entendam a si mesmos e expressem o mundo...

34 Temos que recuperar o amor para
que assim a vida continue seu curso...

35 Estamos marcados pela cultura!!!

36 Paulo Freire defende a ideia de que o espaço entre
o “eu” e o “universo” é mediatizado pelo “meu / nosso mundo”.

37 Um “mundo” que em meu cotidiano se realiza através de círculos culturais de relacionamentos sociais”.

38 A cultura de sujeitos éticos,
estéticos, de memória; a humanização.

39 Para refletir:

40 Foi-se o professor que apenas dava aula;

41 que repensa e pesquisa, é educador.
Todo aquele que dá aula, que repensa e pesquisa, é educador.

42 Ninguém melhor que o educador para refletir, se recomendar , se desarrumar , estudar e se refazer,

43 “... o educador é um permanente aprendente”.

44 que aplica estratégias e rotinas aprendidas nos anos de sua
“Um professor pesquisador-em-ação não pode ser um simples técnico que aplica estratégias e rotinas aprendidas nos anos de sua formação acadêmica”.

45 O educador normalmente escolhe o conteúdo programático; os educandos,
jamais ouvidos nesta escolha, se acomodam a ele.

46 “A educação tem sentido porque o mundo não é necessariamente isto ou aquilo, porque os seres humanos são tão projetos, quanto podem ter projetos para o mundo”.

47 “A educação tem sentido porque mulheres e homens aprenderam que é aprendendo que se fazem e se refazem, porque mulheres e homens se puderam assumir como seres capazes de saber, de saber que sabem, de saber que não sabem.”

48 “...porque mulheres e homens se puderam assumir como seres capazes de saber melhor o que já sabem, de saber o que ainda não sabem”.

49 Paulo Freire afirmou que grande parte das dificuldades, dos problemas que nós temos, está na formação do professor e da professora, no ponto de vista científico...

50 Diante desta questão, como nós vemos e o que estamos buscando para superar esta realidade...

51 “Realizo a minha missão como educador quando, lutando para convencer os discípulos da revelação da verdade, eu próprio me torno transparente, dando aos estudantes a possibilidade de argumentarem com as idéias do meu discurso”.

52 “Realizo a minha missão como educador quando, finalmente, manifesto a minha tolerância com aqueles que são diferentes de mim.”

53 “Os professores não ensinam apenas conteúdos
“Os professores não ensinam apenas conteúdos. Através da sua prática também ensinam como pensar criticamente”.

54 ...Se somos progressistas, então ensinar, para nós, não é depositar pacotes de conteúdo na consciência vazia dos alunos”.

55 Tu fostes escolhido por Deus,
Mestre! Tu fostes escolhido por Deus, entre tantos outros...

56 Só tu poderás cumprir a missão que te foi destinada

57 A ti compete levar adiante a obra de Deus

58 Com quem Ele poderia contar senão contigo?

59 Que pessoa mais especial
poderia existir para realizar a missão de melhorar este mundo?

60 Deus sabe o que enfrentas nesta tua luta...

61 A tarefa de educar é árdua, e o retorno não é imediato

62 É como a mãe que faz tudo pelo seu filho...

63 O filho nem sempre tem consciência de tudo que sua mãe fez por ele

64 Mas coloca em prática o que aprendeu com sua mãe

65 Professor! Semeia a tua semente e colherás bons frutos

66 Serás com isto o fruto de Deus

67 Que Deus abençoe a todos nós!


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