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Desenvolvimento Web Lógica de Programação

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento Web Lógica de Programação"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Web Lógica de Programação
Introdução a Programacão Humberto Moura

2 Agenda Lógica de Programação Algoritmos Operadores Aritméticos
Operadores Relacionais Expressões Aritméticas Variáveis Operadores Lógicos Estrutura de Seleção Se-Então

3 "Técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo
Lógica de Programação "Técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo Necessária para desenvolver programas e sistemas, pois permite definir a sequência lógica para a solução de um problema.”

4 Sequência Lógica ? 1. -> 2. -> 3. -> !
- Estes pensamentos podem ser descritos como uma sequência de instruções, que devem ser seguidas para se cumprir uma determinada tarefa - Passos executados até se atingir um objetivo ou solução de um problema

5 Instrução Cada um dos passos, cada uma das ações a tomar (obedecendo a seqüência lógica) para ir resolvendo o problema, ou para ir executando a tarefa Em informática, é a informação que indica a um computador uma operação elementar a executar. Ex.: “somar”, “subtrair”, “comparar se é maior”, etc Uma só instrução não resolve problemas Executar um conjunto de instruções Executar em uma seqüência lógica

6 Exemplo - Omelete Instruções: “quebrar ovos”, “bater ovos”, “pôr sal”, “ligar fogão”, “pôr óleo na frigideira”, “pôr frigideira no fogo”, “fritar ovos batidos”, etc… Quanto às instruções isoladas: Só “quebrar ovos”, ou só “pôr óleo na frigideira”, não é suficiente para cumprir a tarefa “fazer omelete” Quanto à seqüência lógica: Se executarmos “fritar ovos batidos” antes de “bater ovos”, ou pior, antes de “quebrar ovos”, não iremos cumprir a tarefa “fazer omelete”

7 Algoritmo "Sequência de passos finita e ordenada necessária para se chegar a um objetivo." “somar dois números”: Passo 1: Escrever primeiro número no retângulo A Passo 2: Escrever segundo número no retângulo B Passo 3: Somar o número do retângulo A com o número do retângulo B e escrever o resultado no retângulo C A B C + =

8 Algoritmo - Exemplo Quando uma dona de casa prepara um bolo, segue uma receita, que nada mais é do que um algoritmo em que cada instrução é um passo a ser seguido para que o prato fique pronto com sucesso: 1. Bata 4 claras em neve 2. Adicione 2 xícaras de açúcar 3. 3. Adicione 2 colheres de farinha de trigo, 4 gemas, uma colher de fermento e duas colheres de chocolate 4. 4. Bata por 3 minutos 5. 5. Unte uma assadeira com margarina e farinha de trigo 6. 6. Coloque o bolo para assar por 20minutos

9 Algoritmo - Exemplo Um motorista que necessita efetuar a troca de um pneu furado segue uma rotina para realizar essa tarefa: 1. Verifica qual pneu está furado 2. Posiciona o macaco para levantar o carro 3. Pega o estepe 4. Solta os parafusos 5. Substitui o pneu furado 6. Recoloca os parafusos 7. Desce o carro 8. Guarda o macaco e o pneu furado

10 Programa Algoritmo escrito em uma linguagem de computador (linguagem de programação - C, Pascal, COBOL, Fortran, Basic, Java, etc.) - Interpretado e executado por um computador - Interpretação rigorosa, exata, do computador. - A escrita do algoritmo na linguagem de programação tem que seguir regras mais rigorosas.

11 Tipos de Algoritmos PSEUDOCÓDIGO:
Facilita descrever o algoritmo antes de passá-lo para uma linguagem de programação Intermediária: linguagem natural – linguagem de programação Pseudocódigo = “códigofalso” FLUXOGRAMA: É uma forma universal de representação, pois se utiliza de figuras geométricas para ilustrar passos a serem seguidos para a resolução de problemas

12 Código Fonte É o algoritmo escrito através da sintaxe de uma linguagem de programação. É armazenado em um arquivo de texto puro (TXT). Linguagens de Programação: Linguagem Extensão Java .java Objective-C .h .m C .c Pyton .py Pascal .pas Clipper .clp C# .cs Cobol .cob PHP .php VB .Net .vb

13 Compilador Software utilizado para transformar o código fonte escrito em uma linguagem de programação em código executável pelo computador. -Compilar: Verbo que significa a ação de utilizar o compilador. -Depurar Corrigir o código fonte de forma a não deixá-lo com erros.

14 Pseudocódigo Descrição do algoritmo, menos rigorosa que na linguagem de programação (código fonte) Fácil de entender e fácil de codificar depois Independente da linguagem de programação Simples e objetivo Técnicas:

15 Resolução FASES para desenvolver o algoritmo:
Determinar o problema, definí-lo bem Dividir a solução nas três fases: Exemplo: Problema: calcular a média de quatro números Dados de entrada: os números, N1, N2, N3 e N4 Processamento: somar os quatro números e dividir a soma por 4 Dados de saída: a média final

16 Algoritmo - Pseudocódigo
- Receber o primeiro número - Receber o segundo número - Receber o terceiro número - Receber o quarto número - Somar todos os números - Dividir a soma por 4 - Mostrar o resultado da divisão

17 Exercício Escreva os passos necessários para uma pessoa efetuar um saque em um caixa eletrônico. 2) Identifique os dados de entrada, processamento e saída no algoritmo abaixo · Receba código da peça · Receba valor da peça · Receba Quantidade de peças · Calcule o valor total da peça (Quantidade * Valor da peça) · Mostre o código da peça e seu valor total 3) Faça um algoritmo para “Calcular o estoque médio de uma peça”, sendo que ESTOQUEMÉDIO = (QUANTIDADE MÍNIMA + QUANTIDADE MÁXIMA) /2

18 Teste de Mesa Todo algoritmo deve ser testado
Usar dados e resultados previamente calculados, seguir precisamente as instruções do algoritmo e verificar se o procedimento está correto ou não Exemplo: Fazer teste de mesa para o algoritmo da média

19 Operadores Aritméticos
São utilizados para calcular expressões aritméticas. Obedecem a mesmas regras da matemática. Operação Símbolo Exemplo Resposta Adição + 5 + 3 8 Subtração - 7 - 3 4 Multiplicação * 7 * -2 -14 Divisão / 5 / 2 2.5 Resto % 7 % 2 1

20 Exercícios Calcule as seguintes operações aritméticas: 2 + 3 * 4 - 2
7 * 5 + (3 % 2) + 4 * 8 / ((2 + 4) + (6 - 3) + (7 * (4 + 23)))

21 Operadores Relacionais
São utilizados para calcular expressões relacionais. O resultado é sempre verdadeiro ou falso. Operação Símbolo Exemplo Resposta Maior que > 5 > 3 verdadeiro Menor que < 7 < 3 falso Maior ou Igual >= 7 >= -2 Diferente != 12 != 4 Menor ou Igual <= 5 <= 2 false Igual == 7 == 2

22 Exercícios Calcule as seguintes operações relacionais: 2 > 3
7 < 5 1.4 == 3.6 2 !=9 23 <= 56 45 >= 44

23 Tipos de Dados Tipo C/C++ símbulo Exemplo Inteiro int %i
12, 78, -67, 0, 654 Real ou ponto flutuante float %f 3.45, 56.89, 8.9 Caractere char %c ‘a’, ‘u’, ‘9’ Lógico bool - TRUE, FALSE Literal char* %s “teste”, “uma frase”

24 Exercícios Qual o tipo de dados mais adequado para representar as seguintes informações: A idade de uma pessoa Sua altura Seu peso Sexo Tipo sanguínio Nome da pessoa Se é PCNE.

25 Variáveis Local da memória para armazenar os dados de forma dinâmica:
As variáveis devem: Possuir um tipo de dado Ter um nome Ter um conteúdo Ser declaradas antes de utilizar

26 Exemplo Variável Inteira
int main(int argc, char** argv) { int numero; numero = 5; printf(“%i”,numero); numero = numero + 5; printf(“%i”, numero); }

27 Exemplo Variável Real int main(int argc, char** argv) { float numero;
printf(“%f”,numero); numero = numero ; printf(“%0.2f”, numero); }

28 Exemplo Variável Caractere
int main(int argc, char** argv) { char letra; letra = ‘b’; printf(“%c”,letra); letra = ‘c’; printf(“%c”, letra); }

29 Exemplo Variável Literal
int main(int argc, char** argv) { char* nome; nome = “Maria”; printf(“%s”,nome); printf(“%c”, nome[0]); printf(“%c”, nome[1]); printf(“%c”, nome[2]); }

30 Exemplo Variável Lógica
int main(int argc, char** argv) { bool chovendo; chovendo = TRUE; printf(“%i”,chovendo); chovendo = FALSE; }

31 Entrada de Dados Utilizamos a função scanf para entrada de dados.
// inteiro int idade; scanf(“%i”, &idade); // Lê um inteiro (%i) do teclado

32 Entrada de Dados // real ou ponto flutuante float altura;
scanf(“%f”, &altura); // Lê um float (%f) do teclado

33 Entrada de Dados // caractere char letra;
scanf(“%c”, &letra); // Lê um char (%c) do teclado

34 Entrada de Dados // literal ou sequência de caracteres char* nome;
scanf(“%s”, nome); // Lê uma string (%s) do teclado

35 Operadores Lógicos São utilizados para calcular expressões relacionais e lógicas em conjunto. O resultado é sempre verdadeiro ou falso. Operação Símbolo Exemplo Resposta E && (5 > 3) && (2 < 8) verdadeiro OU || (7 < 3) || (6 < 9) XOU ^ (7 >= -2) ^ (7 == 7) falso Não ! ! (5 < 9)

36 Tabela Verdade A B && || ^ !A !B V F

37 Estrutura de Seleção Se (Condição for Verdadeira) Então { comando(); }

38 Estrutura de Seleção int idade = 30; if(idade >= 18) {
printf(“Maior de idade”); }

39 Estrutura de Seleção / Senão
Se (Condição for Verdadeira) Então { comando(); } senão outroComando();

40 Estrutura de Seleção If / Else
if(idade >= 18) { printf(“Maior de idade!”); } else printf(“Menor de idade!”);

41 Exercícios – Se Faça um programa para calcular a média de 4 números e exibir se o aluno foi reprovado (média menor que 7) ou aprovado. Faça um programa para ler 5 números e exibir o maior e o menor deles. Faça um programa para ler 3 ângulos e saber se um triângulo é isosceles, escaleno ou equilátero.


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