A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.ª Cristina Schneider

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.ª Cristina Schneider"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.ª Cristina Schneider crisschneider@hotmail.com
Como e Por Que Realizar Planejamento Estratégico Em Micro e Pequenas Empresas Prof.ª Cristina Schneider

2 Objetivos da palestra Oferecer uma reflexão sobre o uso da ferramenta planejamento estratégico. Estimular visão sistêmica sobre os processos de gestão.

3 Por que planejar? Se não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.

4 Planejamento Estratégico
É um processo que determina como a empresa irá atuar em relação ao ambiente interno e ambiente externo. O planejamento estratégico procura responder a questões básicas, como: Por que a empresa existe? O que e como ela faz? Onde ela quer chegar?

5 Por que realizar o Planejamento Estratégico?
Atender às necessidades do mercado. Empregar corretamente recursos da empresa. Definição e alcance metas. Identificação oportunidades e fraquezas. Visão sistêmica.

6 Visão ou pensamento sistêmica
Pensamento Sistêmico: Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo. (fonte < – Conceitos Fundamentais de Excelência em Gestão)

7 Por que realizar o planejamento estratégico
Para ter controle sobre a empresa, através de informações e dados (indicadores) e poder monitorar e avaliar as estratégias e os resultados alcançados. “Quem não mede, não controla. Quem não controla, não gerencia...” Juran

8 Funções Administrativas
Planejamento: ferramenta de gestão. Organização: atividades necessárias para nortear a empresa (processos e regras). Direção: comunicação, liderança e motivação, favorecer um clima de confiança. Controle: identificação e análise dos processos. Estratégia - como alcançar os objetivos e metas

9 Compõem o planejamento estratégico
Descrição do negócio. Definir a Missão. Definir Visão de futuro. Analisar o ambiente externo. Analisar o ambiente interno. Definir resultados (ou objetivos), indicadores e metas. Definir prazos, responsáveis e plano de ação. Monitoramento e avaliação.

10 Planejamento Estratégico
FORMULAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

11 Vídeo Vídeo 1. Enquete: No vídeo, quais elementos do planejamento percebemos?

12 Como realizar o planejamento em sua empresa
1- Definir o tempo do planejamento – horizonte de acima de 3 anos, com ações a curto, médio e longo prazo. 2- Definir a equipe de elaboração e implementação do planejamento estratégico – empreendedor, líderes de departamentos, gerentes. 3- Descrição do negócio da empresa.

13 Como realizar o planejamento em sua empresa
4- Criação da missão. Missão é a finalidade da existência de uma empresa - representa a sua razão de ser. É aquilo que dá direção e significado a essa existência. Responde às questões: O que ela faz? Para quem faz? Como faz?

14 Como realizar o planejamento em sua empresa
4 - Criação da missão. Divida o grupo e peça para responderem as 3 questões apresentadas. Cada grupo apresenta sua resposta. Faça a identificação de palavras-chave ou relacionadas. Defina uma única frase que será a Missão da empresa.

15 Como realizar o planejamento em sua empresa
4- Criação da missão – Exemplos. “Promover a educação de qualidade nas diferentes áreas do conhecimento, formando profissionais cidadãos que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária” “A Xerox é uma empresa de tecnologia em processamento de documentos que oferece soluções de escritório para um mundo em transformação.”

16 Como realizar o planejamento em sua empresa
5 - Criação da visão de futuro. É aquilo que se espera ser num determinado tempo e espaço. A visão é um plano, uma ideia mental que descreve o que a empresa quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência (aspirações). Deve ser inspiradora e desafiadora. É um sonho, a chegada, o futuro.

17 Como realizar o planejamento em sua empresa
5. Criação da visão de futuro – exemplos. “Em 2015, a PETROBRAS será uma empresa integrada de energia, com forte presença internacional e líder na América Latina, atuando com foco na rentabilidade e na responsabilidade social e ambiental” “Ser reconhecida como a empresa mais criativa do mundo”

18 Como realizar o planejamento em sua empresa
5 - Criação da visão de futuro. Divida o grupo e estimule-os a pensar no futuro, como a empresas vai estar em 3 anos? Peça para que imaginem que é 04 de abril de 2015, qual manchete de jornal gostariam de ouvir sobre a empresa? Defina uma única frase que será a Visão de futuro da empresa

19 Como realizar o planejamento em sua empresa
6. Analisar o ambiente externo e interno EXTERNO: atentar-se ao que cerca a empresa, fatores macro ambientais (demográficos, econômicos, tecnológicos, políticos, legais, sociais e culturais). E fatores micro ambientais (consumidores, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores).

20 Como realizar o planejamento em sua empresa
6. Analisar o ambiente externo e interno INTERNO: Deficiências e qualidades (pontos fortes e fracos) da empresa diante da atual situação e quando comparada com outras empresas do segmento. Considerar aspectos organizacionais, pessoas, marketing e produção/serviços e financeiros.

21 Como realizar o planejamento em sua empresa
6. Analisar o ambiente externo e interno Agrupar por áreas: mercado, finanças, processos internos e pessoas

22 Como realizar o planejamento em sua empresa
Fortalezas- internos Fraquezas –internos Oportunida-des externas Ameaças - externas Condição financeira. Marca forte. Vantagens de custo. Qualidade do produto. Propaganda. Falta de planejamento Instalações obsoletas. Linha estreita de produtos. Falta de talento em marketing. Lucros reduzidos Problemas operacionais. Falta de talentos humanos. Novos clientes. Expansão geográfica. Explorar novas tecnologias. Novos concorrentes Perda de vendas para substitutos. Mudança na taxa de câmbio. Regulação que aumenta os custos. Como realizar o planejamento em sua empresa

23 Vídeo 2. Enquete Exemplos de ameaças que podemos transformar em fortalezas?

24 Como realizar o planejamento em sua empresa
7- Definir resultados, indicadores e metas Resultado – é o que se deseja ou objetivo Indicador – quantificação atual do desejado. Meta – objetivo ou resultado quantificado Ações – atividades para alcançar o resultado proposto.

25 Como realizar o planejamento em sua empresa
7. Definir resultados, indicadores e metas. Área Resultados Indicador Meta Ações Mercado Aumentar as vendas do produto X 100 produtos vendidos no semestre anterior Aumentar em 20% as vendas do produto X no próximo semestre Identificar potenciais clientes e agendar visita do represen- tante Criar um site da empresa apresentando vantagens do produto X

26 Como realizar o planejamento em sua empresa
8 - Plano de ação, prazos e responsáveis Ações – atividades para alcançar o resultado proposto. Prazo – tempo determinado para execução da ação. Responsável – membro do grupo de elaboração e implementação do planejamento. Como – subatividades para execução da ação.

27 Como realizar o planejamento em sua empresa
8. Plano de ação, prazos e responsáveis Área Ação Prazo Responsável Como Mercado Identificar potenciais clientes e agendar visita do representante 15/04/2012 Maria – fazer a relação de potencias clientes João – visitar e apresentação do produto X Pesquisas na internet, lista telefônica empresas que utilizam produto X Criar um site da empresa apresentando vantagens do produto X 30/04/2012 José Orçamento com empresas que constroem site Divulgação do site

28 Vídeo 3 Enquete: Visão empresarial.
Intuição ou ação baseada em informações e dados?

29 Como realizar o planejamento em sua empresa
9. Monitoramento e avaliação Principal atividade do planejamento estratégico. Estabelecer cronograma de monitoramento e avaliação. Através dos planos de ações estabelecer uma rotina de verificação dos resultados.

30 Exemplo de Plano de ação
EMPRESA Plano de Ação Ação n° 1.Missão da empresa 2. Ação a ser desenvolvida : 3. Prazo para execução : 4. Responsável : Inicio : Término : 5. Colaboradores : 6. Parceiros/Fornecedores : 7. Recursos necessários : ( matérias, equipamentos, financeiros, horas técnicas ) 8. Detalhamento das atividades a serem desenvolvidas e monitoramento Prazos para realização Recursos Financeiros 8.1 Sub - Atividades 8.2 Executor Inicio Término Ajuste Concluido Orçado Realizado 8.1.1 8.1.2 8.1.3 8.14 8.15 Próxima reunião de monitoramento do Planejamento Estratégico ________/________/________

31 Vídeo 4 . Enquete: Como e por que realizar planejamento estratégico nas micro e pequenas empresas?

32 Indicação de sites < < – Curso Conceitos Fundamentais de Excelência em Gestão < – já tenho minha empresa

33 Indicação de leitura CHIAVENATO, Ibalberto. Planejamento estratégico – fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Campus FERNANDES, Bruno Henrique.; BERTON, Luiz Hamilton. Administração Estratégica:da competência empreendedora à avaliação de desempenho. SP: Saraiva, 2005 CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento pelas Diretrizes. MG. INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2004

34 Prof.ª Cristina Schneider crisschneider@hotmail.com
Como e Por Que Realizar Planejamento Estratégico Em Micro e Pequenas Empresas Prof.ª Cristina Schneider


Carregar ppt "Prof.ª Cristina Schneider"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google