A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Piedade Filial e a Herança Divina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Piedade Filial e a Herança Divina"— Transcrição da apresentação:

1 A Piedade Filial e a Herança Divina
A Recompensa prometida por Deus no 5º mandamento do Decálogo. Piedade Filial e a Recompensa Divina. (ESE Cap. XIV:4) Apresentação Atanásio Rocha Centro Espírita Thiago Maior – 05/08/2012

2 (decálogo 5º mandamento - Ex 20:12)
... Que Deus vos dará. Deus disse: “Honrai vosso pai e vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus vos dará”. (decálogo 5º mandamento - Ex 20:12) Por que Deus promete como recompensa a vida na terra e não a vida celeste? ESE – Cap. XIV:4 – pág. 236. 4.Deus disse: "Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus vos dará." Por que promete ele como recompensa a vida na Terra e não a vida celeste?

3 Por que a recompensa terrena e não a celeste?
A explicação está nessas palavras: “que Deus vos dará”. Para melhor compreender isso temos de nos reportar à situação e às idéias do povo hebreu naquela época. Não sabiam da vida futura; Visão apenas na vida corpórea; 1.300 AC Êxodo do Egito ESE – Cap. XIV:4 – pág. 236. A explicação se encontra nestas palavras: “que Deus vos dará” , as quais, suprimidas na moderna fórmula do Decálogo, lhe alteram o sentido. Para compreendermos aqueles dizeres, temos de nos reportar à situação e às idéias dos hebreus naquela época. Eles ainda nada sabiam da vida futura, não lhes indo a visão além da vida corpórea. Tinham, pois, de ser impressionados mais pelo que viam, do que pelo que não viam. Fala-lhes Deus então numa linguagem que lhes estava mais ao alcance e, como se se dirigisse a crianças, põe-lhes em perspectiva o que os pode satisfazer. Achavam-se eles ainda no deserto; a terra que Deus lhes dará e a Terra da Promissão, objetivo das suas aspirações. Nada mais desejavam do que isso; Deus lhes diz que viverão nela longo tempo, isto é, que a possuirão por longo tempo, se observarem seus mandamentos.

4 Jesus: Hebreus mais espiritualizados.
Ao verificar o advento de Jesus, os Hebreus possuíam idéias mais desenvolvidas. Hora de receber alimentação menos grosseira. Jesus expões as questões espirituais. Apresenta uma opção de felicidade que não está nas questões materiais. Mas, ao verificar-se o advento de Jesus, já eles tinham mais desenvolvidas suas idéias. Chegada a ocasião de receberem alimentação menos grosseira, o mesmo Jesus os inicia na vida espiritual, dizendo: "Meu reino não é deste mundo; lá, e não na Terra, é que recebereis a recompensa das vossas boas obras." A estas palavras, a Terra Prometida deixa de ser material, transformando-se numa pátria celeste. Por isso, quando os chama à observância daquele mandamento: "Honrai a vosso pai e a vossa mãe", já não é a Terra que lhes promete e sim o céu. (Caps. II e III.)

5 Meu reino não é deste mundo.
Jesus inicia o povo ao mundo espiritual, dizendo: “O meu reino não é deste mundo; lá, e não na Terra, é que recebereis a recompensa das vossas boas obras”. João 18:36 A Terra Prometida deixa de ser material, transformando-se numa pátria celeste. Mas, ao verificar-se o advento de Jesus, já eles tinham mais desenvolvidas suas idéias. Chegada a ocasião de receberem alimentação menos grosseira, o mesmo Jesus os inicia na vida espiritual, dizendo: "Meu reino não é deste mundo; lá, e não na Terra, é que recebereis a recompensa das vossas boas obras." A estas palavras, a Terra Prometida deixa de ser material, transformando-se numa pátria celeste. Por isso, quando os chama à observância daquele mandamento: "Honrai a vosso pai e a vossa mãe", já não é a Terra que lhes promete e sim o céu. (Caps. II e III.)

6 Percepção individual da Recompensa
Material Espiritual Terra Prometida Reino Celestial ?

7 Anseios e Desejos da esperança
Reino dos Céus Terra Prometida Terra Prometida Reino dos Céus Miopia Espiritual Visão Terrena Agora Vida Futura Visão Espiritual Amanhã Decálogo original Decálogo moderno

8 Visão Atual das Recompensas
2ª Revelação 3ª Revelação 1ª Revelação Terra Prometida Reino dos Céus Terra Regenerada

9


Carregar ppt "A Piedade Filial e a Herança Divina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google