A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Portugueses no Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Portugueses no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Os Portugueses no Brasil
Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto História 2010/2011 Os Portugueses no Brasil Trabalho realizado por: -Cristiana Dias nº2 -Henrique Alcaide nº7 -Iara Martins nº8 -Jorge Morgado nº14 -Rafael Santos nº18

2 h Descoberta do Brasil Em 1500, Pedro Álvares Cabral, descobriu um dos territórios mais importantes para a História dos Descobrimentos Portugueses, o Brasil. Em 1499, Vasco da Gama, outro navegador português, regressou da 1ª viagem à Índia, mas o rei português queria que lá voltassem para assegurar o domínio daquelas terras. D. Manuel I, o rei português daquela época, nomeou Pedro Álvares Cabral, capitão-mor, da armada que partiria pela 2ª vez à Índia.

3 c A frota de Vasco da Gama era constituída por 4 navios e 170 homens enquanto que a frota de Pedro Álvares Cabral era constituída por 13 navios e 1500 homens, pois o rei pensava que ao levar mais navios seria mais fácil de dominar a rota das especiarias que passava pela Índia. A 8 de Março de 1500, a armada de Pedro Álvares Cabral partiu de Lisboa rumo à Índia. Quando já estavam perto de Cabo Verde a armada sofreu um desvio para ocidente.

4 r Não se sabe se este desvio foi propositado (diz-se que os portugueses já sabiam da existência do Brasil) ou se foi obra do acaso. O que se sabe é que a 22 de Abril de 1500, Pedro Álvares Cabral avistou a Terra de Vera Cruz (Brasil). Cabral enviou uma armada ao território português para dar a boa notícia, enquanto este estabelecia relações com os Índios. Antes Cabral regressar a Portugal, foram a Calecute (Índia) para cumprirem os objectivos que o rei tinha traçado no início da viagem.

5

6 Colonização e formação de um povo
No início do séc. XVI, Portugal centralizou-se essencialmente no Oriente e na rota das especiarias, deixando o território americano um pouco de lado, embora continuasse com a exploração do pau-brasil e de outros produtos que lá existiam. Com os ataques dos Franceses e as dificuldades no Oriente D. João III incentivou a exploração económica e a defesa, decidindo criar 15 capitanias-donatarias.

7

8 j Estas capitanias-donatarias criaram rivalidades entra elas, o que facilitava a entrada de estrangeiros, então o rei teve de criar um governo-geral. O Brasil registou um grande desenvolvimento com a difusão da cultura da cana-de-açúcar. A cana-de-açúcar não foi o único produto que se desenvolveu no Brasil, pois também o tabaco assumiu uma grande importância no séc. XVI.

9

10 h Entretanto, houve uma grande necessidade de mão-de-obra para as plantações açucareiras, o que levou a importação de escravos africanos. Foram então reunidos os três elementos de base da população brasileira: um grupo social de colonos de origem europeia, indígenas e escravos africanos. O envolvimento entre estes grupos sociais influenciou o aspecto físico e a cultura brasileira.

11

12 Questionário h Em que ano Vasco da Gama chegou da 1ª viagem do Brasil?
Porque é que o rei queria voltar a Índia? Por quantos homens era constituída a frota de Pedro Alvares Cabral, Porquê? R:___________________________________________________ Qual foi o nome que os Portugueses baptizaram o Brasil? Qual foi o principal produto que se desenvolveu no Brasil? R:_________________________________________________ Qual o motivo pela necessidade de importação de escravos africanos? R:____________________________________________________ Quais os três elementos de base da população brasileira?

13 Questionário Em que ano Vasco da Gama chegou da 1ª viagem do Brasil?
R: Em 1499 Porque é que o rei queria voltar a Índia? R: Para assegurar o domínio daquelas terras. Por quantos homens era constituída a frota de Pedro Alvares Cabral, Porquê? R: Era constituída por 13 navios e 1500 homens, pois o rei pensava que ao levar mais navios seria mais fácil de dominar a rota das especiarias que passava pela Índia. Qual foi o nome que os Portugueses baptizaram o Brasil? R: Terra de Vera Cruz Qual foi o principal produto que se desenvolveu no Brasil? R: Cana-de-açúcar Qual o motivo pela necessidade de importação de escravos africanos? R: Houve uma grande necessidade de mão-de-obra para as plantações açucareiras. Quais os três elementos de base da população brasileira? R: Colonos de origem europeia, indígenas e escravos africanos


Carregar ppt "Os Portugueses no Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google