A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Validade da Conclusão Estatística e Validade Interna

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Validade da Conclusão Estatística e Validade Interna"— Transcrição da apresentação:

1 Validade da Conclusão Estatística e Validade Interna
Grupo de estudos: Delineamentos de Pesquisa em Avaliação de Programas Validade da Conclusão Estatística e Validade Interna Capítulo 2 – Shadish , Cook e Campbell (2002)

2 O Conceito de Validade Refere-se à veracidade de uma inferência.
Refere-se ao Julgamento sobre o quanto há evidências relevantes que apóiam uma inferência como sendo verdadeira ou correta. Propriedade das inferências e não de delineamentos ou métodos de pesquisa. Nenhum método garante a validade de uma inferência. Um método pode afetar mais d eum tipo de validade ao mesmo tempo. Cada solução tende a criar novos problemas.

3 Teorias sobre a Verdade
Teoria da Correspondência: o conhecimento é verdadeiro se corresponder ao mundo. EX: A frase “Está chovendo” é verdadeira quando olhamos e vemos que a chuva está caindo. Teoria da Coerência: uma afirmação é verdadeira quando pertence a um conjunto coerente de afirmações. Ex: Fumar maconha causa câncer. (evidências de que fumar causa câncer em seres humanos, mecanismos fisiológicos ativados pelo ato de fumar cigarro comum são iguais àqueles ativados pelo uso de maconha. Teoria do Pragmantismo: uma afirmação é verdadeira quando tem utilidade prática. Ex: o eletron (não precisa existir para ser útil para o pesquisador).

4 Teoria de Validade Adota os 3 tipos de teoria sobre a verdade:
Defende a correspondência entre a evidência empírica e a inferência abstrata. Preocupa-se em avaliar o grau em que um inferência é coerente com teorias e descobertas relevantes. Enfatiza a utilidade de explicações alternativas para os eventos pesquisados. Além dessas, são adotadas teorias avaliativas que lidam com os fatores que influenciam o que deveria ser aceito como verdade pelo pesquisador (verdade é uma construção social).

5 Quatro Tipos de Validade
Validade da Conclusão Estatística: validade das inferências sobre a correlação (covariação) entre o tratamento e o resultado (efeito). Validade Interna: avaliação das inferências sobre se a covariação entre A (o tratamento) e B ( o resultado) reflete um relacionamento causal entre A e B, pelo menos tal como mensurado e manipulado na pesquisa. Validade de Construto:validade das inferências sobre os construtos de ordem superior que representam tratamentos e observações estudados. Validade Externa: Validade das inferências sobre se o relacionamento de causa-efeito é generalizável para outras pessoas, contextos, variáveis mensuradas e tratadas (manipulações).

6 Questões Importantes Qual é a magnitude e a confiabilidade da covariação entre a causa presumida e o seu efeito? 2. A covariação é causal ou poderia ter sido obtida sem o tratamento? 3. Quais são os construtos gerais relacionados às pessoas, contextos e observações utilizadas no experimento? 4. Quão generalizável para outras pessoas, tratamentos, observações e contextos é o relacionamento causal observado no experimento?

7 Ameaças à Validade São explicações alternativas para os resultados do experimento, que tornam as inferências sobre covariância, causação, construtos e generalização (do relacionamento observado para outras pessoas, tratamentos, observações e contextos), total ou parcialmente equivocadas.

8 Questões para identificar ameaças e explorar sua influência sobre o experimento
De que modo a ameaça se manifesta neste estudo? Há evidências de que a ameaça é plausível e não apenas possível? A ameaça opera na mesma direção dos efeitos observados, de modo a explicar total ou parcialmente os achados observados por meio do experimento?


Carregar ppt "Validade da Conclusão Estatística e Validade Interna"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google