A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As peças do tabernáculo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As peças do tabernáculo"— Transcrição da apresentação:

1 As peças do tabernáculo
"E, quando a nuvem se detinha muitos dias sobre o tabernáculo, então os filhos de Israel cumpriam a ordem do SENHOR, e não partiam." (Números 9 : 19)

2 Uma visão geral das peças externas

3 Uma visão geral das peças internas

4

5 "E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel." (Hebreus 12 : 24) "Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar." (Hebreus 8 : 13)

6

7 "Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis." (Êxodo 25 : 9) O altar do holocausto A pia de bronze A mesa da proposição O candelabro O incensário A arca da aliança O propiciatório

8 O altar do Holocausto Ficava na entrada. Após a única porta. Ex 40:6
Era de bronze. Simboliza juízo ou julgamento. Jz 16:21 Dt 28:15,23 Is 48:4  I Pd 3:18 Salmos 107:16 ; Ef 1:7

9 O altar fala do sacrifício pelos pecados...
I Jo 1:7-9; Jo 8:34,36. "FARÁS também o altar de madeira de acácia; cinco côvados será o comprimento, e cinco côvados a largura (será quadrado o altar), e três côvados a sua altura." (Êxodo 27 : 1)

10 O altar fala do sacrifício pelos pecados...
"Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do sangue da expiação, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; então o restante do seu sangue derramará à base do altar do holocausto." (Levítico 4 : 25) "Porque o fogo saiu de diante do SENHOR, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces." (Levítico 9 : 24)

11

12 NO ALTAR DO HOLOCAUSTO O PECADO ERA CONSUMADO SOBRE O HOLOCAUSTO...
"E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." (I João 2:2) O SENHOR ACEITAVA UMA NOVA CONDIÇÃO HUMANA: PERDOADOS – Jo 1:29; Is 45:23;44:22 JUSTIFICADOS- Rm 5:1 INICIO DA SANTIFICAÇÃO – Rm 6:22

13 "E, com o carneiro da expiação da culpa, o sacerdote fará propiciação por ele perante o SENHOR, pelo pecado que cometeu; e este lhe será perdoado." (Levítico 19 : 22) "E fará a este novilho, como fez ao novilho da expiação; assim lhe fará, e o sacerdote por eles fará propiciação, e lhes será perdoado o pecado." (Levítico 4 : 20)

14

15 A pia de cobre

16 O cobre simboliza a redenção
O cobre simboliza a redenção... A limpeza deriva do poder do sangue de Jesus E DA ÁGUA DA PALAVRA – João 3:3-6. Vós estais limpos pela Palavra que os tenho falado! Joao 15:3 Limpos para dar o que recebemos de Deus Mt 5:8 Depois do perdão, a limpeza para não viver no erro. I Jo 1:9 PERDOADOS que também perdoam aqueles que lhes ofendem – Ef 3:22 PERDÃO CRISTÃO = VIDA DE DEUS!

17 "DEPOIS disto me fez voltar à porta da casa, e eis que saíam águas por debaixo do umbral da casa para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas desciam de debaixo, desde o lado direito da casa, ao sul do altar." (Ezequiel 47 : 1)

18 A pia simboliza a Palavra de Deus
A pia simboliza a Palavra de Deus. Nela os sacerdotes tinham que lavar para ministrar o sacerdócio no Tabernáculo. "Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?" (Hebreus 9 : 14)

19 Salmos 119 9 Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. 10 Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. 11 Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. 133 Ordena os meus passos na tua palavra, e não se apodere de mim iniqüidade alguma.

20 "Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa," (Hebreus 10 : 22) "Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei." (Ezequiel 36 : 25)

21 3. A mesa da proposição

22

23 A) Era também chamada “mesa da presença” b) Sobre ela ficavam os 12 paes, sem fermento, que simbolizavam todo o povo de Deus (Israel) c) Jesus é o pão da vida que alimenta o povo de Deus na peregrinação. Jo 6:35.48,51

24 "E queimam ao SENHOR cada manhã e cada tarde holocaustos, incenso aromático, com os pães da proposição sobre a mesa pura, e o candelabro de ouro, e as suas lâmpadas para se acenderem cada tarde, porque nós temos cuidado do serviço do SENHOR nosso Deus; porém vós o deixastes." (II Crônicas 13 : 11)

25 O CANDELABRO

26 "E dos seus lados sairão seis hastes; três hastes do candelabro de um lado dele, e três hastes do outro lado dele." (Êxodo 25 : 32) "Numa haste haverá três copos a modo de amêndoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra haste, um botão e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro." (Êxodo 25 : 33)

27 "Mas no candelabro mesmo haverá quatro copos a modo de amêndoas, com seus botões e com suas flores;" (Êxodo 25 : 34) "E um botão debaixo de duas hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; assim se fará com as seis hastes que saem do candelabro." (Êxodo 25 : 35)

28 OURO PURO SEIS HASTES LATERAIS HASTE CENTRAL LAMPADAS ACESAS FOGO ARDENTE AZEITE LIMPEZA DIÁRIA

29 "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres." (Apocalipse 2 : 5)


Carregar ppt "As peças do tabernáculo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google