A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPORTAMENTO ANTI-SOCIAL: AGRESSÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO ANTI-SOCIAL: AGRESSÃO"— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO ANTI-SOCIAL: AGRESSÃO

2 Tendemos a todo momento discutirmos sobre assuntos relacionados a agressão, violencia. Exemplo disso seria a importancia que a midia coloca ao abranger assuntos de agressão. Assaltos, sequestros, ofensas, brigas,vandalismos, crimes, dentre outros.

3 Banalização da violência: crianças vivem o cotidiano violento de forma natural; as vezes são protagonistas desta viloencia. A Psicologia Social estuda o fenomeno da agressão e violencia, restringindo seu foco a analise do fenomeno às suas caracteristicas psicossociais, isto é, à consideração de suas especifidades em termos da interação entre o agressor e vitima.

4 A enfase é examinar os processos cognitivos, afetivos e comportamentais suscitados pelas situações sociais instigadoras de violencia e de hostilidade de uns contra outros, sejam eles individuos ou grupos.

5 Alguns questionamentos:
Existem uma propensão natural nos homens para agredir? Que circunstancias ensejam ou predispoe as pessoas a atos hostis e de violencia em relação aos outros? É possivel controlar, reduzir ou prevenir a agressão?

6 AGRESSÃO: qualquer comportamento que tem a intenção de causar danos, fisicos ou psicologicos, em outro organismo ou objeto. Só se caracteriza como agressivo o ato que deliberadamente se propõe a inflingir dano a alguem.

7 Agressão não é só fisica, pode ser agressão psicologica (no caso do patrão assediar a empregada).
Agressão hostil: deriva de estados emocionais fortes, como raiva, e tem por objetivo basico causar dano a uma pessoa ou objeto a fim de satisfazer impulsos hostis.

8 Agressão instrumental: visa prejudicar, ferir ou magoar alguem apenas como um meio de atingir outro objetivo. Essas agressões não se excluem mutuamente, podendo haver compotamentos agressivos mutuamente motivados.

9 Quando a agressão não envolve danos fisicos, podendo a vitima ser agredida por isultos,calunias ou impedidas por outrem de atingir seus objetivos, é chamada de agressão Simbolica. A agressaõ Sancionada é aquela que a sociedade julga aqceitavel, exemplo quando um soldado na guerra mata seu inimigo de guerra ou legitima defesa.

10 A agressão é intrinsicamente associada à natureza humana; é uma resposta natural à frustração; a agressão é aprendida, resultando de normas socias e culturais e de experiencias de socialização.

11 Lacan (1998) destacou a importancia de se estabelecer uma distinção entre agressão e agressividade. Enquanto a primeira diz respeito a atos violentos, a agressividade trata fundamentalmente não apenas desses atos, mas tambem dos relacionamentos amorosos, nos quais a agressividade se faz presente. “Enfim, a agressividade surge como um efeito da ilusão amorosa de pretender de dois fazer um.

12 A agressividade sob a perspectiva biologica, é tambem afetada pela ação hormonal, particularmente a testoterona, o hormônio sexual masculino. A Psicologia Social critica a perspectiva biologica da agressão, pois reduz todos os comportamentos humanos ligados a agressão, `a fatores biologicos.

13 EXPLICAÇÕES PSICOLOGICAS DA AGRESSÃO
Os animais desenvolvem a agressão devido a fatores instintivos, já os humanos esse processo é aprendido com os outros. Aprendizagem Instrumental: qualquer comportamento reforçado ou recompensado tende a se repetir no futuro.

14 Aprendizagem observacional: a observação e a modulação social constitui um metodo mais usual de comportamentos agressivos.

15 Fatores que influenciam a agressão
Fatores Sociais desencadeantes da agressão: O efeito das armas: objetos violentos alimentam pensamentos violentos. Provocação direta: o ataque direto, fisico ou verbal, constitui uma das influencias mais óbvias sobre o comportamento agressivo, pois uma provocação gera na vitima um sentimento de reciprocidade.

16 Obediencia a autoridade: na perpetração de atos agressivos, a questão de assumir ou não a responsabilidade é um outro fator extremamente relevante. Nos casos de frustração e de provocação, as pessoas, em geral, tendem a assumir a responsabilidade por seus atos, embora as vezes, tenham a tendencia de buscar razões extremas para dela se eximirem.

17 Desindividuação: quanso as pessoas não podem ser identificadas, elas são mais propensas a exibir condutas anti-sociais. A desindividuação é sempre maior em situações nas quais podemos agir em relativo anonimato porque os individuos não podem ser identificados ou singularizados.

18 Familia: é comum a expressão “violencia gera violencia”, pois as pesquisas apontam que crianças cujos pais adotam praticas punitivas, fisicas ou verbais, tendem a usar esses mesmos recursos quando interagem com outras pessoas.

19 Mas qual o limite do certo e errado?
A palmada que a mãe dá no filho é educativa, é direito do homem matar em legitima defesa….?????

20 Alguns estudos correlacionais tambem evidenciaram associações entre condições climaticas de calor intenso e maior agressão. Com o calor as pessoas se tornam mais irritadiças e impacientes, porem outros fatores podem estar concorrendo para o aumento da agressividade.

21 Fatores pessoais instigadores de agressão:
Umas das caracteristicas pessoais mais estudadas no âmbito do comportamento agressivo é o chamado padrão de comportamento Tipo A. os individuos que se enquadram nese padrão, costumam possuir os seguintes traços pessoais: a) são extremamente competitivos; b) estão sempre com pressa; c) são irritadiços e hostis.

22 Evidencias adicionais demonstram que o sexos masculino e feminino tambem se distinguem nas suas atitudes em relação a agressão. Enquanto os homens relatam sentirm menos culpa e ansiedade quando se envolvem em comportamentos agressivos, as mulheres revelam uma maior preocupação de que a agressão a alguem acabe por trazer uma ameaça a sua segurança pessoal,ou seja, que a vitima busque uma retaliação.

23 Influência da Midia: Dados empiricos destacam que pessoas que assistem cenas de violencia, tendem a reproduzir atos violentos ou comportam-se de maneira agressiva. Estudos correlacionais afirma que quanto mais as crianças assistirem a cenas de violencia na televisão, maior a chance de tornarem-se adolescentes e adultos violentos.

24 Prevenção e Controle da Agressão
A perspectiva psicanalítica defende que a catarse pode ser vista como uma das formas úteis para combater a violencia. Etologos e sociobiólogos: canalizar a agressão para comportamentos socialmente aceitaveis. Psicologos sociais consideram a necessidade de estimular sentimentos de empatias nas pessoas como forma de prevenir a agressão.


Carregar ppt "COMPORTAMENTO ANTI-SOCIAL: AGRESSÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google