A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITOS BÁSICOS PARA A ELABORAÇÃO DE INDICADORES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITOS BÁSICOS PARA A ELABORAÇÃO DE INDICADORES"— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITOS BÁSICOS PARA A ELABORAÇÃO DE INDICADORES
CAPACITAÇÃO NO ELENCO NORTEADOR E INDICADORES DO SINAVISA 12 e 15 de agosto de 2008

2 ETAPAS DA APRESENTAÇÃO
POR QUE UTILIZAR INFORMAÇÃO? CONCEITOS FUNDAMENTAIS SOBRE INDICADORES ETAPAS PARA A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES

3 POR QUE UTILIZAR INFORMAÇÃO?

4 INFORMAÇÃO COMO PODER

5 O QUE É AVALIAR? A avaliação é um processo técnico-administrativo destinado à tomada de decisão. Envolve momentos de: Medir Comparar Emitir juízo de valor

6 Informar é reduzir as incertezas
Cabe ao gestor em saúde decidir: O que fazer da ação Como fazer do método Quanto fazer da demanda Quando fazer temporal/oportunidade Com o que fazer recursos/possibilidade Fazer acontecer dos resultados Informar é reduzir as incertezas sobre fatos e coisas I N C E R T Z A

7 CONCEITOS FUNDAMENTAIS SOBRE INDICADORES

8 O QUE É UM INDICADOR DE SAÚDE?
O indicador é uma variável, característica ou atributo que é capaz de sintetizar,representar ou dar maior significado ao que se quer avaliar. O QUE É UM INDICADOR DE SAÚDE? Instrumento de mensuração para o gerenciamento, avaliação e planejamento das ações em saúde. Possibilita mudanças efetivas nos processos e nos resultados, por meio do estabelecimento de metas e ações prioritárias que garantam a melhoria contínua e gradativa de uma situação ou agravo.

9 COMO EXPRESSAR RESULTADOS?
EM FREQUÊNCIA ABSOLUTA 2. EM FREQUÊNCIA RELATIVA 3. EM ÍNDICE

10 1. EM FREQUÊNCIA ABSOLUTA
[MANCHETE DE JORNAL] Folha Online, 09/04/ h30 Dengue já matou 79 no Rio; número de doentes já ultrapassou o de 2007 Subiu para 79 o número de pessoas mortas por dengue no Estado do Rio neste ano, 36 delas com 15 anos de idade ou menos. Só na capital foram registradas 46 mortes, segundo balanço divulgado na noite desta quarta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde. Quase 20 mil novos casos de dengue foram notificados no Estado do Rio na última semana.

11 2. EM FREQUÊNCIA RELATIVA
Relação entre dois valores absolutos. Exemplo: Óbitos por dengue no RJ = 79 Em relação à população do RJ – B. Em relação ao total de óbitos do RJ – proporção de óbitos C. Em relação a outro evento - razão coeficiente ou taxa

12 3. EM ÍNDICE A. Indicador multidimensional
Exemplo: Índice de Desenvolvimento Humano = renda + longevidade + educação B. Expressão do indicador

13 CLASSIFICAÇÃO DOS INDICADORES DE SAÚDE
Mortalidade. Morbidade. Avaliação de serviços (gerenciais ou de desempenho).

14 COMPONENTES DA AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS
* Estrutura: refere-se às características relativamente estáveis, como condições físicas, organizacionais, equipamentos, recursos humanos. Ex: Percentual dos eventos de capacitação considerados como corporativos executados. * Processo: conjunto de atividades desenvolvidas nas relações de produção em geral e, no caso de saúde, entre profissionais e usuários. Ex: percentual de processos de registro de medicamentos genéricos que atendem ao prazo estabelecido para a primeira manifestação à empresa solicitante.

15 COMPONENTES DA AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS
* Resultados: obtenção das características desejáveis dos produtos ou serviços, sem erros, imperfeições ou nocividades; melhoria do meio ambiente e trabalho, ou mudanças obtidas no quadro sanitário, que podem ser atribuídas ao cuidado consumido ou tecnologias introduzidas. Ex: redução da morbimortalidade por agentes poluidores, por doenças transmissíveis, por acidentes ou condições insalubres do meio ambiente e/ou do trabalho, por iatrogenias médicas; aumento da expectativa de vida pelo consumo de produtos de qualidade, meio ambiente, habitação e trabalho adequados.

16 OS RESULTADOS EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA
O processo saúde/doença Caracterização do risco sanitário: dano X causa Promoção e proteção da saúde X indicadores de mortalidade e morbidade Implementação de um SI

17 PARA A ESCOLHA DOS INDICADORES, TAMBÉM SÃO IMPORTANTES OS CONCEITOS DE EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE.

18 O modo de execução está correto?
Eficiência: se define como a capacidade de obter o efeito que se deseja ou se espera, empregando os melhores meios (recursos) possíveis. O modo de execução está correto? Eficácia: se define como a capacidade de obter o efeito que se deseja. Está sendo feita a coisa certa (atendendo a necessidade do cliente)?

19 Efetividade: se define como a capacidade de se transformar uma realidade (impacto) a partir do objetivo estabelecido e sua continuidade ao longo do tempo. Está fazendo bem o que deveria ser feito (satisfação do cliente ao longo do tempo)?

20 ETAPAS PARA A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES

21 1a ETAPA: IDENTIFICAÇÃO DE DADOS/INFORMAÇÕES

22 DADOS = elementos em estado bruto
DADO X INFORMAÇÃO INFORMAÇÕES = produto do tratamento, processamento, análise ou interpretação posterior dos dados. DADOS = elementos em estado bruto

23 1a ETAPA: IDENTIFICAÇÃO DE DADOS/INFORMAÇÕES
informações já existentes quais são os dados coletados e disponíveis a periodicidade com que são coletados. Dados informações analisados comparativamente julgamento de valor que apóie uma ação efetiva.

24 2a ETAPA: SELEÇÃO/CONSTRUÇÃO DE INDICADORES

25 COMO CONSTRUIR INDICADORES
DIMENSÃO QUE SE QUER AVALIAR PERGUNTA AVALIATIVA VARIÁVEIS OBSERVÁVEIS E INDICADOR Vigilância Sanitária em serviços de interesse para a saúde. A Visa tem contribuído para a melhoria da qualidade da atenção prestada ao residente nas Instituições de Longa Permanência para Idosos – Ilpi? Nº de Ilpis inspecionadas Nº de Ilpis cadastradas Percentual de Ilpis cadastradas e inspecionadas.

26 COMO SELECIONAR INDICADORES
Para a seleção dos indicadores, sugerimos iniciar pelos seguintes critérios: O indicador deve estar acessível ou ser obtido a curto prazo e sem demandar muito trabalho; Deve ter sua utilidade reconhecida por outros atores envolvidos na avaliação.

27 MAIS CRITÉRIOS... Importância para a situação de saúde
Capacidade de síntese da situação Facilidade de obtenção Continuidade da utilização

28 3a ETAPA: ANÁLISE DOS INDICADORES

29 COMO COMPARAR INDICADORES?
Com que devo comparar os indicadores selecionados? Parâmetro é uma referência adotada por quem está avaliando. Parâmetros definidos

30 COMPARANDO COM PARÂMETROS...
Baseados na situação inicial que se quer modificar (situação-problema);

31 Folha Online, 04/06/2008

32 COMPARANDO COM PARÂMETROS...
Baseados na situação inicial que se quer modificar (situação-problema); No objetivo da avaliação, que seria retratado nas metas quantitativas ou mudanças na qualidade dos serviços prestados;

33 Folha Online, 04/06/2008

34 EXEMPLO – PACTO PELA SAÚDE
OBJETIVO META INDICADOR FORMA DE CÁLCULO FONTE Reduzir a mortalidade neonatal. Reduzir em 4,3 % a mortalidade Coeficiente de mortalidade Número de óbitos de menores de 28 dias / Número de nascidos vivos X SIM-SINASC

35 COMPARANDO COM PARÂMETROS...
Baseados na situação inicial que se quer modificar (situação-problema); No objetivo da avaliação, que seria retratado nas metas quantitativas ou mudanças na qualidade dos serviços prestados; No conhecimento científico prévio, que pode ser definido como um padrão técnico identificado na literatura e ajustado ao contexto local.

36 Portaria 1395/1999 POLÍTICA DE SAÚDE DO IDOSO
O índice de hospitalização (número de dias de hospitalização consumidos, por habitante, a cada ano) correspondeu a 0,23 dias na faixa de 0-14 anos de idade; a 0,40 dias na faixa de 15-59; e a 1,12 dias na faixa de 60 anos ou mais de idade.

37 3a ETAPA: DIVULGAÇÃO E DISSEMINAÇÃO
... para o setor saúde e para o público externo (imprensa, meio científico).

38

39

40 4a ETAPA: INTERVENÇÃO ... por meio do planejamento de ações para o enfrentamento ou manutenção de situações.

41 ONDE ESTÃO OS INDICADORES?

42 Um Sistema de Informação pode ser definido como um conjunto de procedimentos organizados que, quando executados, oferecem informação de suporte à organização.

43 PRINCIPAIS SISTEMAS E FONTES DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Sistemas de Informações Epidemiológicas SIM, SINASC, SINAN Sistemas de Informações Assistenciais (produção de serviços) SIH/SUS e SIA/SUS Sistemas de Informações para monitoramento de programas específicos SIAB, SISPNI; SINITOX Cadastros Nacionais - CNES, IBGE Em Visa: O Notivisa é um sistema informatizado na web para receber as notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionados com os produtos sob vigilância sanitária.

44

45

46

47


Carregar ppt "CONCEITOS BÁSICOS PARA A ELABORAÇÃO DE INDICADORES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google