A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Droga?. Droga? Droga? O que é droga? A OMS define droga como: “Qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Droga?. Droga? Droga? O que é droga? A OMS define droga como: “Qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre."— Transcrição da apresentação:

1

2 Droga?

3 Droga?

4 O que é droga? A OMS define droga como:
“Qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas produzindo alterações em seu funcionamento”.

5 É possível acabar com as drogas?
O tráfico movimenta cerca de US$ 1 trilhão por ano no mundo.

6 É possível acabar com as drogas?
Repressão funciona?

7 É possível acabar com as drogas?
Leis cada vez mais brandas, permissivas e mal redigidas; Impunidade crônica. Repressão funciona? Quem é o responsável pelo tráfico? SE EXISTE A VENDA, É PORQUE EXISTE O CONSUMIDOR!

8 Por que há abuso, se os males são conhecidos?
Testar limites e curiosidade

9 Por que há abuso, se os males são conhecidos?
Falsa sensação de poder e autocontrole

10

11

12

13 Por que há abuso, se os males são conhecidos?
Busca do prazer: Prazer passivo, imediato; Não necessita de espaço físico ou esforço; Facilidade: Fácil acesso; Baixo custo; Maior aceitação na atualidade.

14 Por que há abuso, se os males são conhecidos?
Busca do prazer: Sedutor e traiçoeiro: Marketing: prazer e status; Promete prazer, cria o vício; Leva o usuário a trair os pais, família, amigos, colegas de escola e trabalho, e a si mesmo!

15 Por que há abuso, se os males são conhecidos?
Aceitação e reconhecimento

16 Por que há abuso, se os males são conhecidos?
Bombardeio da mídia

17

18 Por que há abuso, se os males são conhecidos?
Bengala psíquica – pessoas tímidas, inseguras.

19 Quem é o traficante?

20 Quem é o traficante? Uso de drogas Tráfico de drogas
Lei /06 – pena: advertência, prestação de serviço e curso educativo. Tráfico de drogas Lei /06 – pena: 5 a 15 anos de reclusão.

21 Consequências da dependência
Em nível moral: Perda do respeito por si próprio, pelos outros, e do respeito dos outros. Perda de caráter: mente, magoa, comete crimes.

22 Consequências da dependência
Em nível comportamental: Abandona tudo: família, trabalho, estudos, esportes, lazer. Fica “fora da realidade”, não vive a “vida real”. Só pensa na droga.

23 Consequências da dependência
Em nível emocional: Tem medo de tudo e de todos: polícia, família, amigos. Sente-se rejeitado, isola-se. Sofre de oscilações e distúrbios: euforia/depressão.

24 Consequências da dependência
Em nível físico: Temos responsabilidade para com o nosso corpo. O USO DE DROGAS É UMA VERDADEIRA ROLETA-RUSSA!

25 Consequências da dependência
18 29 36 21 37 40

26 Dependência De cada 100 adictos, apenas 8 a 10 abandonam definitivamente o consumo.

27 Tabaco Danos fisiológicos: enfisema e câncer pulmonar, câncer na boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, rim, bexiga, útero; doenças cardiocirculatórias e respiratórias. Contém substâncias tóxicas. Estima-se que o tabaco provoque pelo menos 1/3 de todos os cânceres do mundo.

28

29 Tabaco

30 Tabaco O cigarro é responsável por: 90% dos casos de câncer no pulmão;
75% dos problemas cardíacos; 25% das bronquites e enfisemas. 33,8% dos adultos brasileiros são fumantes; O cigarro matou 100 milhões de pessoas no séc. XX; 50% das pessoas que fumam a vida inteira morrem de problemas relacionados ao cigarro; Fumar ajuda a causar 6 das 8 doenças que mais matam no mundo.

31 Álcool Apresentação: bebidas.
Como é consumido: em função da ação euforizante. Danos fisiológicos: cirrose e câncer no fígado, problemas cardíacos, coma, morte por parada respiratória.

32 Álcool: triste realidade
15 milhões na sarjeta (só no Brasil). 8º lugar em afastamentos médicos (INSS). 3ª maior causa de faltas no trabalho. 40% dos leitos em hospitais psiquiátricos. 70% dos acidentes de trânsito. 30% dos acidentes do trabalho. 30% dos suicídios.

33 Maconha Apresentação: folhas e flores secas da planta Cannabis Sativa. Haxixe: resina extraída por compressão. Como é consumido: fumada. Danos fisiológicos: danos cerebrais, diminuição da fertilidade, paranóia, síndrome amotivacional.

34 Cocaína Apresentação: sal (cloridrato de cocaína), base (crack) .
Como é consumido: via nasal ou injetável (cocaína), fumada (crack) Danos fisiológicos: psicose, convulsão, derrame cerebral, infarto.

35 Como evitar? A educação começa em casa, com o respeito aos pais.
Limites; Regras claras; Responsabilidade: Atos Consequências!

36 Como evitar? O exemplo é a forma mais eficaz de ensinar e de aprender.

37

38 Como evitar? Dê bons exemplos de vida e da solução de problemas.
Aprenda e ensine a lidar com problemas assim que surgirem. Não “empurre com a barriga”, não “jogue para debaixo do tapete”; Problemas  avaliações de crescimento; Problema resolvido  experiência adquirida. Crescimento pessoal  contínua superação de problemas.

39 Como evitar? Aprenda que a fórmula “felicidade a qualquer preço” não é a melhor para se viver. Não tome remédios sem necessidade e orientação médica.

40

41 Alexandre Miguel Palermo
Obrigado! Alexandre Miguel Palermo


Carregar ppt "Droga?. Droga? Droga? O que é droga? A OMS define droga como: “Qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google