A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA CLÁSSICA A ESCOLA ALEMÃ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA CLÁSSICA A ESCOLA ALEMÃ."— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA CLÁSSICA A ESCOLA ALEMÃ

2 A ESCOLA ALEMÃ CONTEXTO:
Vivenciou a constituição real do Estado Alemão (Alemanha). Geografia foi desenvolvida como um instrumento de poder. Colaborou na unificação do território. A ESCOLA ALEMÃ

3 A ESCOLA ALEMÃ CONTEXTO: Auxiliou a legitimar o expansionismo alemão.
Aprofundou as relações entre sociedade e natureza. Intensificou a noção de legitimar a dominação de grupos. A ESCOLA ALEMÃ

4 Maior expoente da Escola Alemã foi Friedrich Ratzel (1844-1904)

5 Friedrich Ratzel (1844-1904) Naturalista. Etnólogo.
Nasceu na pequena burguesia. Estudou geologia com Haeckel. Influenciado pela Teoria de Darwin (Origem das Espécies). Participa da guerra franco-prussiana. Friedrich Ratzel ( )

6 Friedrich Ratzel (1844-1904) Publica artigos em jornais.
Viaja pela Europa. Conhece EUA e México. Teoriza, compara as diferenciações e fundamenta sua principal obra, a Antropogeografia (1882). Friedrich Ratzel ( )

7 Friedrich Ratzel (1844-1904) Principal obra: Antropogeografia (1882).
Fundamenta: que os grupos sociais dependem do ambiente em que estão instalados. Objeto da Geografia: estudo da influência que as condições naturais exercem sobre a humanidade. Friedrich Ratzel ( )

8 Friedrich Ratzel (1844-1904) Trabalha com a formação de professores.
Publica o livro didático: Deutschland (1898). “para combater a aspereza das aulas de geografia e despertar a vontade de obtenção de um conhecimento e de uma concepção da terra natal não envolvidos apenas com o intelecto” (Buttmann, 1977: p. 83). Friedrich Ratzel ( )

9 Friedrich Ratzel (1844-1904) Geografia:
Estudo das influências que as condições naturais exercem sobre a humanidade. A natureza influenciaria a própria constituição social e atuaria na possibilidade de expansão de um povo. Friedrich Ratzel ( )

10 Friedrich Ratzel (1844-1904) Método:
Análise empírica, pautada na observação e descrição, privilegiando a visão naturalista. Friedrich Ratzel ( )

11 Friedrich Ratzel (1844-1904) Contribuições: Teoria do Espaço Vital;
Doutrina do Determinismo Geográfico; Geografia Política; Geografia Ambiental. Friedrich Ratzel ( )

12 Escola Alemã TEORIA ESPAÇO VITAL

13 Nesta teoria, Ratzel apresenta a terra como elemento indispensável da vida humana.
O espaço vital representa uma proporção de equilíbrio entre uma população de uma sociedade e os recursos naturais disponíveis para suprir suas necessidades, definindo, assim, pretensões de progredir e suas premências territoriais. Teoria do Espaço Vital

14 A visão entre Estado e espaço vital.

15 A teoria do espaço vital torna legítimo o imperialismo.
Imperialismo Bizmarkiano e, mais tarde, também adotado por Hittler.

16 Doutrina da Escola Alemã
Determinismo Geográfico Doutrina da Escola Alemã

17 Doutrina do Determinismo Geográfico
O homem é um elemento passivo da paisagem. O homem é produto do meio. A Geografia estudaria as características naturais da superfície terrestre e consideraria o efeito dessas características sobre o homem e suas atividades.

18 Doutrina do Determinismo Geográfico
As idéias deterministas, apesar do seu simplismo, foram muito divulgadas e aparecem com freqüência, no ideário do imaginário conservador. Exemplo: a indolência do homem tropical explicaria o atraso dos países de clima quente.

19 Doutrina do Determinismo Geográfico

20 A Escola Alemã e a Geografia Política
Ratzel: fundador da Geografia Política

21 As formulações de Ratzel sobre o estado decorrem do Espaço Vital, pois o surgimento do Estado demandaria um patrimônio cultural e tecnológico acumulado e teria por pressuposto a delimitação do território. É por essa razão que a sociedade cria o Estado. Geografia Política

22 Estado: é a instituição do poder para defender o território.
O povo que progride também expande e difunde sobre os povos que subjuga, o germe civilizatório que impulsionou seu movimento de conquista. Geografia Política

23 Mais tarde, houve um desdobramento desta proposta, desenvolvida pelos discípulos de Ratzel: Kjellen, Mackinder e Haushofen que se manifestou na constituição da Geopolítica. Ratzel foi considerado o “pai da geopolítica”. Geografia Política

24 Geografia Humana Regional Possibilista ESCOLA FRANCESA

25 Paul Vidal de La Blache (1845-1918)
Primeiro acadêmico francês – em uma época de crise, cumpre o papel de elaborar ideologicamente a construção da nacionalidade francesa. Criador de um novo paradigma geográfico. Propõe a idéia de região como integração e síntese dos aspectos humanos e naturais, realizando a unidade homem e natureza

26 Geografia humana Perspectiva possibilista – pensador das inúmeras possibilidades que o homem tem diante da vida. Pensador do possível.

27 Para Vidal de La Blache, o homem depende da natureza para sobreviver, utilizando-se da sua engenhosidade para tirar proveito das possibilidades que ela oferece. Afirma a unidade dos aspectos físicos e humanos por meio do estudo regional

28 Incorpora à Geografia o conceito de gênero de vida, que se define como o resultado das influências físicas, históricas e sociais, presentes na relação do homem com o meio.

29 Considera, da mesma maneira que Ratzel, que os grupos sociais tendem a se circunscrever a uma região natural nos estágios primitivos da evolução humana. Já com o desenvolvimento da civilização, os diversos grupos, por meio de trocas, tendem a uma maior aproximação.

30 Principais defensores
Determinismo Possibilismo Origem Alemanha França Principais defensores Friedrich Ratzel (idealizador) : Ellem Semple, Elsworth Hungtington. Paul Vidal de La Blache (idealizador) Defensores: E. Demartonne, J. Brunhes, A. Demageon. Contexto histórico Unificação reacionária (e tardia) do império Alemão sob as mãos de Bismack. Terceira República Francesa e conflito de interesses com a Alemanha Objeto da geografia Estudo da influência que a natureza exerce sobre o Homem. A relação Homem-Natureza é percebida a partir da interpretação da paisagem. Relação Homem X Natureza A Natureza determinaria o sucesso ou o fracasso de um povo. O homem passa a ser ativo, podendo abrir possibilidades de desenvolvimento diante da paisagem. Principais conceitos defendidos -Espaço Vital: Estabelecida através da obtenção do equilíbrio entre a população e os recursos disponíveis em dado espaço de forma que se garanta a sua sobrevivência e desenvolvimento. Forneceu as bases para o desenvolvimento da Geopolítica; Gênero de vida: Conjunto de técnicas e costumes passados no decurso histórico de um povo em seu processo de adaptação e, ou transformação do meio natural buscando garantir a sobrevivência e desenvolvimento da população. Pragmatismo marcante Defesa do expansionismo Germânico; Defesa do colonialismo Francês e crítica ao expansionismo germânico.

31 O que é Geografia?

32 A Geografia é a ciência que estuda a distribuição dos fenômenos físicos, biológicos e humanos pela superfície da Terra, as causas desta distribuição e as relações locais destes fenômenos. MARTONE, E. GEOGRAFIA DESCRITIVA A Geografia é uma ciência de síntese de todos os fenômenos que ocorrem na Terra. HUMBOLDT, A. GEOGRAFIA MODERNA

33 “A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico, espaço produzido pelo homem ao intervir no meio natural, adaptando-o à sua exploração, à utilização dos seus recursos, segundo as formas institucionais e as disponibilidades culturais, técnicas e econômicas de que dispõe.” ANDRADE, M. C.

34 O que é espaço?

35 Para o geógrafo Manuel Correia de Andrade:
ESPAÇO NATURAL: é aquele que resultou da própria evolução das condições naturais, sem que tenha havido interferência da ação do homem, (Cholley, 1951, p.17). ESPAÇO GEOGRÁFICO: é aquele produzido pela sociedade de acordo com o nível de desenvolvimento e com os sistemas econômicos e sociais dominantes; ele é produzido visando alcançar determinados fins, aqueles que interessam ao sistema ou à formação econômico-social dominante. CIBERESPAÇO: é uma nova dimensão do espaço, proporcionada pela integração das redes de informação. Também denominado espaço virtual.

36 Pela Internet Eu quero entrar na rede Promover um debate Juntar via Internet Um grupo de tietes de Connecticut Gilberto Gil De Connecticut de acessar O chefe da Mac Milícia de Milão Um hacker mafioso acaba de soltar Um vírus para atacar os programas no Japão Criar meu web site Fazer minha home-page Com quantos gigabytes Se faz uma jangada Um barco que veleja ...(2x) Eu quero entrar na rede para contatar Os lares do Nepal,os bares do Gabão Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular Que veleje nesse informar Que aproveite a vazante da infomaré Que leve um oriki do meu orixá Ao porto de um disquete de um micro em Taipé Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar... Um barco que veleje nesse infomar Que aproveite a vazante da infomaré Que leve meu até Calcutá Depois de um hot-link Num site de Helsinque Para abastecer

37 ESPAÇO GEOGRÁFICO ESPAÇO NATURAL CIBERESPAÇO
Imagens da esquerda pra direita: (a) Dois Irmãos e praia do sancho em Fernando de Noronha Nordeste do Brasil / autor desconhecido / GNU Free Documentation License. (b) Olinda-Recife / Andre Oliveira / Creative Commons - Atribuição 2.0 Genérica. (c) U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 2nd Class Dominique M. Lasco / Public Domain. CIBERESPAÇO

38 AS CONTRIBUIÇÕES PARA A GEOGRAFIA
POSITIVISMO (Augusto Comte): a teoria elaborada pelo filósofo Augusto Comte, o positivismo, afirmava que a ciência deveria deixar de especular sobre a origem dos fenômenos e se apoiar apenas na observação, na experimentação e na comparação dos resultados, procurando a causa dos fenômenos e formulando leis.

39 AS CONTRIBUIÇÕES DE AUGUSTO COMTE E DARWIN PARA A GEOGRAFIA.
DETERMINISMO GEOGRÁFICO (RATZEL): recebendo forte influência do positivismo e da teoria evolucionista de Darwin, foi desenvolvida na Alemanha, por Ratzel, a teoria do determinismo geográfico. Ratzel sustentava que as condições ambientais, em especial o clima, são capazes de influenciar o desenvolvimento intelectual e cultural das pessoas.

40 DETERMINISMO X POSSIBILISMO
Em reação ao determinismo, a Escola Francesa, de Vidal De La Blache, lançou o possibilismo, que afirmava que as pessoas poderiam atuar no meio, modificando-o e determinando o seu desenvolvimento, ou seja, o meio natural oferece um conjunto de possibilidades, e sua utilização depende dos costumes e das técnicas (gêneros de vida) diferenciados e do desenvolvimento histórico de cada sociedade.

41 OUTROS CONCEITOS IMPORTANTES PARA A GEOGRAFIA
LUGAR: é a porção ou parte do espaço onde vivemos PAISAGEM: é tudo o que nós vemos, tudo o que a nossa percepção alcança. TERRITÓRIO: é um espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, dominação e apropriação que nele se instalam. REGIÃO: é uma área que foi separada, através de um critério, por possuir semelhanças em comum. Imagens de cima para baixo: (a) Bairro do Recife antigo - Recife - Pernambuco - Brasil / Carl242 / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica. (b) Port Levy, Canterbury, New Zealand, 20th / Phillip Capper / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica. (c) Jakub Hałun / GNU Free Documentation License. (d) Mapa do Brasil / Felipe Menegaz / GNU Free Documentation License.

42 PRINCÍPIOS DA GEOGRAFIA
Princípio da Extensão; Princípio da geografia geral ou da analogia; Princípio da causalidade; Princípio da conexidade; Princípio da atividade.

43 OS PRINCÍPIOS DA GEOGRAFIA
1) Princípio da Extensão – enunciado por Frederico Ratzel, segundo o qual, ao estudar um dos fatores geográficos ou uma área, deve-se inicialmente procurar localizá-la e estabelecer seus limites, usando mapas disponíveis e o conhecimento direto da área.

44 ESTUDO DE CASO Cientistas, dentre estes um geógrafo, foi contratado para investigar os ataques de tubarões ocorridos em Pernambuco, de acordo com o Princípio da Extensão, qual o primeiro passo a ser tomado?

45 PASSO 1: PRINCÍPIO DA EXTENSÃO
Localizar e estabelecer os limites da área de ocorrência dos ataques. Imagens da esquerda para a direita: (a) A Grey Nurse shark (Carcharias taurus) shows off its piscivorean dentition / Richard Ling / GNU Free Documentation License. (b) SEE-PE, redesenhado a partir de imagem de Autor Desconhecido.

46 2) Princípio da geografia geral ou da analogia –enunciado por Karl Ritter, segundo o qual, delimitada e observada uma área em estudo, ela deveria ser comparada com o que se observa em outras áreas, estabelecendo semelhanças e diferenças existentes.

47 PASSO 2: PRINCÍPIO DA GEOGRAFIA GERAL OU ANALOGIA
Há de se comparar: será que em outra área, com características semelhantes, também estão ocorrendo ataques? Imagens de cima para baixo: Caribbean reef shark portrait together with diver (A. Jegorovs) / Photo by Alvils Zilemanis / GNU Free Documentation License.

48 3) Princípio da causalidade – enunciado por Alexandre Von Humboldt, segundo o qual, observados os fatos, se deverá procurar as causas que os determinaram, estabelecendo relações de causa e efeito. Humboldt corrigido

49 PASSO 3: PRINCÍPIO DA CAUSALIDADE
O geógrafo deverá estabelecer a relação de CAUSA X EFEITO. O que pode ter ocorrido para os tubarões atacarem em alguns trechos do litoral pernambucano e em outros não? Algumas possíveis causas para os ataques de tubarão: aterro de extensas áreas de manguezal; perda da biodiversidade; poluição, dentre outros.

50 4) Princípio da conexidade – enunciado por Jean Brunhes, por meio do qual ele chamava a atenção para o fato de que os fatores físicos e humanos, ao elaborarem as paisagens, não agiram separada e independentemente, havendo uma interpenetração na ação dos vários fatores físicos entre si, e ainda dos dois grandes grupos de fatores. Na elaboração das paisagens, nenhum dos fatores físicos ou humanos age isoladamente; a ação é sempre feita de forma integrada com outros fatores;

51 PASSO 4: PRINCÍPIO CONEXIDADE
De acordo com o PRINCÍPIO DA CONEXIDADE, nada está isolado. Os fatores físicos e humanos estão interligados na formação de uma paisagem. Voltando para o estudo de caso dos ataques de tubarões, a ação do homem sobre o meio foi fator decisivo para a ocorrência dos ataques.

52 5) Princípio da atividade - também enunciado por Jean Brunhes, no qual o mestre francês assinala o caráter dinâmico do fato geográfico, uma vez que o espaço está em constante reorganização, em constante transformação, graças à ação ininterrupta dos vários fatores.

53 PASSO 5: PRINCÍPIO DA ATIVIDADE De acordo com o PRINCÍPIO DA ATIVIDADE, tudo está em constante transformação, graças à ação de diversos fatores, dentre eles o homem. É o homem que altera, transforma, constrói, destrói, remodela o espaço tudo para atender às suas necessidades. Sendo assim, é imprescindível analisar tais transformações.


Carregar ppt "GEOGRAFIA CLÁSSICA A ESCOLA ALEMÃ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google