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SA8000 SA8000 – Responsabilidade Social

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Apresentação em tema: "SA8000 SA8000 – Responsabilidade Social"— Transcrição da apresentação:

1 SA8000 SA8000 – Responsabilidade Social
“A norma SA 8000 é um importante mecanismo para estabelecer práticas de negócios em linha com os valores da sociedade”. Sir Geoffrey Chandler – Amnestry International Rosmary Delboni

2 Sustentabilidade e Responsabilidade Social
“O exercício da responsabilidade social corporativa está associado à noção de sustentabilidade, que visa conciliar as esferas econômica, ambiental e social na geração de um cenário compatível à continuidade e à expansão das atividades das empresas, no presente e no futuro.” Fonte: Balanço Social e outros aspectos da Responsabilidade Social Corporativa, Relato Setorial nº 2, BNDES Mostrar que entre responsabilidade social empresarial e desenvolvimento sustentável estabelece-se uma relação de meio e fim. A gestão empresarial pautada na responsabilidade social conduz as empresas ao desenvolvimento sustentável da atividade econômica. Esta relação, demonstrada através da figura anterior, é fortalecida pelo discurso de diferentes interlocutores. É importante destacar isso: que este discurso não é mais exclusividade das organizações não-governamentais, mas constitui o entendimento de um agente financiador importante da iniciativa privada como é o BNDES. Rosmary Delboni

3 Sustentabilidade – Visão de negócios
Maximização de Retorno Redução de Risco Valor adicionado Certificações de Qualidade Economicamente Viável Sustentável Relatório Ambiental Socialmente Justo Ambientalmente Correto ISO14001 SA8000 Balanço Social Rosmary Delboni

4 Qual é evolução histórica dos índices Dow Jones Global Index (DJGI) e Dow Jones Sustainability Index (DJSI)? Fonte: Down Jones Index Rosmary Delboni

5 O que os consumidores esperam das empresas?
Ir além do que é determinado pela lei, ajudando ativamente a construir uma sociedade melhor para todos. Meio termo Papel tradicional: Gerar lucro, pagar impostos, gerar empregos, cumprindo todas as leis. 61% dos entrevistados esperam que as empresas atuem além do que a lei exige, que pratiquem Responsabilidade Social Fonte: Pesquisa Ethos/Indicator 2002 Rosmary Delboni

6 Acionistas / Investidores Valores Transparência
Práticas de Diálogo e Interação / stakeholders Meio Ambiente Acionistas / Investidores Público Interno EMPRESA Valores Transparência Fornecedores Consumidores Governo e Sociedade Comunidade Rosmary Delboni

7 SA8000 – Responsabilidade Social
Qualidade das Ações e das Relações com todas as Partes Interessadas Rosmary Delboni

8 Empresas Certificadas ................. 285
Certificações SA8000 Empresas Certificadas Segmentos Representados Países Representados Itália China Brasil Rosmary Delboni

9 Histórico - Globalização
Mais comércio, maior integração entre os países Mídia extremamente atuante Concorrência entre os países para atrair empregos Transferência de empregos para países em desenvolvimento visando: Redução de salários Redução de custos com equipamentos e capital Aumentar a mobilidade das empresas Obter incentivos fiscais dos governos locais Manter os preços competitivos Evitar a regulamentação Evitar Sindicatos Rosmary Delboni

10 Histórico – Origem Necessidade de padronizar os “Códigos de Conduta”
Promover conhecimento básico das normas internacionais de direitos humanos Necessidade de um sistema de verificação padronizado para assegurar a conformidade contínua Sem o objetivo da certificação, ações corretivas eram geralmente postergadas ou não eram tomadas Criação de um documento de referência que pudesse ser aplicado em qualquer local e tamanho de empresa Documento passível de verificação por entidades independentes. Rosmary Delboni

11 Criada pelo SAI – Social Accountability Internacional em 1998
SA 8000 e o SAI Criada pelo SAI – Social Accountability Internacional em 1998 Realiza avaliações independentes nos organismos de certificação (credenciamento) Responde por reclamações e apelações Promove a divulgação e a atualização da norma Realiza auditorias-piloto em todo o mundo Rosmary Delboni

12 Documentos de Referência
Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) Constituída de 30 artigos baseados em direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais Adotada por todos os países-membros da ONU. Convenção das Nações Unidas Sobre os Direitos da Criança Convenções da Organização Internacional do Trabalho (ILO): : Trabalho Forçado e Trabalho Escravo (29 e 105) Liberdade de Associação (87) Direito Negociação Coletiva (98) Remuneração equivalente e Discriminação (100 e 111) Representantes dos Trabalhadores (135) Idade Mínima e Recomendação (138 e 146) Saúde Ocupacional e Segurança (155 e 164) Reabilitação vocacional/deficientes (159) Rosmary Delboni

13 SA8000 - Requisitos Trabalho Infantil Trabalho Forçado
Saúde e Segurança Liberdade de Associação e Direito a Negociação Coletiva Discriminação Práticas Disciplinares Horário de Trabalho Remuneração Sistema de Gestão Rosmary Delboni

14 SA8000 – Sistema de Gestão Política de Responsabilidade Social
Análise Crítica pela Alta Administração Representante da Empresa Representante dos Funcionários Controle de Fornecedores Comunicação Externa Rosmary Delboni

15 SA8000 – Sistema de Gestão RH Rosmary Delboni SA8000
Contratação Funcionários Contratação Terceiros Folha de Pagamento Afastamentos Práticas Disciplinares Acordos e Convenções Coletivas Administração de Pessoal Recrutamento e Seleção Programa de Integração Cargos e Salários Treinamento Benefícios Gestão de Competências Desenvolvimento Organizacional PCMSO PCA PPRA SESMT CIPA Controle Sanitário Inclusão de Pessoas Portadoras de Deficiência Relações do Trabalho Comunicação Programas e Projetos Sociais Gestão de Fornecedores Gestão do SRS Atividades Corporativas Rosmary Delboni

16 SA8000 – Sistema de Gestão Estrutura documental Rosmary Delboni

17 Processo de Certificação
Auditoria Inicial Recomendação e Relatório Certificação pelo SAI (válida por três anos) Manutenção do Sistema Auditorias Periódicas Rosmary Delboni

18 Por que adotar o Sistema SA 8000?
Evidência de Conduta Responsável = REPUTAÇÃO; Criação de um ciclo de RS (fornecedor-empresa); Segurança no modelo de Gestão => SIG; Redução de Risco; Transparência nas Relações com ‘Partes Interessadas’; Reconhecimento Internacional de Idoneidade; Ao promover o ajuste das práticas de Recursos Humanos à legislação vigente no país e às normas internacionais aceitas pelo Brasil, estabelecendo um sistema de controle e acompanhamento, além de instrumentos de contato com todos os funcionários da empresa, a SA8000 contribui para minimizar o passivo trabalhista. A SA8000, a exemplo de outras certificações internacionais, estabelece um círculo virtuoso com os fornecedores da empresa certificada. A nova versão da norma ISO 9000, a ISO 9001:2000 estabelece várias exigências quanto às questões de saúde e segurança que são plenamente atendidas pelo desenvolvimento de um sistema SA8000. O mesmo se aplica à norma BS 8800. A SA8000 ainda pode ser considerada um diferencial de mercado, já que a norma é recente e apenas nos últimos anos tem sido discutida no Brasil. Considerando as inúmeras barreiras comerciais e suspeitas a que os produtos brasileiros já estiveram sujeitos em razão de dúvidas sobre as relações de trabalho aqui vigentes (vide caso dos sapatos e do suco de laranja), a SA8000 constitui-se em mais um aval para os mercados europeus e norte-americanos. Rosmary Delboni

19 Benefícios Diretos Fortalecimento da Imagem Institucional
Motivação de funcionários Atração de talentos Opinião favorável da mídia Credibilidade com ‘Partes Interessadas’ Captação de recursos Prevenção de Riscos Rosmary Delboni

20 REFLEXÃO Onde, afinal, começam os direitos humanos? Em locais pequenos, perto de casa – tão pequenos e tão pertos que não podem ser vistos em nenhum mapa do mundo, ainda que sejam o universo de uma pessoa: a vizinhança onde vive, a escola que estuda, a fábrica, fazenda ou escritório onde trabalha. Estes são os lugares onde cada homem, mulher ou criança busca igualdade de justiça, igualdade de oportunidades, igualdade de dignidade sem discriminação. A menos que estes direitos tenham significado nestes lugares, eles não terão significado algum em qualquer outra parte do mundo."  Eleanor Roosevelt – United Nations Commission on Human Rights – 27 de Março de 1948. Rosmary Delboni

21 AGRADECIMENTOS “Existe um tempo para melhorar, para se preparar e planejar; igualmente existe um tempo para partir para a ação.” Amir Klink Muito Obrigada ! Rosmary Delboni


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