A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Palestra sobre meio ambiente realizada pela Cerâmica Modenesi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Palestra sobre meio ambiente realizada pela Cerâmica Modenesi"— Transcrição da apresentação:

1 Palestra sobre meio ambiente realizada pela Cerâmica Modenesi

2 EDUCAÇÃO AMBIENTAL Segundo a Lei nº 9.795/1999 – Lei da Política Nacional de Educação Ambiental, “entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”

3 EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
Obtém ganho de conhecimento e cidadania que é tão relevante quanto às demais disciplinas, melhorando e muito as notas dos alunos, pois aumenta a auto-estima, refletindo no convívio diário na escola, bem como reduz os gastos com saúde e diminui os índices de criminalidade. Contribui na compreensão e interpretação das leis da natureza, para estimular a sua conservação e ao desenvolvimento sustentável e econômico da cidade.

4 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROFESSOR
O Professor é o elo de ligação entre o conhecimento e o educando. O sucesso da Educação Ambiental depende do engajamento de quem abordará o tema em sala de aula. Por ser um tema complexo, interdisciplinar e transversal, o professor terá que usar da criatividade para levar aos alunos e a coletividade esses valores sociais de conhecimento, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

5 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O EDUCANDO
A Educação Ambiental tem no educando seu destinatário principal, pois fará com que ele envereda pelo caminho da consciência ecológica, mudando de comportamento em relação ao meio ambiente, com valores sociais e visão de futuro em benefício da sustentabilidade local e global. A Educação Ambiental proporciona ao educando ensinamentos e valores, que por certo, contribuirá para a sua formação acadêmica, social, política, religiosa, etc.

6 OS RESÍDUOS SÓLIDOS “Material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível.”

7 OS ERRES QUE RECICLAM NOSSOS HÁBITOS
A questão dos resíduos sólidos envolvem a mudança de hábitos que há muito tempo estão arraigados em nossa sociedade. A Educação Ambiental cunhou as palavras: * Repensar * Reciclar * Recusar * Reintegrar * Reduzir * Reparar * Reutilizar

8 COLETA SELETIVA DE LIXO
“Coleta de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição.” Ou seja, é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados A Coleta Seletiva de Lixo está presente em menos de 22% dos municípios brasileiros, e a maior concentração está nas regiões sul e sudeste.

9 AS VANTAGENS DA COLETA SELETIVA DE LIXO
Diminui a exploração de recursos naturais; Reduz o consumo de energia; Diminui a poluição do solo, da água e do ar; Prolonga a vida útil dos aterros sanitários; Possibilitam a reciclagem de materiais que iriam para o lixo; Diminui o desperdício; Diminui os gastos com a limpeza urbana; Cria a oportunidades de fortalecer organizações comunitárias; Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

10 CONSUMO CONSCIENTE As sete palavras: O que?, Como?, Quanto?, Pra quê?, Para quê?, Aonde?, Porquê? Consumimos definem nosso hábito de consumo. O nosso hábito de consumo tem um reflexo direto na qualidade e quantidade de resíduos sólidos que produzimos e descartamos inadequadamente nos lixões de nossas cidades. Consumo consciente é saber fazer escolhas. É dizer a nós mesmos o que nós precisamos consumir. É consumir produtos com poucas embalagens, produtos orgânicos, que podem reciclar e reutilizar.

11 OS TIPOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Do grupo de “metal”, recicla-se folha-de-flandres, tampinha de garrafa, latas de óleo, leite em pó e conservas, latas de refrigerante, cerveja e suco, alumínio e embalagens metálicas de congelados. Alguns materiais como clips, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos e canos não são recomendados para o processo da reciclagem. Do grupo de “papel”, pode-se reciclar jornais e revistas, folha de caderno, formulário de computador, caixas em geral, aparas de papel, fotocópias, envelopes, rascunhos, cartazes velhos e papel de fax. O que não se pode reciclar: etiquetas adesivas, papel carbono e celofane, fita crepe, papéis sanitários, papéis metalizados, papéis parafinados, papéis plastificados, guardanapos, bituca de cigarro e fotografias.

12 Consumo Consciente Sabemos que é uma tendência mundial o consumo de produtos oriundos do reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos que poluem o meio ambiente. As pessoas e empresas, com gestos simples e atitudes inovadoras, ao adquirirem produtos fabricados de materiais reaproveitáveis e recicláveis, estarão contribuindo muito para com a preservação do meio ambiente, exercitando assim o consumo consciente.

13 CLASSIFICAÇÃO DO LIXO RESÍDUO RESIDENCIAL – é todo resíduo produzido em nossa casa; RESÍDUO COMERCIAL – é aquele produzido pelos estabelecimentos comerciais; RESÍDUO PÚBLICO – resíduo de ruas, avenidas, praças, praias, podas de árvore. Temos também os lixos gerados por fontes especiais como: serviços de saúde, indústria, agricultura, redioatividade, e processos químicos, aeronaves, navios, etc.

14 Tempo de Composição do Lixo
Pode variar de acordo com as condições ambientais: Chiclete – 5 anos Lata de aço – 10 anos Vidro – mais de anos Plástico – mais de 100 anos Madeira – 6 meses Papel – 3 meses a vários anos Cigarro (filtro) meses a vários anos Lata de alumínio – mais de anos Restos orgânicos – 2 a 12 meses

15 AGRADECIMENTOS CERÂMICA MODENESI COLÉGIO DIRETOR MAURO JUVENIL DIAS

16 Responsabilidade Sócio-Ambiental de Todos
Precisamos envolver Associações de Moradores, Condomínios, Escolas, Igrejas, Instituições Filantrópicas, Organizações Não-Governamentais –ONGs. Envolver as Instituições Públicas das Administrações Direta e Indireta, dos três Poderes, na coleta seletiva de lixo e da Logística Reversa. As Empresas privadas serão bem-vindas nessa parceira proposta pelo movimento da educação ambiental local e global.

17 Geração de Emprego e Renda
A Educação Ambiental é propulsora do mercado da sustentabilidade, movimentando anualmente aproximadamente 2 bilhões de reais em negócios de bens e serviços como reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos e prestação de serviços, gerando conhecimento e bem estar. Do lixo podemos produzir inúmeros produtos tais como vassoura, carpete, bloco de borraçha, massa asfalto, roupa, banco de carro, caixas de madeira e plástico, caixa d’água, ração animal, pallet.

18 OS TIPOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Do grupo do “plástico”, sua importância para a indústria é marcante, pois para cada100 toneladas de plástico reciclado evita a extração de 1 tonelada de petróleo. Reciclamos nesse grupo: canos de tudo, sacos, disquetes, embalagens de margarina e produtos de limpeza, embalagens de PET: refrigerante, suco e óleo para cozinha. Já não podemos descartar cabos de panelas, tomadas e Cds. Do grupo do “vidro”, podemos dizer que a cada tonelada de viro reciclado evita a extração de 1,3 toneladas de areia. Podemos reciclar os recipientes em geral, garrafas e copos e não reciclar: espelhos, vidros planos e cristais, cerâmicas e porcelanas e tubos de TVs e computadores.

19 Onde encontrar o material

20 DIRETRIZ SUSTENTABILIDADE
Contatos: DIRETRIZ SUSTENTABILIDADE Rua Bela Vista, 243, Centro, CEP , Itamaraju-Ba. Telefones: (73) (73) (27)


Carregar ppt "Palestra sobre meio ambiente realizada pela Cerâmica Modenesi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google