A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Núcleo de Formação e Espiritualidade NUFESP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Núcleo de Formação e Espiritualidade NUFESP"— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo de Formação e Espiritualidade NUFESP
M A S P Núcleo de Formação e Espiritualidade NUFESP

2 MASP M étodo de A nálise e S olução de P roblemas 2

3 MASP 3

4 MASP 4

5 O Método de Solução de Problemas
MASP O Método de Solução de Problemas oito passos: 5

6 MASP 6

7 MASP 1 - Identificação do problema definição clara do problema; 7

8 MASP 1 - Identificação do problema definição clara do problema;
Vejamos um problema que aflige a Pastoral Familiar: 8

9 MASP 1 - Identificação do problema definição clara do problema;
É causa ou é efeito? Os Cinco - Por que? O Hexâmetro de Kipling O Brainstormig vão ajudar... 9

10 MASP Os Cinco - Por que? Sintoma:
Os manuais para um curso de treinamento foram entregues errados no mesmo dia do treinamento. Isso significava que os participantes do curso não tinham materiais do curso até quase à hora do almoço, porque foi necessário fazer um trabalho urgente de cópia e, em seguida, entregar os manuais do curso. Os participantes foram muito infelizes com isso. 10

11 MASP 1. Por que os materiais foram entregues errados?
Andrea geralmente faz isso (copiar e enviar materiais para os locais de curso), mas ela estava de férias. A pessoa responsável naquele momento se confundiu e mandou livros didáticos "avançados" para o curso "básico". (Sintoma) 11

12 MASP 2. Por que ele confundiu os cursos?
Ele só está fazendo isso por uma semana. Ele não teve tempo para chegar a se aprimorar neste trabalho ainda, e não há muito o que aprender. (Sintoma) 12

13 MASP 3. Se ele não conhece o trabalho ainda, por que ele está fazendo o trabalho? Porque não há ninguém para fazê-lo. Mas é claro que ele passou algum tempo com Andrea antes dela sair de férias. Pensou-se que ele estaria treinado, mas ele costuma demorar um pouco para se familiarizar com os vários cursos e materiais, e esses dois cursos particulares têm nomes muito parecidos. (ainda um sintoma). 13

14 MASP 4. Mas já aconteceu antes.
- Nós já sabemos que leva um tempo para aprender sobre os vários cursos e materiais, então por que não temos as coisas no lugar para ajudar a aprendizagem? - Por exemplo, temos uma lista de embalagem e instrução para uso na preparação e expedição os materiais do curso? Será que alguém pode fazer uma verificação cruzada antes que os materiais sejam enviados? Não temos qualquer maneira formal de treinamento de nossos funcionários sobre os cursos e materiais diversos? - Sentimos que devemos fazer alguma coisa assim, mas ainda não fizemos. 14

15 MASP 5. Por quê? Porque nós estamos demasiado ocupados. E não temos uma prioridade. 15

16 MASP Neste ponto, nós descobrimos, pelo menos, 3 causas:
Falta de treinamento. Não há qualquer sistema eficaz de formação interna, para se certificar de que uma função crítica (entregar os materiais do curso) pode ser coberta durante a ausência de pessoal. 16

17 MASP A falta de documentação. Não foi dada prioridade para anotar informações importantes (por exemplo, quais os materiais que devem ir para o curso). Controles de processo são insuficientes. Não há exigência de uma verificação cruzada, para tornar as coisas sejam feitas de forma consistente, mesmo que a pessoa que faz as mudanças de tarefas 17

18 MASP Estas são práticas de gestão - deficiências no atual sistema de gestão. Elas podem ser alteradas, e deveriam ser. Se não, o problema vai acontecer novamente 18

19 MASP 1 - Identificação do problema definição clara do problema;
É causa ou é efeito? Os Cinco - Por que? O Hexâmetro de Kipling 19

20 MASP Ferramentas O que? Quem? Como? Quando? Onde? Hexametro de Kipling
Porque? Hexametro de Kipling 20

21 MASP 1 - Identificação do problema definição clara do problema;
É causa ou é efeito? Os Cinco - Por que? O Hexâmetro de Kipling O Brainstormig vão ajudar... 21

22 MASP Brainstormig Tempestade de ideias 22

23 MASP Brainstormig Como funciona? 23

24 MASP Brainstormig O Grupo (6 a 10 pessoas – ou mais) 1 facilitador O assunto é proposto O que podemos fazer para implantar a Pastoral Familiar em todas as paróquias da diocese? 24

25 MASP Brainstormig O Grupo (6 a 10 pessoas – ou mais) 1 facilitador
O assunto é proposto Todos dão suas ideias As ideias são apenas anotadas Sem crítica 25

26 MASP Brainstormig 26

27 MASP Brainstormig O Grupo (6 a 10 pessoas – ou mais) 1 facilitador
O assunto é proposto Todos dão suas ideias As ideias são apenas anotadas Sem crítica Juntar as ideias parecidas 27

28 MASP Brainstormig 28

29 MASP Brainstormig O Grupo (6 a 10 pessoas – ou mais) 1 facilitador
O assunto é proposto Todos dão suas ideias As ideias são apenas anotadas Sem crítica Juntar as ideias parecidas Escolher as ideias principais - 2 ou 3 29

30 MASP Brainstormig Vamos experimentar ? 30

31 MASP 31

32 MASP 2 - Observação investigação das características do problema; 32

33 MASP 2 - Observação investigação das características do problema; 33

34 MASP 2 - Observação investigação das características do problema; 34

35 MASP 35

36 MASP 3 - Análise descoberta das causas fundamentais; 36

37 MASP 37

38 MASP 3 - Análise descoberta das causas fundamentais;
O diagrama de Pareto O diagrama de Ishikawa vão nos ajudar... 38

39 MASP Pareto 20% das causas 80% dos resultados Estratificação
Priorização 39

40 MASP 40

41 MASP 3 - Análise descoberta das causas fundamentais;
O diagrama de Pareto O diagrama de Ishikawa vão nos ajudar... 41

42 MASP Ishikawa Causa e efeito “Espinha de peixe” Tipos de causa 42

43 Diagrama de Causa e Efeito - Ishikawa
MASP Diagrama de Causa e Efeito - Ishikawa

44 Diagrama de Causa e Efeito - Ishikawa
MASP Diagrama de Causa e Efeito - Ishikawa Mão de obra Material Método OBJETIVO Máquina Meio ambiente Medidas CAUSAS PRINCIPAIS EFEITO

45 Diagrama de Causa e Efeito - Ishikawa
MASP Diagrama de Causa e Efeito - Ishikawa

46 MASP 46

47 MASP 4 - Planejamento da Ação
planejar a ação de bloqueio das causas do problema; 47

48 MASP 48

49 MASP É hora de elaborarmos uma Folha de Acompanhamento 49

50 MASP 50

51 MASP 51

52 MASP 5 - Ação executar o plano de ação para bloquear as causas fundamentais; 52

53 MASP 53

54 MASP 54

55 MASP 6 - Verificação verificar se o bloqueio foi efetivo; 55

56 MASP ? 56

57 MASP 57

58 MASP ? 58

59 MASP 59

60 MASP 7 - Padronização prevenir contra o reaparecimento do problema; 60

61 MASP O Fluxograma vai ajudar... 61

62 MASP 62

63 MASP 63

64 MASP 64

65 MASP 65

66 MASP 66

67 MASP 8 - Conclusão recapitulação de todo o processo e planejamento das ações futuras. Era o único problema? Lembrando: tratamos as causas fundamentais. Eram as únicas? 67

68 MASP 68

69 Estamos falando de melhoria contínua
MASP Estamos falando de melhoria contínua 69

70 MASP Recordando Ferramentas Hexametro de Kipling Brainstormig Pareto
Ishikawa Folha de acompanhamento Fluxograma

71 MASP Dúvidas? 71

72 Sérgio e Adelice (12) 3014-0248 (12) 9 8115-9606
72


Carregar ppt "Núcleo de Formação e Espiritualidade NUFESP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google