A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As abelhas e o Homem: O valor dos produtos apícolas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As abelhas e o Homem: O valor dos produtos apícolas"— Transcrição da apresentação:

1 As abelhas e o Homem: O valor dos produtos apícolas
Secção Apícola As abelhas e o Homem: O valor dos produtos apícolas Jornadas Agrícolas da Praia da Vitória César Medeiros 25 Março de 2011

2 Ideias chaves O que é a apicultura? História das abelhas nos Açores:
Introdução e espécie de abelha dominante A composição do super-organismo A importância das abelhas para o mundo Perigo de colapso Produtos resultantes da actividade apícola: O seu valor para o Homem

3 O que é a Apicultura? Definição da apicultura
É arte e a ciência da criação de abelhas, tendo em vista o desenvolvimento de técnicas eficientes para a obtenção de vários produtos, tais como: o mel, o pólen, a cera, a própolis, a geleia real e a apitoxina (veneno). Produção animal. Factor de produção agrícola. Factor de conservação da natureza e biodiversidade. 25 Março 2011

4 História das abelhas nos Açores
As abelhas foram introduzidas nos Açores em meados do século XV, por altura do povoamento das ilhas; Ordens religiosas constataram que existiam boas condições para a prática; A apicultura pouco evoluiu até meados do século XIX; Tratava-se de uma apicultura Fixista; Utilizavam “cortiços de barro” e tábuas que construíam grosseiramente as “casas” para as abelhas.

5 Santa Maria São Miguel

6 Apicultura mobilista com tecnologia
A descoberta do espaço abelha pelo Sr. Lorenzo Langstroth; Permitiu a invenção da colmeia de quadros móveis; Apicultura mobilista E toda uma tecnologia em torno da actividade apícola, nomeadamente moldagem de cera, e a extracção do mel. Apicultura mobilista com tecnologia

7 Espécie de abelha dominante nos Açores
Apis mellifera iberica A análise genética evidência que as abelhas dos Açores, devido ao isolamento geográfico, mostram diferenças em relação ás abelhas de Portugal continental e da Europa.

8 A composição do super-organismo – a colónia
1 rainha a operárias 50 a zangões 15 mm 18 mm 20 mm

9 Dispersão dos grãos de pólen
Visita ás flores Troca mútua Abelha Dispersão dos grãos de pólen Flor Resinas Pólen Néctar Equilíbrio da Natureza com benefício para o Homem

10 Pólen Polinização Culturas/ Espécies Hortícolas Frutícolas Forrageiras Espontâneas

11 Qual a importância das abelhas para o mundo?
Ambiente: Desempenham um papel fundamental na preservação da biodiversidade da vegetação natural e/ou endémica: Sem abelhas não poderão existir espécies que produzam flores com pólen “pesado” (cerca de ). Papel na alimentação humana: Na Europa, há quatro mil variedades de vegetais que só existem graças à polinização, salienta o relatório "Global Bee Colony Disorders and other Threats to Insect Pollinators”. Actualmente, das 100 espécies de culturas agrícolas que fornecem 90 % dos alimentos do mundo, mais de 70 são polinizadas por abelhas Maçã, pera, soja, cacau, amêndoa, entre muitas outras. Em média, 60% a 80% da polinização entomófila é feita pelas abelhas.

12 Qual a importância das abelhas para o mundo?
Economia: O valor económico global da polinização, serviço prestado pelas abelhas, estará entre os 22,8 e os 57 mil milhões de euros, segundo o Programa das Nações Unidas para o Ambiente  (PNUA); Estima-se que a produção de mel mundial seja superior a toneladas por ano; (Portugal em 11º t- 2007) Uso da cera na feitura de velas, produtos de estética e beleza humana; Mercado de comercialização de própolis surge com novo vigor, a procura aumentou significativamente devido aos estudos da valia medicinal deste produto apícola.

13 Existe algum perigo de colapso?
Sim, existe. Um pouco por todo o mundo constata-se que as abelhas manifestam sinais de despovoamento das colónias: Estados Unidos da América: 70% (2007); 90% (2008) Alemanha: 60% (2008) França e Itália: 40% a 50% (2008); Portugal (desconhecido). As abelhas enfrentam várias ameaças, nomeadamente: do uso mais intensivo dos químicos na agricultura (neonicotinóides); das alterações climáticas que podem alterar os períodos de floração e das chuvas (nutrição das abelhas). das espécies invasoras de abelhas, como as abelhas africanas nos Estados Unidos e a abelha asiática na Europa. dos inimigos como a Varoose (Varroa destrutor) e a Loque europeia (doença exótica de registo obrigatório); do Vírus do Nilo, entre outros problemas sanitários; do HOMEM.

14 Como diminuir as ameaças?
Reconhecer os perigos, e agir aplicando os seguintes corolários: Pensar global e agir local Promover estratégias para a aumentar a actividade apícola local de forma sustentável. . Pensar global e comer local Consumir os produtos apícolas produzidos na Região, valorizando as suas características e reconhecendo a mais valia para o organismo humano.

15 Produtos apícolas com benefícios para o Homem
Geleia real Mel Pólen Polinização Apitoxina

16 Promoção do Mel dos Açores em eventos de promoção de carácter nacional e regional

17 Produtos apícolas Qual a sua composição? Qual o consumo diário?
Quais as suas propriedades terapêuticas? Meis com origens florais diferentes, assim como características físicas, químicas, minerais. Grãos de pólen com diferentes cores em função da espécie visitada.

18 Mel - Qual a sua composição?
O Mel, na maioria das vezes, apresenta-se num estado líquido-viscoso. É um alimento produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores que é mantido nos favos para ser consumido por toda a colmeia. É uma mistura com uma elevada concentração em açúcares, o mel apresenta uma composição complexa da qual fazem parte cerca de 200 componentes diferentes. . Alto teor de açúcares ( mais de 95% da matéria seca); Fraco teor em água (0,5 a 0,62) e em humidade (14 a 20%); Fraco pH; Presença de substâncias antimicrobiana e anti-oxidantes(peróxido de hidrogénio)

19 Qual o consumo de mel diário?
Açúcar VIVO 304 kcal/ 100 g 64 kcal/colher chá Açúcar MORTO 280 kcal/100 g 46 kcal/ colher de chá Sacarose  Glucoce + Frutose (2 a 4 h) Glucoce + Frutose + Sacarose (15 min) O consumo diário médio é de 60 g por dia.

20 Quais as suas propriedades terapêuticas?
É um óptimo revigorante, reduz o cansaço e o nervosismo. Estimula a formação de glóbulos vermelhos porque possui ácido fólico, ajudando, também, a incrementar a produção de anticorpos . Previne e combate de gripes e resfriados. Possui efeito expectorante combatendo a tosse, inclusive em fumadores. É bactericida, anti-séptico, anti-reumático, vasodilatador, diurético e digestivo, ajudando no tratamento de gastrites. É um excelente hidratante, servindo para limpar e nutrir a pele e também utilizado largamente na cosmética devido às suas qualidades adstringentes e suavizantes. Ajuda a proteger e rejuvenescer a pele demasiado exposta ao Sol. Antibacteriano, antifúngico, antiviral, antioxidativo, prebiótico, anti-inflamatório, anti-carcinogenico

21 Colegas Novos

22 Pólen apícola – O que é? O pólen apícola é definido na legislação como um alimento, e é o resultado da aglutinação de grãos de pólen de origem floral, feito pelas abelhas, adicionando néctar (e/ou mel) e saliva, que é colectado a entrada da colmeia.

23 Pólen apícola – O que é? Fonte de proteína conservada com mel, denominado por “pão de abelha”.

24 Qual a composição do Pólen Apícola?
A composição é bastante variável entre espécies de plantas e com influência, também, do meio ecológico e geológico. Em média por cada 100 g de pólen existe: Água (pólen fresco) – 8 a 16%; Água (pólen seco) - 3 a 5 %; Proteínas - entre 10 a 32 %; Ácidos gordos - entre 1 a 20 %; Hidratos de carbono - entre 20 a 40 %, 2 a 7% - fibras; 30 % - açúcar total pH – entre 4,7 a 5,2; Sais minerais – 1 a 7%; Aminoácidos livres – entre 10 a 13% Vitaminas (A- 50 mg, B1- 10 mg, B2- 10mg, B3- 20 mg, B mg, B6- 5 mg, C- 80 mg, E- 100 mg, Colina- 690 mg, P- 50 mg).

25 Qual o consumo diário? Quem? - Pode ser consumido por atletas, jovens, crianças, adultos e idosos como suplemento nutricional natural; Quando? -Tomar de forma preventiva e como complemento alimentar; Quanto? - A dose diária é de 25 g para adultos e de 5 a 10 g para crianças, dependendo da idade. Como indicativo, uma colher de chá, média, corresponde a 8 g de pólen e uma colher de sopa equivale a 3 colheres de chá (24 g).

26 Qual o consumo diário? Como? - Ao pequeno almoço adicionado ao iogurte, aos cereais, sumos, vitaminas, leite ou saladas etc; Deve ser mastigado, provocando a produção de saliva e aumentando a assimilação do mesmo; Sugestão - Para facilitar o consumo inicial e também aumentar o seu sabor: fazer mistura de mel com pólen a 20%.

27 Quais as suas propriedades terapêuticas?
Acção sobre o aparelho digestivo: regula o funcionamento intestinal, equilibrando a flora intestinal no nível do cólon e do intestino delgado, regularizando os intestinos; Acção na hemoglobina do sangue: o ferro e a vitamina B12 fazem aumentar a taxa de hemoglobina dos glóbulos vermelhos; Estado de fadiga: o pólen quando consumido na indicação certa, após 10 ou 20 dias, dependendo de cada caso, produz efeito “eufórico”, aumentando a capacidade física e mental; 

28 Quais as suas propriedades terapêuticas?
Acção protectora do sistema vascular: os flavonóides existentes no pólen actuam sobre o sistema circulatório promovendo um fortalecimento das veias e artérias; prevenção da arteriosclerose, diminuição dos níveis de colesterol, alivio da dor e protecção de radiações; Acção na regularização hormonal: o pólen actua sobre o sistema hormonal, reduzindo o stresse e o envelhecimento precoce; Acção metabolismo: actua sobre o metabolismo celular devido a presença da grande quantidade de aminoácidos, sais minerais e vitaminas que são responsáveis à síntese das proteínas, pelas células; Estimula o crescimento e desenvolvimento das crianças; Tem um papel importante na prevenção e no tratamento do cancro da próstata. A associação biológica de vitaminas e aminoácidos livres conferem ao pólen um factor de harmonia orgânica e energia vital.

29 Ser Promover Comer Ter


Carregar ppt "As abelhas e o Homem: O valor dos produtos apícolas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google