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Em sua opinião qual o principal fator que leva a inadimplência?

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Apresentação em tema: "Em sua opinião qual o principal fator que leva a inadimplência?"— Transcrição da apresentação:

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2 Em sua opinião qual o principal fator que leva a inadimplência?

3 S egurança em Vendas Em momentos de CRISE como diminuir
os riscos da venda

4 DIFICULDADES EXTERNAS
egurança em Vendas CRISE DIFICULDADES EXTERNAS DIFICULDADES DIÁRIAS O que fazer?

5 . Vender mais? . Diversificar? . Diferenciar? . Diminuir os Riscos da Venda?

6 A importância do uso dos serviços, para redução da inadimplência em sua empresa

7 Entidades isoladas... Circulação de consumidores Consultas com pouca abrangência Dificuldade de recuperação do crédito

8 Insegurança na venda... Dificuldades para aprovação de crédito...

9 A RENIC A RENIC é um convênio firmado entre milhares de entidades
que operam os serviços de proteção ao crédito. É um selo de referência e qualidade. Em MARECHAL CÂNDIDO RONDON, é a que representa a RENIC. Acessando a , sua empresa tem garantia de acesso ao banco de dados da RENIC.

10 E o consumidor? Também precisamos conhecê-lo

11 O Consumidor é aquele que seleciona, compra e utiliza bens e serviços.
Podemos dizer que existem três tipos de consumidores: Consumidor alienado: Não conhece e não exige seus direitos Consumidor consumista: Nem sempre compra o que é necessário. Consumidor consciente: Não compra tudo o que vê e quer, planeja seus gastos.

12 Pesquisas Conhecendo o consumidor inadimplente
Fonte: Instituto de Economia Gastão Vidigal

13 Pesquisas Em pesquisa realizada com a população inadimplente, em Março / 2009, descobrimos que...

14 Meio de pagamento que o levou à inadimplência:
Mar/09  Mar/08  34%  38%  18%  19%  20%  17%  12%  8%  Carnê Cheque Cartão de crédito Cartão de loja Empréstimos

15 Primeira inadimplência...
Em qual meio de pagamento ocorreu a primeira inadimplência? Mar/09 Mar/08 53% 57% 47% 43% SPC/SCPC Cheque

16 O que acontece com o cheque?
Mar/09 Mar/08 17% 83% À vista Cheque pré-datado

17 Qual a maior causa da inadimplência?
Mar/09 Mar/08 48% 56% 12% 13% 8% 32% 18% *Ficou desempregado Descontrole do gasto Não foi por causa própria (emprestar o nome) Outros (Doença na família, atraso no salário, queda de renda) * Ou alguém da família ficou desempregado

18 Fez empréstimo consignado?
Mar/09 Mar/08 14% 6% 86% 94% Qual foi o uso deste empréstimo? Mar/09 Mar/08 49% 55% 15% 16% 10% 13% 8% 4% SIM Quitar dívida Comprar produtos NÃO Ajudar a família Reformar imóvel Outros

19 parte da renda comprometida
Os pagamentos mensais desse empréstimo foram responsáveis pela inadimplência? Mar/09 Mar/08 58% 44% 42% 56% Sim Não Atenção! O consumidor está com parte da renda comprometida

20 Forma de quitação do débito Se fosse pagar...
Mar/09 Mar/08 73% 79% 4% 2% 21% 17% Com salário/Corte de gastos Com os recursos das férias Obtenção de empréstimos Outros (FGTS e poupança)

21 Pretende quitar seu débito em atraso?
Mar/09 Mar/08 52% 61% 30% 22% 18% 17% Sim Não Não sabe Sim Não Não sabe

22 CPFs que saem do Sistema da RENIC Inadimplentes que voltam ao Sistema
Por decurso de prazo 24% Por pagamento 76% Inadimplentes que voltam ao Sistema 12 meses 55% 4 meses 34%

23 CPFs que devem para uma empresa.....42%
CPFs que devem para mais de uma empresa %

24 Apenas 1 cheque sem fundo
Cheques devolvidos Apenas 1 cheque sem fundo 18% De 2 a 5 cheques 25% De 6 a 10 cheques 19% De 11 a 20 cheques 22% Mais de 20 cheques 16%

25 Pretende comprar qual (quais) produto(s)?
 Mar/09  Mar/08  12%  20% 10%  2%  6%  9%  30%  8%  15%  7%  12%  19%  Alimentação Automóveis Celular Eletrodomésticos Imóveis Material de Construção Móveis Roupas e Calçados Outros

26 Já que conhecemos o consumidor. . . A pergunta é:

27 Por quê as empresas sofrem com a inadimplência? As empresas estão usando todas as oportunidades disponíveis?

28 Dia a dia no comércio Na hora da venda . . .

29 PARA UMA BOA CONCESSÃO DE CRÉDITO
Histórico de Crédito 35% Nível de Endividamento 30% Tempo de Utilização do Crédito 15% Outros 20%

30 Cadastro O que a empresa deve fazer?
A ficha de dados cadastrais deverá conter o máximo de informações sobre o cliente, de maneira a auxiliar na avaliação para concessão de crédito. Dados Importantes da FICHA CADASTRAL Nome completo, sem abreviatura Data de nascimento Filiação (mesmo que falecidos) CPF/RG Nome do cônjuge Endereço/Tempo de Residência Local de trabalho/Tempo de emprego Profissão/cargo Salário/Renda mensal Referências pessoais Referências comerciais e Bancárias “Nunca aceite nome emprestado”

31 Fraudes também ocorrem . . .

32 IDENTIFICANDO O CMC Resolução 3.279 CMC7

33 curiosidade Alguns métodos utilizados na clonagem de cheques
Uma folha de cheque verdadeira tem o nome e os números do RG e CPF originais apagados e substituídos por outras informações. Na prática, isso significa que uma pessoa com restrição no nome pode utilizar o nome de outra (sem registro de débitos) em um cheque clonado para conseguir fazer suas compras. A imagem de uma folha de cheque é extraída e utilizada em impressoras de boa qualidade para imprimir folhas de cheque em nome de usuários verdadeiros ou não. Alguns números de série do cheque são raspados e são aplicados outros números com adesivos. Aproveitam-se espaços em branco para adulterar o cheque. Oitenta reais pode, com a ajuda do número 1 na frente, virar R$ 180,00.A folha de cheque é cortada e a parte inferior (onde há assinatura) é aproveitada. Depois, é feita uma montagem colando-se a parte que falta de outro cheque. Fonte: Google -

34 Vendas com CHEQUES . . . Peça o cartão do banco para conferir a assinatura, (atentando sempre para validade do cartão). Confira a foto na cédula de identidade (RG) Compare o valor extenso com o valor escrito Observe se a data de emissão está correta Não aceite cheques com rasuras Peça e anote o telefone do emitente Não aceite cheques previamente assinados ou preenchidos Não aceite cheques não personalizados ou desbotados Evite cheques de terceiros Consulte sempre antes de liberar a mercadoria!

35 Para diminuir os riscos e aumentar a segurança. . .

36 Diferenciais documento Tamanho não é
Mesmo sendo a entidade pequena, ela está integrada e disponibiliza aos seus associados acesso ao maior banco de dados do país.

37 A segurança nas consultas
Consultando antes da venda, o associado diminui o risco da inadimplência em 29,7% 29,7 25,2 24,6 21,9 2005 2006 2007 2008

38 Em Marechal Cândido Rondon
23,44 MÉDIA DE SEGURANÇA: 22,35% 23,04 22,62 21,86 21,62 21,54 jan fev mar abr mai jun

39 ! ! Mostrando a eficiência da consulta Débito R$ 300,00 Débito

40 Que conclusões podemos tirar disso?
É importante fazer cadastro do consumidor, seja ele “conhecido” ou não do dono da loja. Ao vender, é preciso sempre consultar. Havendo outras consultas, as lojas podem trocar informações entre si. Havendo registro, há recusa da venda. Um se protege e o outro tem uma ação indireta de cobrança Se a loja não recebeu a parcela devida, é preciso registrar no serviço. Sendo registrado, a outra loja irá consultar e... Um se protege e o outro tem uma ação indireta de cobrança

41 Vai vender? Quer segurança? Serviço de consultas

42 A venda organizada Consultou e aprovou o crédito?
Os dados do consumidor já estão no CADASTRO. Agora, é hora de guardar os dados da VENDA: - Mercadoria - Valor total da venda - Número de parcelas - Valor das parcelas Datas de vencimento Número do contrato (ou N.Fiscal, duplicata, etc.) Autorização expressa do consumidor para que suas informações constem em cadastro positivo.

43 Vendeu e não recebeu ? - Nome completo - Documentos Cadastro!!
- Endereço - Dados do débito Cadastro!! Dados da venda!! De acordo com o estabelecido no Código de Defesa do Consumidor (Artigo 43), o consumidor tem acesso às informações contidas em seu nome para que, em caso de inexatidão, possa solicitar a correção. Olho vivo nos dados do consumidor e nos dados da venda que estão sendo incluídos!

44 Registrando... Quando? Quem? O quê?
Prazo mínimo de 15 dias e máximo de 90 dias (preferencialmente); Quem? O próprio devedor e não o cônjuge nem o sócio administrador de PJ; O quê? Títulos vencidos e não pagos, contratos, duplicatas, cheques, notas promissórias e orçamentos aprovados, dentre outros, nos termos da legislação vigente. E o Cheque? Não é o BC que registra? Registrar sempre e somente o EMITENTE

45 REGISTRO: seu forte aliado

46 Recuperação de Crédito Data de cancelamento X Data da inclusão

47 Vamos cancelar o registro Vendeu, não recebeu.
Registrou e recebeu . . . Vamos cancelar o registro

48 Quando o registro deve ser cancelado?
Na liquidação da prestação vencida e registrada, mesmo existindo prestações a vencer. - A entidade pode cancelar ou suspender registro após parecer de seu Depto. Jurídico (análise de casos de balcão) - Em casos de renegociação ou novação de dívida*. * Nestes casos, não sendo paga a dívida renegociada, a informação poderá voltar para o banco de dados, com a nova data de vencimento Lembrando que: Há prescrição da informação – 5 anos (CDC)

49 Se restar dúvida quanto ao registro,
é importante que a empresa saiba que: O associado deverá disponibilizar documentos que comprovem a dívida, sempre que solicitado pela ACIMACAR em 03 dias. A falta do documento implicará no cancelamento do registro. Se houver ordem judicial, a ACIMACAR deve baixar o registro.

50 Registros PF incluídos por entidades do estado . . . . . 4.800.610
Registros de CHEQUE incluídos por entidades do estado Registros de Pessoa Jurídica incluídos por entidades do estado Registros incluídos por outras entidades, mas de consumidores deste estado Fonte: Base Centralizada RENIC – contagem 11/05/09

51 A inadimplência em Marechal C. Rondon
Total de registros incluídos pelo comércio local  Total de registros baixados pelo comércio local Contagem de: jan/mai/09

52 Números nacionais Banco de Dados Nacional de registros Movimento mensal de de consultas Aproximadamente de inclusões e de cancelamentos por mês, em toda a rede.

53 pequenos esforços - repetidos num dia sim, e no outro dia também.
O sucesso é a soma de pequenos esforços - repetidos num dia sim, e no outro dia também. Robert Collier

54 Sua empresa pode acessar o que há de melhor!

55 E o futuro?

56 Cadastro Positivo |

57 Mas tudo isso está ficando no
passado e . . . estamos construindo o FUTURO!

58 Cadastro Positivo | Conceito Formato de informação que permitirá ao credor avaliar o comprometimento do consumidor em saldar créditos obtidos, possibilitando a concessão de novos créditos a menores taxas, o que valorizará o bom pagador.

59 Cadastro Positivo | Objetivos
Reduzir riscos relacionados à concessão de crédito. Aumentar o volume de créditos concedidos. Buscar novos públicos para a oferta de crédito como por exemplo, autônomos e trabalhadores sem renda comprovada (informais). Beneficiar o consumidor adimplente com melhores ofertas.

60 Por isso, sua empresa precisa estar pronta e organizada.
DICAS!!

61 Utilize sempre nossos serviços
SCPC

62 Obrigado, Eduardo Berndt Diretor de Segurança em Vendas Evento:


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