A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Que relação pode ser estabelecida entre a avaliação institucional e a melhoria da qualidade da educação básica e superior, no Brasil?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Que relação pode ser estabelecida entre a avaliação institucional e a melhoria da qualidade da educação básica e superior, no Brasil?"— Transcrição da apresentação:

1 Que relação pode ser estabelecida entre a avaliação institucional e a melhoria da qualidade da educação básica e superior, no Brasil?

2 Estas avaliações institucionais “podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.”(MEC)

3 As avaliações institucionais são importantes e fundamentais para melhoria da qualidade da educação, os dados disponibilizados por estes instrumentos devem desencadear uma ação reflexiva sobre o ensino, poderá servir de base para os gestores e profissionais da educação identificar deficiências, assim como as potencialidades de suas Instituições, refletir sobre a metodologia, prática, estrutura e tudo que envolve a aprendizagem é fundamental para a consolidação qualidade da educação. Estas informações devem servir de base para o planejamento das ações que possam corrigir as deficiências identificadas e amplificar as potencialidades (Thiago)

4 Com essas avaliações podemos refletir "sobre suas atuações e realizem uma autoavaliação de seu desempenho e funcionalidade" (Fábio) E “sobre medidas a serem iniciadas para melhorar a educação no Brasil, é conhecemos os avanços e os retrocessos dos sistemas educacionais e, atuarmos sobre eles” (Cris).

5 “A auto avaliação, a clareza procedimental e ideológica dessa avaliação, poderiam contribuir na qualificação da funcionalidade dessa avaliação” (Karina) ...o uso dos resultados é uma das questões fundamentais a identificação das causas determinantes dos resultados responsável pela alimentação do processo decisório e de retroalimentação da prática pedagógica (Cris)

6 A contribuição do processo de avaliação como o SAEB, a Prova Brasil, a Provinha Brasil e o ENEM "são a base para professores e instituições conhecer a realidade dos seus alunos e assim, procurar melhorar a qualidade do ensino revendo suas práticas" (Larissa). Entretanto, infelizmente "o ENEM se tornou uma ferramenta de avaliação nacional classificatória, e por tanto, perdeu a sua função" (Misael).

7 A avaliação tem sua função no nosso sistema, o problema que ela está estagnada a muito tempo, o foco foi perdido, passou a ser uma estrutura para organizar ranking. (Ana Luisa) É necessário que as instâncias decisórias da universidade se alimentem da avaliação e usem os relatórios para embasar suas tomadas de decisão. Se não, de nada adianta todo o processo...(Luciane)

8 Os critérios de julgamento devem ser fundamentados na transparência, na eficácia e eficiência da avaliação, não se pode esquecer que o fracasso do aluno, também é o fracasso do professor. (Faby) esse resultado esperado é muito questionado devido aos critérios que são analisados, uma vez que não consegue responder de fato a realidade da instituição (Higor)

9 A relação entre as avaliações institucionais e melhoria da qualidade da educação é intrínseca, porém os instrumentos avaliativos e a forma de avaliar precisam ser repensadas, para que a avaliação não seja meramente pontual e despreze todo o processo de aprendizagem pelo qual o aluno passou. (Jailson) No contexto institucional, revela todo o universo tanto em sala de aula, quanto nas demais estruturas da escola, que interferem diretamente no processo de aprendizagem. (Maria)

10 Acredito que todas as avalições devem ser sempre revistas e repensadas (Renata)
A principal premissa da qualidade é a melhoria contínua no processo. Se as avaliações institucionais também se apoderarem deste conceito, os resultados nortearão uma educação com mais qualidade, continuamente. (Richard)

11 As avaliações institucionais são importantes, mas o seu papel não é apenas medir o desempenho, elas foram criadas para um propósito maior de corrigir, transformar e mudar. (Rosana) acredito que a maior dificuldade esta na formação e qualificação dos professores. Quando sai do discurso para as ações é que complica, não é falta de vontade, mas dificuldade em saber como fazer. O governo é falho quando se trata de capacitação de professores (Sheila)

12 Eu acredito muito na docência reflexiva e cada ação deve ser repensada para novas abordagens futuras do docente. Aprender sobre processos avaliativos é de suma importância. (Suyane) Apregoa-se o principio da autonomia, o direito da instituição educacional assumir sua própria gestão, com liberdade para criar mecanismos para servir melhor a comunidade que atende. (Valdilene)

13 Há necessidade de esclarecimentos a comunidade em geral, aos acadêmicos e as Instituições de Ensino sobre a importância dessa avaliação, pois ao ser realizada com seriedade, todos poderiam ganhar com a melhoria da qualidade do ensino, uma maior transparência, para a avaliação não se tornar uma moeda corrente. (Vera) O planejamento é fundamental, principalmente por levar em consideração as singularidades locais, sendo importante para o sucesso do processo de ensino aprendizagem, mas o que nos preocupa é que as avaliações externas não contemplam essas particularidades, uma vez que são elaboradas em grande escala. (Wagner)

14 Resumo do fórum da semana 4 do curso PIGEAD – UFF/LANTE na disciplina Avaliação da Aprendizagem e Institucional Grupo 06 Tutora Cris


Carregar ppt "Que relação pode ser estabelecida entre a avaliação institucional e a melhoria da qualidade da educação básica e superior, no Brasil?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google