A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIZER NÃO ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIZER NÃO ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 DIZER NÃO ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA

2 FIQUE SEMPRE ATENTO Pois alguém que está ao seu lado pode estar querendo levá-lo para o caminho errado Mas você pode mudar as regras do jogo trazendo esse alguém para o caminho certo.

3 O QUE SÃO DROGAS? Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções (OMS). Qualquer substância que é capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento.

4 O QUE SÃO DROGAS PSICOTRÓPICAS?
Psicotrópico Psico – o que sentimos, fazemos e pensamos, enfim o que cada um é; Tropismo – atração por algo Classificação em três grupos: 1. Depressores da Atividade do SNC; 2. Estimulantes da Atividade do SNC; 3. Perturbadores da Atividade do SNC.

5 NOSSO CÉREBRO Qual é a principal função do cérebro?
A mais importante de todas:garantir a sobrevivência tanto individual quanto coletiva. O nosso cérebro está preparado para: Estar atento;recordar estímulos que nos mantêm vivos e funcionando. Encontrar sentido para o que experimentamos;

6 Cérebro:Uma fabriquinha...

7 O cérebro aprenderá melhor dando significado a tudo que aprendemos:

8

9 PRINCIPAIS RAZÕES PARA O INÍCIO AO USO DAS DROGAS
Solidão Hereditariedade Curiosidade Contestação Aceitação Descrença Rejeição Perigo/Desafio Desinformação Insatisfação Insegurança Prazer imediato Depressão Pressão/Grupo Auto destruição Personalidade

10 Divisão das Drogas Drogas lícitas e, Drogas ilícitas.
Podem ser divididas em duas categorias Drogas lícitas e, Drogas ilícitas.

11 DROGAS - Tabaco (Cigarro); - Álcool; - Remédios (farmácias);
LÍCITAS: Substâncias que, embora causem dependência, são vendidas, normalmente, com consumo aceito e controlado. Porta de entrada para outras drogas - Tabaco (Cigarro); - Álcool; - Remédios (farmácias); - Inalantes.

12 Álcool e Jovens

13 FESTA DE ARROMBA “Para os adolescentes, beber
e pensar não se misturam”. Kathleen Fackelmann Os adolescentes que bebem demais enfrentam uma série de riscos, que variam de ferimentos acidentais ou a morte por envenenamento alcoólico. Os Poderes da Cerveja.avi

14 O ÁLCOOL É uma droga. e o pior é que também pode ser encontrada facilmente em muitos lugares. também causa dependências. Muita gente acabou ficando dependente do álcool devagar, aos poucos, bebendo só em festinhas, com os amigos. Só pra ter uma idéia, 40 % dos acidentes de trânsito são causadas por pessoas que consumiram bebida alcoólica.

15 MIOPIA ALCOÓLICA “ O míope é aquele que consegue enxergar muito bem de perto, mas tem dificuldade de enxergar de longe.” Sob o efeito do álcool, as pessoas tendem a enxergar muito bem a realidade imediata, mas têm muita dificuldade de enxergar longe, ou seja de antecipar conseqüências futuras de suas reações no presente. Poderes da Cerveja.avi

16 MIOPIA ALCOÓLICA Parte II
A “miopia alcoólica” explica também muitas relações sexuais sem proteção para prevenir a gravidez ou doenças sexualmente transmissíveis. Sob o efeito de bebidas, a realidade imediata da atração física predomina e as conseqüências futuras de uma gravidez indesejada ou contaminação de doenças não são processadas mentalmente como algo significativo.

17 QUANDO O ASSUNTO É BEBIDA, MULHER É MESMO O SEXO FRÁGIL.
As mulheres absorvem o álcool contido nas bebidas de forma diferente dos homens e ficam alcoolizadas muito mais facilmente. Por que isso acontece? Em média, a proporção de água corporal de um homem é maior que a de uma mulher. Quanto mais água corporal, maior a diluição do álcool.

18 Como as drogas circulam no corpo

19 Cérebro é elétrico!!! O álcool prejudica os neurônios.

20 Coodenação e Eqüilibrio
Parte de trás do cérebro Parte Frontal do Cérebro AS FUNÇÕES DO CÉREBRO Pensamentos e emoções Movimento do corpo Visão Dor Coordenação e equilíbrio Pensamentos e emoções Movimento do Corpo Dor Coodenação e Eqüilibrio Visão

21 Lobo Frontal Lobo Temporal Cerebelo Lobo Occiptal Tronco Cerebral
Personalidade Humor / Emoções Soluções de Problemas Linguagem Lobo Temporal Audição Memória Cerebelo Coordenação Eqüilibrio Lobo Occiptal Visão Tronco Cerebral Respiração Ritmo Cardíaco Reflexos e Eqüilíbrio

22 Cores claras = alta atividade cerebral
Cores escuras = baixa atividade cerebral

23 Fatos sobre o álcool Efeitos na saúde
Perda de coordenação; De auto-controle; O álcool vai diretamente à corrente sangüínea e pode aumentar o risco de a pessoa contrair uma série de doenças. O teor de álcool em uma garrafa de cerveja , um copo de vinho ou de bebida destilada é praticamente o mesmo.

24 Como a mídia influencia os jovens?
Propagandas de bebidas alcoólicas. Como são feitas? O que vocês acham? Futebol Cigarro.mpeg

25 MEIOS DE COMUNICAÇÃO Quais Alguns exemplos de influência da mídia em sua vida?

26 O Cérebro e o Fumo

27 DROGAS LÍCITAS (Cigarro)

28 Fatos sobre o cigarro O cigarro afeta o desenvolvimento do corpo.
É uma das principais causas de morte que pode ser evitada em nosso país. Há mais de substâncias tóxicas na fumaça do cigarro. No Brasil a venda de produtos à base de tabaco para menores de 18 anos é proibida.

29 Comentário O consumo de drogas – entre elas o tabaco e o álcool – está relacionado ao envolvimento dos jovens em situações e conflitos, nos quais eles serão vítimas de atos infracionais e crimes e autores de atos infracionais. Da mesma forma, a posse de qualquer tipo de armamento entre os jovens constitui um importante fator de risco para a infração e para a vitimização.

30 DROGAS LÍCITAS (Remédios)
Anfetamina Sintéticas, estimulantes do Sistema Nervoso Central; Uso controlado com receita médica (ex.: emagrecimento); Forma: comprimidos Pretensão: redução de sono e apetite, euforia, aceleração do raciocínio, resistência ao cansaço; Colaterais: aceleração de batimentos cardíacos, ansiedade, insônia, impulsividade, irritação; Riscos: convulsão, infarto; Uso Prolongado: risco de dependência.

31 REMÉDIOS Perigo a Vista Cuidado com o excesso e a
falta de receita médica

32 DROGAS ILÍCITAS Tipos de drogas Maconha
Alucinógeno, com princípio ativo da planta CANABIS SATIVA; Forma: cigarro; Para que usam?: sensação de bem-estar, relaxamento, percepção de imagens e cores; Efeitos colaterais: boca seca, diminuição da coordenação motora, pouca concentração, mais apetite, ansiedade; Riscos: acidentes, paranóia, etc; Uso Prolongado: depressão, maior risco de infertilidade, pouca memória, etc;

33 DROGAS ILÍCITAS Maconha

34 DROGAS ILÍCITAS Ecstasy
Droga sintética com princípio, um derivado da anfetamina; Forma: comprimido ingerido via oral; Pretensão: euforia, mais energia, de bem-estar, maior sensibilidade corporal, maior desejo sexual; Colaterais: boca seca, náusea, sudorese, aumento na freq. Cardíaca e da pressão arterial, hipetermia (> temp. do corpo); Possível depressão após seu efeito; Riscos: morte por hipetermia e desidratação; Uso Prolongado: tóxico para o sistema nervoso central.

35 Dependência Algumas pessoas acabam até vendendo objetos da casa e da família para conseguir o dinheiro para comprar drogas.

36 Causas da Síndrome de Dependência
Fatores Sociais Baixa escolaridade, exclusão social, família desestruturadas, ambientes permissivos, estímulo ao consumo Fatores Psicológicos Abuso na infância, doenças psiquiátricas associadas, consumo como forma de resolução de conflitos, apreço pelos efeitos vivenciados Fatores Biológicos Predisposição genética, Resistência aos efeitos da substância

37 Dicas de segurança

38 Quando não tiver estudando ...

39 Ou ajude sua mãe

40 Então vamos falar agora de amizades
É muito importante escolhermos bem nossos amigos. Pois eles também nos influenciam. amigos apresentação.ppt

41 Fale comigo: policial_brizola@hotmail.com
“Se almejamos trabalhar pela prevenção e fazer um mundo melhor, com mais qualidade de vida para todos, é preciso começar a desencadear ações pertinentes a esse sonho, mas somente vamos alcançar este objetivo, quando entendermos que nada é mais valioso do que a vida de uma pessoa, e principalmente quando amamos e lutamos para desenvolver o outro com responsabilidade, autenticidade e compromisso, pois não basta ter propostas audaciosas e corajosas, é importantíssimo colocá-las em prática, buscando recursos materiais e humanos, que possibilitem o desenvolvimento desta ação, que precisa ser bem organizada, com ardor inovador, dinâmico e prazeroso.” Fale comigo:

42 Fale comigo: policial_brizola@hotmail.com (046) 3524-6122
(046)


Carregar ppt "DIZER NÃO ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google